Édipo e o Rei, um Acidente Mitológico, bem-humorada paródia da clássica tragédia grega, estreia no Teatro Ipanema

No dia 24 de março, sábado, estreia a peça Édipo e o Rei, um Acidente Mitológico, no Teatro Ipanema, com direção de Adriano Coelho. O texto, da roteirista Laura Rissin, é uma bem-humorada paródia da clássica tragédia de Sófocles, Édipo Rei, representada pela primeira vez em 430 a.c.

O elenco inclui sete atores que se destacam na dramaturgia nacional. Os protagonistas são interpretados por Francisco Vitti (Édipo), Gabriela Rosas (Jocasta), José Karini (Laio) e Beto Bruno(Creonte). O coro é formado por Breno Motta, Cadu Libonati e Ranther Melo.

Com um tom cômico, a peça subverte a trama original de Sófocles, incluindo a paixão de Édipo por Laio. Representada em três atos costurados pelo coro, a montagem propõe um desfecho menos sofrido para Laio, Édipo e Jocasta.

A proposta é fazer um espetáculo divertido, satirizando uma tragédia tão definitiva. O humor ajuda a lidar com as questões tratadas na peça, que nessa versão inclusiva, cita diferentes formas de amor ” – comenta a autora Laura Rissin.

Sem pretensão alguma e com forte influência do teatro “besteirol” carioca, procuramos o humor no trágico. E, descobrimos que esta mistura funciona,” complementa o diretor Adriano Coelho.

Sinopse:

O oráculo de Delphos prevê que Édipo será o assassino do próprio pai. A fim de evitar a profecia, ele foge do Corinto, e vai para Tebas, cidade governada pelo rei Laio e pela rainha Jocasta. Mas a cidade é dominada por uma terrível esfinge e, num ato heroico, Édipo derrota o monstro e liberta a cidade. Os tebanos passam a adorá-lo, inclusive Laio e Jocasta, despertando a ira dos Deuses. Tebas é então castigada. Em busca da cura para a cidade, os reis descobrem que são os pais de Édipo. Tocados pela descoberta, Laio, Jocasta e Édipo traçam um rumo diferente da tragédia de Sófocles.

FICHA TÉCNICA

Direção: Adriano Coelho
Texto: Laura Rissin
Direção de Produção: Beto Bruno e Carla Nascimento
Elenco: Francisco Vitti, Gabriela Rosas, José Carini, Beto Bruno, Breno Motta, Cadu Libonati e Ranther Melo
Figurino: Lessa de Lacerda
Iluminação: William Andrade
Trilha Sonora: Matheus Von Krüger
Coordenação de comunicação: Cristiana Lobo
Mídias Sociais: Natália Voss
Design: Dani Cabral e João Galhardo
Realização: Evoé Produções Artísticas

Serviço: 

Édipo e o Rei, um acidente mitológico
Temporada: 24 de março a 09 de abril
Local: Teatro Ipanema
EndereçoR. Prudente de Morais, 824 – Ipanema, Rio de Janeiro
Horário Nobre: Sábado, às 21h, domingo e 2ª às 20h
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia)
Capacidade: 222 lugares  
Telefone(21) 2267-3750                      
Duração: 60 minutos
Classificação: 14 anos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.