Duque de Caxias – SEC leva o 1º Fórum dos Segmentos Artísticos Culturais do RJ à Baixada n

Com o objetivo de debater e fortalecer a política cultural fluminense, dando impulso e dinamismo, a Secretaria de Estado de Cultura leva a Duque de Caxias nesta quinta-feira, dia 6/7, a partir das 15h, a prévia do 1º Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos Culturais do RJ. Na reunião, serão apresentados os documentos referência de cada segmento artístico, entre eles Artes Cênicas (Teatro/Dança/Circo), Música, Literatura, Cultura Popular, Audiovisual, Economia Criativa, Museus, Artes Visuais e Patrimônio. E cada segmento local terá espaço especial para propor, sugerir e debater políticas específicas da sua área, que resultará no Plano Setorial. Estão convidados representantes da sociedade civil (artistas, agentes, animadores, produtores, e pesquisadores de cultura), gestores municipais de cultura, conselheiros municipais de cultura, entre outros. O evento será realizado na Biblioteca Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias, das 15h às 20h, com entrada livre. A abertura será com o secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni, representantes da prefeitura local, artistas e produtores culturais.

– Minha marca é o diálogo. Queremos maior integração entre as cidades, ampliando o diálogo com gestores públicos e sociedade civil, a partir da reativação desse importante espaço de trocas ? destaca o secretário André Lazaroni.

Segundo a Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do RJ, que responde pelo setor de Políticas Culturais da SEC/RJ, Cleise Campos, ?cada reunião é passo estratégico para formulação dos planos setoriais das variadas linguagens artísticas. A participação dos artistas e trabalhadores de cultura é fundamental para dar vida a esse processo, onde projetamos políticas culturais de médio e longo prazo, para os próximos anos?.

As reuniões prévias têm movimentado as dez regionais fluminenses nos meses de maio, junho, e julho de 2017, contando com a presença de representantes do Conselho Estadual de Política Cultural de RJ. O Sistema Estadual de Cultura (SIEC), aprovado pela Lei 7035/2015, é um marco nas políticas culturais no Estado do Rio de Janeiro. A gestão do secretário André Lazaroni potencializa a participação de todos nesse processo de construção das políticas públicas de cultura, nos 92 municípios do estado fluminense.