22.3 C
New York
julho 23, 2019
Livros

Dia das Mães: viva o momento de contar histórias para os seus filhos

Para as crianças, os pais lerem para elas é momento muito esperado, é uma hora onde os laços afetivos se fortalecem e a correria do dia a dia fica em segundo plano. É um encontro de aprendizado e proximidade que apenas as histórias podem proporcionar. Porém, é preciso saber escolher o que será lido para eles, quais sensações serão transmitidas e que tipo de ensinamento será transmitido para os pequenos.

Foi pensando nisso que a autora Johanna S. P. Ferreira escreveu a obra “Os Rios da Vida”, onde procura explicar para os seus filhos uma série de acontecimentos históricos. Uma sequência de perguntas e respostas numa tentativa de lhes mostrar como é a visão de uma mãe sobre o mundo e trazer uma reflexão mais humana e empática sobre erros e acertos das civilizações passadas.

Segundo a edição de 2018 do Indicador de Analfabetismo Funcional, realizada pelo Ibope, revela que, grande parte da população sabe ler, mas não é capaz de analisar, comparar e interpretar aquilo que está sendo lido. Então, esse momento de ler e contar histórias para os filhos tem a capacidade de transformar um futuro, criar leitores e críticos em potencial e o principalmente: um ser humano muito mais humanizado e adepto a todas as diversidades culturais existentes.

“– As coisas na vida mudam muito? – quis entender Pedro.

– Sim, muito! Ter flexibilidade com a impermanência das coisas faz parte da vida e é importante conseguir viver com elas. […] Voou tentar, então, passar a vocês a forma como eu vejo e sinto como tudo aconteceu, e daí vocês podem continuar suas pesquisas como eu fiz, pois hoje o mundo ficou maravilhoso com tanta informação disponível. […] Tantos recursos para aprender mais e ir atrás do que vocês desejam saber – e, acima de tudo, de tentarem se conhecer.”

A autora: Johanna S. P. Ferreira mora em São Paulo, Brasil, com seu marido, sua filha e seu filho. Ela se formou em Ciências Sociais pela PUC-SP.

Posts relacionados

Fundador da ONG Rio de Paz lança livro no Leblon

Redação

Livros adaptados para o cinema em 2019 são destaque na Estante Virtual

Redação

Após estreia em Dubai, romance Bluebell chega ao Brasil

Redação

Menino Movimento

Redação

Prêmio da Biblioteca Nacional e Programa Nacional do Livro Didático escolhem Porco de casa cachorro é

Redação

Silvana Gontijo lança o livro “Como Tudo Começou” na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo

Redação

Deixe um comentário