Delicadeza no Teatro Cacilda Becker

Solo inédito de Sueli Guerra inspirado em “Damas das Camélias” faz duas apresentações em processo experimental, no Teatro Cacilda Becker, nos dias 29 e 30 de outubro.

A Cia da ideia comemora 10 anos e traz solo concebido dentro do projeto de Subvenção ganhador do edital de fomento Viva a Cultura!, patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

“Delicadeza”, solo de dança contemporânea coreografado por Paulo Marques é inspirado na obra “Dama das Camélias” e traz a sutileza do espetáculo que se tornou referência para a diretora e bailarina, Sueli Guerra. Inédito, o espetáculo tem como foco o momento de desintegração de importantes valores humanos que sofre a sociedade contemporânea: convívio e tolerância são apenas palavras de discurso.

Este “feminino” não habita apenas no corpo da mulher, mas é na mulher que esta essência sobrevive e se renova a todo instante. O jogo do “agora” com a presença viva da artista e o deslocamento íntimo do seu público é o combustível para este trabalho de dança, que se impõe como um re-sensibilizador.

Na ação, promove uma experiência corporal e que, com toda “delicadeza”, cria um jogo de duas vias, não uma repetição de movimentos, mas uma aparição viva e urgente.

Aprofundado na pesquisa sobre o ser humano, o feminino e a delicadeza, assunto pertinente ao mundo contemporâneo, “Delicadeza” estuda e coloca em cena as várias facetas do ser humano. O caráter leve do espetáculo conduz à formação de público de dança contemporânea, tão escasso no Brasil.

A CIA. DA IDEIA, que se caracteriza como um grupo de criação aponta para um novo rumo no fazer artístico da área da dança, onde o bailarino/ator não é mero instrumento ou intérprete e, sim, um ser pensante que interage com o mundo e contribui com sua experiência vivencial no processo de criação. O artista da Cia da Ideia, com base no direcionamento da coreógrafa Sueli Guerra, cria, assim, um “produto-espetáculo” mais verdadeiro e vivo.

A Companhia usa o diálogo entre o teatro e a dança contemporânea para aproximar a plateia da encenação, fazendo com que o espectador possa vivenciar todos os pontos de vista apresentados, de maneira delicada e impactante.

O solo delicadeza traz a cena desejos, anseios e medos dos seres humanos, mas também sobre suas felicidades e seus mundos e seus prazeres.

O projeto se apresentará dentro do processo de Subvenção – 10 anos da Cia da Ideia, que foi ganhador do edital de fomento Viva Cultura! e é patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Todos os espetáculos, bem como as oficinas ministradas pelos integrantes da Cia da Ideia terão entrada franca.

SERVIÇOS:

Teatro Cacilda Becker

EndereçoR. do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro – RJ

Telefone(21) 2265-9933

Temporada: Dias 29 e 30 de outubro

Horários: sábado às 20:00 e domingo às 19:00

Duração: 35 minutos

Lotação: 140 lugares

Entrada franca

Classificação Livre

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.