Depois de expor em Lisboa, Pilar Domingo inaugura mostra no Rio

PILAR DOMINGO ABRE AGENDA DA CASA BENET DOMINGO COM SUA INDIVIDUAL “DO ARQUEOLÓGICO AO CÓSMICO”, QUE ACABA DE EXPOR NA LX FACTORY, EM LISBOA

” ABERTURA: 4 DE MARÇO, DOMINGO, ÀS 16H

Pilar, que acaba de cumprir residência artística em Lisboa, dá início às comemorações pelos dez anos da Casa Benet Domingo no dia 4 de março, com uma nova parte da exposição “Do Arqueológico ao Cósmico”, que apresentou em janeiro na LX Factory, em Lisboa, com ótima repercussão. São cerca de 20 obras que misturam as técnicas de pintura com transferência de relevo, gravura e impressão direta sobre alumínio e acrílico, criando um paralelo com a exposição individual que abriu a Casa Benet Domingo ao público em 2008, intitulada “Passado, Presente e Sonhos”. Através deste trabalho, Pilar explora suas origens em diálogo com a abertura do espaço e também apresenta a simbologia presente desde o início de sua obra, dando sequência à série anterior, “Ilimite Cósmico”, desenvolvida por ela desde 2015.     

“Essa revisitação, ou seja, a exposição vir de Lisboa para o Rio e ter ido do Rio para Lisboa é um movimento no contratempo, com peças diferentes, ausências que são renovadas com outras obras. Essa dinâmica me atrai extremamente e é o que vejo como espelho do mundo. O português está sendo extremamente visitado e distinguindo nosso sotaque e nossos ritmos, enquanto o mundo está misturado de línguas. Essa união coincide com essa sensação do arqueológico ao cósmico”, analisa Pilar.

POESIA E WORKSHOP DE RECICLAGEM INTEGRAM AGENDA DE EXPOSIÇÃO
Como parte da programação da exposição, a CBD irá promover a já tradicional Tertúlia Poética, no dia 8 de março, às 20h, um encontro focado na poesia e que neste mês será inspirado nas artes visuais, levando para a mesa os poetas concretos e poesias que mesclam artes visuais e palavras.

Além disso, nos dias 17 e 18 de março, Pilar realiza um workshop de confecção de papel reciclado, com carga horária de 10h. Já no dia 25 de março, a artista irá realizar uma oficina de criação de tinta com pigmentos naturais, com carga horária de 4h. Ambos têm emissão de certificado. As inscrições podem ser feitas por e-mail (cursos@casabenetdomingo.com) ou whatsapp (21 98537 2858).  Fechando o mês, a artista apresenta quatro obras da série “Ilimite Cósmico” em exposição e venda na Feira de Arte de Praga,  que acontece de 20 a 29 de março.

PILAR DOMINGO
Nos anos 1980, Pilar foi para a Ilha de Creta, onde encontrou o seu ponto de partida arcaico. Depois, seguiu para a Ilha Grande e participou da criação do Reis e Magos, onde desenvolveu louças e esculturas. Em Tortosa, inspirada em suas origens e no DNA, produziu pinturas e eletrografias

Participou da criação da expedição Circuito das Águas, navegando pelas veias do Pantanal, e foi convidada para expedições na Indonésia, Nova Guiné, Papua, Tailândia e Malásia. Pilar também visitou sítios arqueológicos da Grécia, Espanha, Brasil, Peru, Bolívia, Itália, Inglaterra, Colômbia e Portugal. Estas experiências resultaram obras carregadas de força e ancestralidade.Após a conclusão do seu doutorado em História da Arte Contemporânea e Novas Técnicas na Gravura, na Universidad Complutense de Madrid (Espanha), Pilar desenvolveu, junto com a filha, Maria Matina, o espaço de arte e cultura Casa Benet Domingo, visando difundir a arte das três gerações da família Benet Domingo.

“DO ARQUEOLÓGICO AO CÓSMICO” – Exposição marca início da programação em comemoração pelos 10 anos da Casa Benet Domingo
Abertura: 4 de março, domingo, às 16h
Até 31 de março
Endereço: Av. São Sebastião 135, Urca.
Visitação: é necessário agendamento prévio via e-mail (contato@casabenetdomingo.com) ou WhatsApp (21 98537 2858)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.