Diogo Liberano à frente de mais uma novidade na cena cultural carioca

Além de reflexões sobre dramaturgia, a plataforma também disponibiliza cartas escritas por Enrique Diaz, Susana Ribeiro, Marcio Abreu, Ana Kfouri e outros artistas da cena teatral brasileira para os autores em formação

O Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, que em sua terceira edição carioca (2017) passou a ser coordenado pelo ator, diretor e dramaturgo Diogo Liberano, acaba de ganhar o site-diário dramaturgiaemnucleo.com.br. Numa inversão do nome original do projeto, a plataforma é chamada de “Dramaturgia em Núcleo”, dando a ver um espaço concentrado em torno das mais diversas questões relacionadas ao universo da dramaturgia. Além de compartilhar reflexões sobre a escrita teatral, o site-diário também disponibiliza exercícios e criações realizados pelos 14 autores que integram a terceira turma ao longo de dez meses (março a dezembro de 2017) de atividades.

Como um diário aberto – escrito pelo próprio Liberano – a plataforma foi concebida como um espaço para compartilhamento de anotações, inquietações e reflexões nascidas durante os encontros do Núcleo de Dramaturgia. É possível ter acesso, por exemplo, a relatórios de atividades realizadas entre a turma 2017 e artistas convidados como o diretor Rodrigo Portella, a atriz e dramaturga Keli Freitas, o dramaturgo Pedro Kosovski, o ator e diretor Viniciús Arneiro e a atriz e performer Flávia Naves.

Nas palavras do coordenador do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, “a criação desse site-diário surgiu com o objetivo principal de expandir as ações e investigações que estamos realizando no Núcleo; visando permitir que mais pessoas tenham acesso ao que estamos estudando. Acredito que, com o tempo, este site-diário possa virar um arquivo de indagações e reflexões sobre a criação dramatúrgica contemporânea. É, sem dúvida, uma aposta”, afirma Liberano.

Um dos destaques da plataforma é o acesso, na íntegra, às cartas escritas e assinadas por Enrique Diaz, Susana Ribeiro, Marcio Abreu, Ana Kfouri, Daniel Herz, Denise Stutz e por outros encenadores da cena brasileira diretamente para os autores da turma 2017. As cartas estão disponíveis na aba “Exercícios” da plataforma (dramaturgiaemnucleo.com.br/exercicios.html) e fazem parte do primeiro exercício de escrita realizado pelos autores. Neste, cada autor(a) escreveu uma dramaturgia inédita a partir da palavra “busílis” (que significa o cerne da questão) e, em troca, recebeu uma carta de um artista experiente da cena teatral brasileira.

A proposição desse primeiro exercício buscou oferecer aos autores da turma uma recepção mais íntima e pessoal de seus escritos. Assim, convidando artistas da cena teatral brasileira com vasta experiência, Liberano os pediu que escrevessem cartas manifestando a sua recepção da dramaturgia lida. A experiência proporcionou uma troca inédita entre veteranos e aprendizes:

 “(…) Fico passeando por essas plagas por onde o seu texto me jogou, um pouco porque é isso mesmo, um pouco porque não me vejo fazendo um papel de analista de textos, um comentário crítico talvez útil para a sua escrita. Mas posso dizer que gosto demais do estado que o texto nos deixa”, diz Enrique Diaz em um trecho de sua carta escrita para Marcela Andrade, autora de “Algo antes de se deixar partir”.

Nas palavras de Liberano, “esse exercício é fruto de uma investigação que estamos fazendo sobre dramaturgia enquanto, antes de tudo, uma criação literária. Assim, ao invés de fazermos leituras dramatizadas dos textos escritos pelos autores, sugeri que artistas convidados – e que eu tanto admiro – lessem os textos e escrevessem uma carta em resposta. Foi um modo encontrado para colocar tanto artistas convidados como autores num espaço de experiência onde não há certo ou errado, mas tão somente diálogo e recepção, proposição e troca”.

Os 14 autores e autoras da terceira turma, selecionados dentre os 119 inscritos no processo seletivo, também ganharam um espaço na plataforma, onde é possível acessar o currículo, contato, endereço de seus blogs e, sobretudo, os escritos deles para download(http://dramaturgiaemnucleo.com.br/3aturma.html).

Finalizando as atividades da turma de 2017, de 08 a 13 de dezembro, será realizada a Primeira Semana do Núcleo de Dramaturgia SESI Cultural, em parceria com o Oi Futuro Flamengo. Serão cinco dias de programação inédita e gratuita com oficina de dramaturgia, conversas com convidados (sobre formação em dramaturgia, publicação e direitos autorais), performances, leituras dramatizadas e cenas curtas (criadas a partir de alguns “busílis” escritos pelos autores da terceira turma).

A programação completa e os desdobramentos do evento também estarão no site (em http://dramaturgiaemnucleo.com.br/semana.html).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.