18.7 C
New York
maio 24, 2019
Notícias São Paulo

DJs, MCs e músicos de todo o Brasil participam de ocupação criativa no Centro de SP

Red Bull Music Pulso realiza no mês de abril quarta edição com 25 artistas independentes que dialogam com o rap a fim de criar novos sons, fomentar performances e falar sobre música; Evento, que ocorre no Red Bull Station, também abriga painéis e workshops gratuitos com músicos e especialistas do mercado

São Paulo, março de 2019 – Rimas, versos, beats e poesias de diversos cantos do Brasil vão se misturar no centro de São Paulo durante o Red Bull Music Pulso, ocupação musical que retorna ao prédio do Red Bull Station, entre os dias 2 e 28 de abril de 2019. Nesta quarta edição, 25 artistas independentes irão discutir o futuro do rap e seu encontro com outros estilos. O público poderá ver o resultado dessas experimentações por meio de palestras, workshops e shows gratuitos.

Durante as quatro semanas de Red Bull Music Pulso, os artistas trabalharão em conjunto, divididos em cinco coletivos, para criar novos sons. Eles estarão espalhados pelos ateliês do edifício e gravarão diariamente no Red Bull Music Studio, também no local. Um dos objetivos é, a partir da troca de ideias e da sinergia, mostrar a diversidade da cena independente de rap em âmbito nacional e apontar os caminhos futuros do gênero. Entre os participantes, há nomes já estabelecidos na cena underground, como os lendários DJ Kri e Jhonny MC, bem como artistas que estão despontando no mercado, a exemplo das cantoras Tatiana Bispo e Alt Niss (do grupo Rimas & Melodias) e da Negrita MC, pernambucana que vem Sertão para mostrar suas rimas.

Todos os artistas foram selecionados por cinco curadores: Akin Deckard (fundador do coletivo Metanol e produtor conhecido da noite underground paulistana), Mayra Maldjian (DJ do coletivo feminino Rimas & Melodias), Nyack (DJ paulistano de rap e R&B que trabalha com nomes como Emicida), Jéssica Caitano (rapper e repentista de Pernambuco, líder do grupo Radiola Serra Alta) e Rappin Hood (uma das grandes autoridades quando o assunto é rap no Brasil).

Além de impulsionar a cena independente identificando oportunidades e desafios, o evento abrigará painéis abertos ao público que colocarão em pauta temas atuais relacionados ao mercado. Músicos e especialistas discutirão o futuro do rap, bem como o papel dos DJs na cena hip-hop, por exemplo.

 

Os workshops, por sua vez, proporcionarão uma experiência imersiva para quem quer ir mais longe, aliando tecnologia e música. Durante todo o mês de abril, o Red Bull Basement abre seu makerspace dentro do Red Bull Station para aulas e oficinas que ensinarão a arte dos samplers, como construir um sintetizador, além de fazer gravações digitais e analógicas em K7.

Os shows com todos os artistas e curadores imersos na ocupação ocorrem dias 13 e 28 de abril –neles, os grupos mostrarão um pouco do que estão produzindo, experimentando e gravando.

Outras informações e inscrições estão disponíveis no site www.redbull.com.br/pulso2019.

Veja a programação do Red Bull Music Pulso 2019:

BATE-PAPOS

Qual é o Futuro do Rap?

Com mediação de Mayra Maldjian, curadora do Red Bull Music Pulso 2019, o painel discute os caminhos e tendências do rap brasileiro para o futuro com um time de mulheres que se destaca na cena nos últimos anos. Participam Karol de Souza (do Rimas & Melodias), Jéssica Caitano, Apuke Beats e Monna Brutal.

Dia 4/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório). 100 vagas.
Classificação: Livre.

Rap em Pauta: os Novos Meios de Cobertura

A evolução da cobertura do rap em diferentes veículos e plataformas, especialmente as digitais, é o tema desta mesa, que contará com a mediação do youtuber Ronald Rios, apresentador do documentário “Histórias do Rap Nacional”, exibido pela TV Gazeta. Mila Felix, curadora musical e produtora do programa Manos e Minas, da TV Cultura, e os jornalistas Paulo Marcondes e Camila Soares são os convidados.  

Dia 11/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório). 100 vagas.
Classificação: Livre.

Profissão DJ: A Arte de se Reinventar

Kamau, personalidade do rap paulistano, media bate-papo sobre a importância do DJ na cultura hip-hop e como esse papel vem se transformando ao longo dos anos. Disc-jóqueis experientes o acompanham no painel: DJ Marco (que já trabalhou com nomes como Criolo), DJ Donna (ex-aluna da Red Bull Music Academy), Mayra Maldjian (DJ do Rimas & Melodias), Erick Jay e Nyack.

Dia 17/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório). 100 vagas.
Classificação: Livre.

Fator Humano e Produção Musical nos Dias de Hoje

O produtor musical e empresário João Bôscoli aborda neste papo sua experiência e coloca em pauta a importância do fator humano –e as pessoas que fazem a diferença– na produção e na indústria musical brasileira atualmente.

Dia 25/4, às 20h.
Local: Red Bull Station (auditório). 100 vagas.
Classificação: Livre.

WORKSHOPS

Samples e Samples: Construção de Samples e Interface de Sampler Digital

Este workshop pretende introduzir aos participantes noções básicas do som, da criação de seus próprios samples e de uma interface de sampler digital. Ao final dos quatro encontros, será realizada uma jam session coletiva.

Data: dias 3/4, 4/4, 10/4 e 11/4, das 18h às 21h.
Local: Red Bull Station (Makerspace do Red Bull Basement). 15 vagas.
Necessário levar notebook.

Texturize Seu Som

Nesta oficina, os participantes terão uma experiência real de textura sonora, gravando e equalizando suas produções em mídia analógica (fita k7 e rolo de fita), com o som sendo captado e gravado numa placa de som de computador ao mesmo tempo. A ideia é poder ver uma fita experimental ser gravada e digitalizada captando todas as nuances de uma conversão digital-analógica.

Data: dias 13/4, das 14h às 17h.
Local: Red Bull Station (Makerspace Red Bull Basement). 15 vagas.
Necessário levar uma produção (música) gravada em pendrive.

Lab: Synth 5 Camadas

A atividade tem como objetivo a construção de um sintetizador sonoro de cinco camadas. Nos encontros, serão abordados os princípios básicos da eletrônica analógica, assim como haverá uma orientação para corte e montagem da “carcaça-case” do aparelho.

Data: dias 16/4, 18/4, 23/4 e 25/4, das 19h às 22h.
Local: Red Bull Station (Makerspace do Red Bull Basement). 15 vagas.

SHOWS
O público poderá conferir um pouco do que os artistas que estão imersos no Pulso estão produzindo. Eles farão dois shows abertos, no qual mostrarão seu repertório atual e também músicas que estão compondo dentro do Red Bull Station.

Data: 13/4 e 28/4.
Horário: A partir das 17h.
Local: Red Bull Station – auditório.

Posts relacionados

Cachaça Week :: Para celebrar o Dia da Cachaça no Trabuca Bar

Redação

Salgueiro abre temporada de shows com Xande de Pilares na Feijoada

Redação

Feijoada das Mães no Renascença Clube

Redação

Paraty em Foco: ícones da Fotografia e atrações culturais na cidade histórica

Redação

Camarote Vivant!: Viviane Araújo, Pretinho da Serra e Milton Cunha lançam o espaço em feijoada no Dia do Samba

Redação

Alexandre Britto cria técnica inovadora de atuação e colhe frutos com seu LAB, na Barra da Tijuca

Redação

Deixe um comentário