Documentário aborda processo histórico que culminou na demolição do antigo Senado Federal

O documentário “Crônica da Demolição”, um dos projetos selecionados em 2016 pelo Programa de Patrocínio Cultural do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ)  terá pré-estreia no dia 19 de abril,às 18h, no auditório do prédio onde está a sede da CAU/RJ.  

No filme, o Palácio Monroe, que abrigou o Senado Federal entre 1925 e 1960, é o ponto de partida para um passeio pela história do Centro do Rio ao longo do século XX.  A produção de 90 minutos discute o processo histórico que culminou na demolição do palácio.  Produzido pelas empresas Imagem-Tempo e Tela Brasilis, com coprodução do Canal Brasil, o documentário apresenta centenas de fotos antigas e 26 filmes de arquivo – incluindo um raro registro a cores da demolição do palácio – resultado de um ano de pesquisa em mais de 30 acervos e instituições.

A pré-estreia é aberta ao público, que pode se inscrever pelo link http://www.caurj.gov.br/?p=25429.  O auditório fica na Av. República do Chile 230, 2º andar, e tem capacidade máxima para 150 pessoas. O filme entrará em cartaz no dia 11 de maio no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.