27.2 C
Rio de Janeiro
setembro 23, 2018
  • Home
  • Notícias
  • Encontro de Folias de Reis encerra série de eventos que celebram as duas décadas do Núcleo Céu na Terra neste domingo
Notícias

Encontro de Folias de Reis encerra série de eventos que celebram as duas décadas do Núcleo Céu na Terra neste domingo

Cantoria de Reis - Nucleo Céu na Terra
Cantoria de Reis - Nucleo Céu na Terra

A magia e a alegria do folclore brasileiro representado dos Reisados e Folias de Reis encerram as comemorações pelo aniversário de 20 anos do Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra. Para celebrar, o grupo organiza no dia 26 de agosto, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, o Encontro de Folias de Reis do Município do Rio de Janeiro. Uma festa que acontecerá das 12h às 18h.

No evento gratuito, a Cantoria de Reis do Céu na Terra convida as Folias de Reis Brilhante Estrela do Oriente, do Morro da Formiga; a Penitentes do Santa Marta, do Morro Santa Marta; e a Sagrada Família da Mangueira, representando o Morro da Mangueira, para uma grande celebração da cultura popular. Esses grupos se revezarão durante a tarde em uma louvação ao presépio do Céu na Terra, obra artística criado pelo grupo cultural de Santa Teresa.

Originalmente, os Reisados ou Folia de Reis são manifestações da tradição cristã e que remetem a visita dos três reis magos (Gaspar, Melchior – ou Belchior- e Baltazar) ao menino Jesus. Esses folguedos foram trazidos ao Brasil pelos portugueses por volta do século XIX. Essas manifestações folclóricas ocorrem a partir do dia 24 de dezembro, estendendo-se por 12 dias até 06 de janeiro, quando os monarcas teriam chegado Belém. As folias estão presentes por várias regiões do Brasil.

“Estamos muito felizes, porque é um evento significativo para Santa Teresa, mas também para esses mestres e esses grupos, que são carentes deste de espaço e apoio. Queremos que esse encontro seja o princípio de um movimento que possa reunir todo ano as Folias de Reis do Rio de Janeiro para que se mantenha viva essa tradição histórica onde a arte popular desempenha um importante papel na sociedade”, explica o músico e um dos fundadores do Núcleo, Péricles Monteiro.

O Núcleo Céu na Terra é, desde 1998, composto por mestres educadores, sociólogos, antropólogos, músicos, atores e artistas de um modo geral fazendo um mix de músicas e festividades que são relacionadas diretamente com a cultura popular brasileira. O grupo apresenta um amplo leque de atuação e criação artística que conta com, além do tradicional bloco carioca, outras manifestações culturais como: ‘Auto Natalino Pastoril’, ‘Brincadeiras de Boi’, ‘Cortejo da Paixão’, ‘Viva São João’, o infantil ‘Brinquedos Cantados’, além de sua ‘Orquestra Popular Céu na Terra’.

Programação:

Cerimônia de Abertura: 12h

12h – abertura na lapinha com o Grupo Céu na Terra.

Obs: As Folias sobem a rua em cortejo, para cruzarem suas bandeiras com os anfitriões, antes de começarem a louvação que terminarão com as chulas dos palhaços.

12h30às 14h – visita da Folia do Morro da Formiga

14h às 15h30 – visita da Folia do Santa Marta

15h30 às 17h – visita da Folia da Mangueira

17h às 17h30 – apresentação da Cantoria do Céu na Terra

17h30 às 18h – confraternização com todos os presentes e entrega dos Certificados do 1º Encontro de Folias do Município do Rio de Janeiro.

Serviço:
GRÁTIS
Data: 26/08 (DOM) – 12h às 18h
O Centro Cultural Parque das Ruínas fica em Santa Teresa, na rua Murtinho Nobre, nº 169.
Outras informações pelo telefone: (21) 2215-0621.

Posts relacionados

A destruição para além do físico

Agência Brasil

Josefina Rosacor adere à campanha “Salve o Theatro Municipal”

Redação

Game XP 2018: Warner Bros. traz lançamento do jogo LEGO DC Super-Villains

Redação

Deixe um comentário