28.7 C
New York
julho 22, 2019
Notícias

Dia da Europa

Dia 04 de maio na Glória (RJ)

Em sua 4º edição, o Dia da Europa será celebrado no sábado, dia 04 de maio, com uma extensa programação cultural gratuita entre países europeus na Praça Luis de Camões, na Glória (Rio de Janeiro), de 12h às 21h.
 
Na ocasião, 30 expositores apresentarão comidas e bebidas típicas, apresentações de jazz, dança flamenca, oficinas de idioma, quiz cultural e atividades infantis.
 
A iniciativa é da EUNIC Rio – Associação dos Institutos Culturais de países membros da União Europeia, que no Rio de Janeiro inclui: Goethe Institute, Instituto Cultural da Dinamarca, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, British Council e Instituto Italiano di Cultura.
 
O evento faz parte da Semana da Europa (SEU), celebrado em várias cidades, e destaca através da música, gastronomia e outras ações culturais os pontos em comum com o Brasil.
 
A partir de meio-dia, o Dia da Europa terá atrações para diferentes gostos e idades, que acontecerão ora no palco principal, ora nos espaços reservados para cada país ou na área reservada às crianças. Os pequenos poderão aproveitar diversas atividades recreativas, minicurso lúdico de italiano, oficina de decoração de doces e contação de histórias. 
 
O DJ Fabio Romano e o mestre de cerimônias Dudu Lacerda conduzem os trabalhos do palco e recebem apresentações como a do tenor Fabrizio Claussen e do pianista Tibor Fittell, do grupo de jazz francês ‘Ndiaz e da Camerata Laranjeiras no formato quinteto, além das performances de dança flamenca.
 
No já tradicional Quiz, serão oferecidos aos vencedores a oportunidade de bolsas parciais de estudos em módulos de línguas. O evento conta com áreas culturais onde o público poderá se informar sobre as atividades das diferentes instituições envolvidas que pautaram, especialmente
para a ocasião, mini-aulas de francês, espanhol, italiano, tcheco, alemão, dinamarquês e sueco.
 
Entre os expositores de gastronomia, a Dinamarca é representada pelas chefs Kamille Plon e Betina Lauritsen, que prepararão lunchboxes saudáveis. Dos países nórdicos, serão oferecidas bebidas como kombucha e hidromel – típica dos tempos medievais na Europa, onde diz a lenda que é a fonte dos poderes de Thor e dos deuses nórdicos. Da Espanha, o público poderá saborear a Sangria da Nat, e da Itália vem o Italia in Baratollo – massa com embutidos. A presença da França é destaque com o Marchezinho, que terá sanduíches, doces e produtos exclusivos. Tem também as Vieiras da Ilha com suas ostras frescas. E os apreciadores de produtos da Alemanha degustarão o Currywurst, uma comida típica das ruas de Berlin feito de
salsicha com batatas e molho.
 
“O Dia da Europa é um programa para toda a família viajar por diversas culturas sem precisar sair do Rio de Janeiro”, destaca Maibrit Thomsen diretora do Instituto Cultural da Dinamarca.
 
Saiba mais:
 
Atividades – Palco Principal:
 
‘NDIAZ : O grupo é composto por músicos de jazz que navegam de um país para outro, de uma dança para outra, destacando a música popular da França e do mundo. Youn Kamm e o seu trompete com memórias do Líbano e da Turquia; Yann Corre absorveu o forró brasileiro, Jérôme Kerihuel aperfeiçoou sua técnica de percussão na Índia, e Timothée Le Bour com o seu saxofone fecha o quarteto. ‘NDiaz inventa uma música híbrida e globalizada. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=yVg1to_a3wo
 
DEAN DANSKE SANG : Os músicos Fabrizio Claussen e Tibor Fittel apresentam releituras de canções tradicionais
dinamarquesas, tanto eruditas quanto folclóricas, usando como instrumentação básica a voz, o piano, o acordeon e o atabaque.
 
CAMERATA LARANJEIRAS : A Camerata Laranjeiras é uma orquestra de cordas formada e liderada por jovens do Rio de Janeiro, que promove integração e transformação social através da música. O projeto cria uma rede colaborativa de especialistas que atuam na esfera da economia criativa, para capacitar jovens músicos de comunidades cariocas na cadeia produtiva da música, ampliando sua capacidade empreendedora. A ideia é que eles multipliquem o aprendizado nas suas comunidades e projetos. No repertório, canções dos Beatles, Baden Powell, Tom Jobim, A-ha, Kaoma, Coldplay, Tim Maia, entre outros. 
 
DANÇA FLAMENCA : No palco, o brasileiro Renato Marques se apresenta junto da cia que leva o seu nome e ao lado da bailarina argentina Vanessa Dominguez. É uma oportunidade para o público compreender a cultura do flamenco, uma arte que surgiu na Espanha, mas o repertório abre espaço também para as influências cubanas. Entre os destaques, a versão flamenca para “Manhã de Carnaval”, do filme ‘Orfeu’. Com participação do guitarrista Pablo Vares e dos bailarinos Karime Khawaja, Milena Pessoa e Monique Houat.
 
Corredor Cultural:
Horário | 12h às 21h
 
Presença dos Institutos Culturais de países como Dinamarca, França, Itália, Alemanha e Espanha, além de stands da Suíça, Suécia e Noruega. Aqui, o público poderá se informar sobre dicas de intercâmbio, cursos, e como aprender a língua no Rio. A Livraria Francesa também estará no evento.
 
Área infantil: 
Horário | 13h às 17h
 
Para as crianças a programação também é farta e tem duração de 5h. A partir das 13h, elas poderão se divertir com o grupo Corre Cutia e seus animadores brincantes
que prepararam várias recreações. Contação de histórias, como o “Historias y Canciones”, com Natalia Sarante, e também com o “Pé de Livro”, uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Também haverá oficina de decoração de doces e “Italia dei Bambini”, uma oficina lúdica para os pequenos de 13 a 12 anos em italiano.
 
Tenda Cultural:
Horário | 13h às 18h
 
Aprendizado básico dos idiomas italiano, espanhol, dinamarquês, tcheco, francês, alemão e sueco.
 
O INÍCIO
O Dia da Europa é uma data comemorativa celebrada anualmente na Europa no dia 9 de maio. A data escolhida reflete o dia 9 de Maio de 1950 em que o estadista
francês Robert Schuman avançou com a proposta de uma entidade europeia supranacional. Essa proposta ficou conhecida como a “Declaração de Schuman” e é considerada o embrião da atual União Europeia. Aqui no Rio de Janeiro, a celebração nasce de uma parceria entre a EUNIC Rio, Delegação da União Européia e a produtora TAU produções, os consulados da França e Alemanha e a Embaixada da Polônia em Brasília. 
SERVIÇO:
 
Dia da Europa 2019
Local: Praça Luís de Camões, Glória, Rio de Janeiro
Metrô: Glória
Dia 04 de maio de 2019, sábado
Horário: 12h às 21h
Entrada gratuita
 
Evento no facebook
 
REALIZAÇÃO: TAU Produções

Posts relacionados

Rock in Rio 2019: Divulgados os 14 shows que completam o Line-Up do Palco Sunset

Redação

Deezer celebra Centenário de Nelson Mandela com playlist de tributo de Sipho ‘Hotstix’ Mabuse

Redação

Encerramento de Festival FUNARJ Artes e Leitura reúne todos os artistas do circuito na Sala Cecília Meirelles

Redação

‘Encontros sobre arte’

Redação

Quem dança seus males espanta

Redação

Junta Local, edição Mar Próximo, estreia na Marina da Glória durante a Semana do Meio Ambiente da BR Marinas

Redação

Deixe um comentário