Eleven Rio convida renomado enólogo português Paulo Laureano

Amigos de longa data, o estrelado chef Joachim Koerper convida Paulo Laureano para aguçar o paladar dos comensais com jantar inesquecível. A noite reúne técnicas, sabores e aromas da “cozinha de mercado”, que privilegia ingredientes sazonais e frescos, do premiado Eleven Rio (1 estrela Michelin) e os inebriantes vinhos de um dos enólogos mais conceituados de Portugal.

Os pratos, que compõem os sete cursos do menu e a seleção de vinhos (R$ 295), são um convite a uma experiência gastronômica única, na qual os sabores lusitanos são harmonizados em perfeito equilíbrio com vinhos no Alentejo. A data marcada para este encontro de talentos é o dia 12 de julho (quarta-feira), a partir das 19h.

O deleite tem início com o sabor delicado do Lagostim, preparado na brasa, servido com tartar do mesmo, regados pelo limão chinês Kalamansi. Para acompanhar, o profundo e elegante Espumante Paulo Laureano Bucelas com deliciosas notas de tosta. No ato seguinte, o chef Joachim oferece o Creme de mexilhão em duas texturas, combinado com o Paulo Laureano Branco Vinhas Velhas, vinho de sabor marcante, que apresenta notas tropicais e de forte complexidade, se mostrando um belo companheiro para o crustáceo.

Original e impactante, o Dinsun de bacalhau com molho agridoce é harmonizado com o estruturado Paulo Laureno Reserva Branco, que proporciona agradável frescor ao fim da degustação. Entre os pratos, a estrela principal do jantar é a Rabada com foie gras e makrele defumado. Para acompanhar esta inventiva e saborosa combinação, o eleito é o Paulo Laureano Reserva Tinto, um legítimo representante das castas Aragonês, Trincadeira, Alicante Bouschet, com notas complexas, que incluem ameixa em compota e especiarias; ideal para realçar os sabores desta original mescla de ingredientes.

Em seguida, para instigar a memória afetiva, o chef propõe a famosa pré-sobremesa do Eleven Rio: deliciosa laranjinha Kinkan caramelizada, recheada de ganache de chocolate branco, disposta em um charmoso bonsai.  A Sobremesa eleita para adoçar as papilas gustativas é a apetitosa releitura da clássica torta alemã Floresta Negra ao lado do exótico Paulo Laureano Selectio Tinta Grossa, um vinho com aroma exótico de frutas negras e proveniente de uma casta portuguesa de excelência.

Para o final deste surpreendente espetáculo, “Mignardises” com sabores tipicamente brasileiros. Entre eles, o tradicional brigadeiro brasileiro, cocada de maracujá, quindim, goiabada e outros mini doces.

Paulo Loreano:

Paulo Laureano (Divulgação)
Paulo Laureano (Divulgação)

Referência entre os produtores de vinhos do Alentejo, Paulo Laureano é um dos mais conceituados enólogos portugueses.

Agrónomo, enólogo formado entre Portugal, Austrália e Espanha, depois de lecionar na Universidade de Évora durante 10 anos, Paulo resolveu dedicar-se exclusivamente ao que o fascina desde 2003: criar vinhos. Sobretudo, na empresa que criou com a família em 1999 e que assumiu uma importância cada vez maior no cenário dos vinhos.

Paulo Laureano define-se como um enólogo minimalista. Para ele, criar vinhos é uma paixão, desvendar os seus aromas e sabores, avaliar e otimizar as razões da sua identidade e personalidade, promovendo-os como verdadeiras fontes de prazer, são os pontos-chave da sua filosofia.

A aposta exclusiva nas castas portuguesas traduz a sua maneira de considerar o vinho como um fator de cultura e civilização.

Chef Joachim Koerper

Chef Joachim Koerper (foto: Rodrigo Azevedo)
Chef Joachim Koerper (foto: Rodrigo Azevedo)

“Um cozinheiro nunca deve adormecer no seu êxito. É assim que pensa Joachim Koerper, que além de gostar bastante de viajar, sente necessidade de conhecer outros restaurantes, outros cozinheiros, outros países, outras culturas” – Duarte Calvão, autor do livro “A cozinha de Joachim Koerper”.

 Joachim Koerper nasceu no dia 25 de dezembro de 1952, na cidade alemã de Saarbrücken. Casado com a brasileira Cintia Paiva Koerper, de Belém, que o apresentou às riquezas e aos produtos do Brasil, sobretudo da Amazônia, começou a estudar administração de empresas. Mas seu amor pela cozinha o encaminhou para trabalhar como aprendiz nos hotéis Falken (Konstanz) e Kempinski (Berlin). De 1971 a 1990 passou por grandes hotéis de luxo de toda Europa; cozinhando para figuras célebres do mundo da política, da arte e do espetáculo, como Carolina do Mônaco, Gunter Sachs, Maximilian Schell, Cristina Onassis e Niarchos von Opel.

 Nos anos 70, Joachim Koerper começou a viajar frequentemente a terras mais quentes como a Grécia, a Sardenha e a Costa Francesa. Joachim se apaixonou pelo sul da Europa, aprendeu espanhol e deixou-se seduzir pelos produtos mediterrâneos. Foi também na década de 1970 que Joachim Koerper participou de concursos e exibições gastronômicas de grande renome entre os profissionais da cozinha alemã. Como resultado, a conquista de nove medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

 Joachim Koerper trabalhou em alguns dos restaurantes mais prestigiados do mundo. Entre eles: L’Ambroise (Paris), dirigido por chef Bernard Pacaud (três estrelas Michelin); Moulin de Mougins (Costa Francesa), dirigido pelo chef Roger Verge (três estrelas Michelin); Guy Savoy Paris (duas estrelas Michelin);Hostelaria du Cerf (Marlenheim – França), comandado por Robert Husser (duas estrelas Michelin); Au Chapon Fin (Thoissey – França), dirigido por M. Gilbert Broyer (duas estrelas Michelin); e Assiette Champanoise (Reims – França), chefiado por M. Jean Pierre Lallement (uma estrela Michelin).

 O principal passo dado por Joachim Koerper no sentido da sua afirmação como grande chef de cozinha foi quando decidiu criar o restaurante Girasol, em Moraira (Alicante – Espanha). Nove meses depois, o guia Michelin lhe concedeu  a primeira estrela Michelin e três anos mais tarde a segunda estrela.

 Além do Eleven em Lisboa, com uma estrela Michelin, Joachim Koerper trabalha atualmente como chef consultor nos hotéis Herdade da Malhadinha, no Alentejo (Portugal), e Belmond Palace Reid’s (1 estrela Michelin) na Ilha da Madeira, em Portugal.

Menu

Lagostim na brasa tartar e kalamansi
Espumante Paulo Laureano bucelas

Creme de mexilhão duas texturas
Paulo Laureano branco vinhas velhas

Dinsun de bacalhau com molho agridoce
Paulo Laureno reserva branco

Rabada com foie gras e makrele defumado
Paulo Laureano reserva tinto

“Pré-Dessert”

Floresta negra
Paulo Laureano selectio tinta grossa

“Mignardises”
295R$ + 12%serviço vinhos, agua e café incluídos

Serviço Paulo Laureano no Eleven Rio
12 de julho (quarta-feira) – das 19h à meia noite
Endereço: Avenida Vieira Souto 234, Ipanema – Rio de Janeiro – RJ
Tel: (21) 2267-9282
reservas@elevenrio.com.br