Dia das Boas Ações no Rio de Janeiro
Evento reúne 50 ONGS no dia 15 de abril na Quinta da Boa Vista, além de oficinas, debates, ações de voluntariado e shows
Um dos maiores parques urbanos do Rio de Janeiro, com aproximadamente 155 mil metros quadrados, a Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristovão, foi escolhida como cenário para abrigar a terceira edição do Dia das Boas Ações (DBA) na cidade. A abertura será no domingo 15 de abril com um dia inteiro de atividades reunindo cerca de 50 ONGs que vão apresentar seus trabalhos nos espaços e estandes do evento, além de oficinas, debates, ações de voluntariado, atividades e shows. O DBA é um evento para a família com atividades para crianças e adultos. A Orquestra da Vida e Percussão, formada por crianças da Associação Vida no Crescimento e na Solidariedade (Avicres), abrirá o Dia das Boas Ações no Rio, às 9 h, com uma apresentação no palco principal. O grupo Tambores de Olokun encerrará a programação de shows com uma grande performance para o público às 16h30.
Veja a programação completa no link:
https://docs.google.com/document/d/1fcU97djwPK3tqgP78bFsWls7frnaxadTlYIgUCzf26c/edit?ts=5ac2699b
O Dia das Boas Ações é um movimento global de voluntariado que envolveu em sua última edição, em 2017, 93 países, 2,5 milhões de pessoas e 13 mil projetos. No Rio de Janeiro e em São Paulo foram realizadas no ano passado 186 ações com 4025 voluntários em 31 cidades. No Brasil o evento é realizado pelo Atados – uma iniciativa social que tem como missão conectar pessoas a ONGS com a proposta de ampliar a rede de voluntários no País. Produzido pela Muda Cultural, este ano o DBA terá no Rio de Janeiro e em São Paulo o apoio de Benegrip.
As atividades e a programação do Dia das Boas Ações no Rio estarão divididas por espaços. As ONGS e estandes estarão instalados no Espaço Atados. No Sustentabilidade e Consciência acontecerão aulas de yoga da Arte de Viver e uma Oficina de criação de postes de luz sustentáveis da ONG Litro de Luz. O Espaço
Oficinas é colaborativo e abrigará as oficinas. No Economia Solidária acontecerão cinco oficinas de artesanato com foco em empreendedorismo. O Espaço Crianças será o local do evento destinado a brincadeiras com o grupo Corre Cutia, contadores de histórias e apresentações de circo. Os temas que estão sendo discutidos no momento terão voz no Espaço Diálogos, onde acontecerão vários debates. Para recuperar as energias gastas com as inúmeras atividades, o Espaço Gastronomia oferecerá diversas opções.
Após a abertura, no domingo 15, a semana de 16 a 22 será repleta de ações em vários pontos da cidade. Aproximadamente 40 atividades simultâneas acontecerão em bairros da Zona Sul e da Zona Norte e Baixada Fluminense com a supervisão de 30 ONGS. A expectativa é reunir cerca de 1500 voluntários no Rio. “O evento é um convite para as pessoas se engajarem em ações de transformação da sociedade. Por meio da participação social e das ONGs cariocas é possível seguirmos juntos na direção de uma sociedade mais justa”, afirma Rosa Diaz, coordenadora da Atados no Rio.
Com o objetivo de estimular pessoas que desejarem participar das ações como voluntários no decorrer da semana de 16 a 22 de abril, a Atados abriu um cadastro na plataforma online. Dessa maneira, cada um poderá fazer o seu cadastramento de acordo com suas aptidões, região e causa social de sua escolha. Para se voluntariar e obter maiores informações sobre o evento acesse: http://www.diadasboasacoes.com.br.
Dia das Boas Ações
O Dia das Boas Ações (Good Deeds Day) é um movimento global de voluntariado presente em mais de 90 países, idealizado pela filantropa Shari Arison, com o princípio de que “cada pessoa pode fazer uma boa ação e criar um impacto positivo”. Sua primeira edição foi em 2007, em Israel, e foi realizado pela organização não governamental Ruach Tova. No Brasil, é realizado pelo Atados e produzido pela Muda Cultural, com apoio da Benegripe. www.diadasboasacoes.com.br
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO DOMINGO 15
Palco Principal:
10:00hs – Vida de Viajante – Barracão Centelha
11:00hs – Som do Parque – Apadrinhe um Sorriso
11:30hs – Meu Guri – Instituto Casa Viva
12:30hs – Roda de Capoeira
13:00hs – Brasil Mostra sua Cara – Tá na Rua
14:00hs – Seu Maneja e Mano Beja – Edimilson Santini
15:00hs – Passinho Carioca
15:30hs – Circo ACAPS Dirce Galvão
16:30hs – Tambores de Olokun
Espaço Crianças
09:30hs – Corre Cutia
11:30hs – Teatro de Bonecos – Casa da Rua do Amor
12:00hs – O Menor Circo da Terra
12:45hs – Pandeiros Parati
13:30hs – João e o pé de feijão
14:00hs – Oficina de pintura ArteManha
14:40hs – A rã metida e outras histórias + oficina de barangandão
Espaço Sustentabilidade e Consciência
09:30hs – Yoga e meditação Arte de Viver
11:30hs – Yoga por sorrisos + Coral Smile Train
13:00hs – Oficina de plantação – Horta Inteligente
14:00hs – Oficina de Upcycling – Acessórios Sustentáveis
15:00hs – Oficina de poste solar – Litro de Luz
Espaço Diálogos
10:00hs – Diversidades funcionais – BioMob + Viva Rio
11:00hs – Mulheres na cidade – Asplande + Feminicidade
12:00hs – Oficina de intervenções urbanas – Feminicidde
14:00hs – Rio por Inteiro – Casa Fluminense, Agência de Redes para a Juventude e Projeto #Colabora.
Espaço Economia Solidária
Oficinas de artesanato e temperos + exposição das empreendedoras da Asplande
Principais ações da semana de 16 a 22 abril
Limpeza da Praça Parque das Missões em Duque de Caxias na Baixada Fluminense
Banho de Alegria – Ação com moradores de rua com banho, massagem e yoga.
Velejar em vela adaptada com pessoas com deficiência em Niterói.
Passeio e roda de leitura com crianças com deficiência da Obra Social Dona Meca.
Dia no Orfanato – Atividades com adultos e crianças no Orfanato Santa Rita de Cássia.
Serviço:
Dia das Boas Ações
Local: Quinta da Boa Vista, Avenida Pedro II, s-nº, São Cristovão
Data: domingo 15 de abril
Horário: Das 9 às 18h
Entrada: Franca91622