Debate sobre intimidade a partir de filme de Woody Allen

Uma intelectual quinquagenária de Nova York aluga um apartamento para escrever um livro e tem como vizinho um consultório de psicanálise. Em seu quarto, começa a ouvir por acaso os relatos dos pacientes, em especial os de uma gestante, fazendo intensificar nela uma crise existencial. A história se passa no filme ‘A Outra’ (1988), escrito e dirigido por Woody Allen, que será exibido no dia 26 de maio, às 19h30, no projeto Psicanálise & Cinema, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ).
 
O filme será seguido de debate com os psicanalistas Paulo Humberto Bianchini e Eliane Cotrim Levcovitz, da SBPRJ. O objetivo do encontro é discutir o tema ‘intimidade’. Marion é uma pessoa fria, metódica e organizada, casada com o cirurgião Ken. Adentrar a intimidade da jovem grávida faz a protagonista relembrar o passado e questionar tudo à sua volta: o marido, o amor, o casamento, as amizades, as brigas com o irmão. Ao realizar uma autoanálise do passado, percebe o vazio interior que cultivou na vida.
 
‘A Outra’ é um drama produzido nos Estados Unidos. No elenco, estão Gena Rowlands, Mia Farrow, Ian Holm, Blythe Danner, Betty Buckley e John Houseman.
 
É cobrada taxa de R$ 10 para público externo e é necessária inscrição prévia pelos telefones (21) 2537-1333 e 2537-1115 ou pelo e-mail spbrj@sbprj.org.br. A SBPRJ fica na Rua Davi Campista, 80, Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. O filme começará a ser exibido às 19h30, no dia 26/5, com duração de 81 minutos. A classificação é livre. Psicanálise & Cinema é coordenado pelo psicanalista Luiz Fernando Gallego, membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro.
 
PSICANÁLISE & CINEMA – A OUTRA (EUA, 1988)
Inscrições: sbprj@sbprj.org.br ou (21) 2537-1333 e 2537-1115
Endereço: Rua Davi Campista, Humaitá, 80
Data e horário: 26/5/17, 19h30
Valor: R$ 10 para público externo
Duração do filme: 81 minutos
Classificação: Livre
Debatedores: Eliane Cotrim Levcovitz e Paulo Humberto Bianchini,  psicanalistas da SPBRJ
Coordenação: Luiz Fernando Gallego, psicanalista SBPRJ e membro da Associação de Críticos de Cinema do RJ

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.