20.5 C
New York
junho 26, 2019
Notícias

Cultura pop para inovar a educação

 

É senso comum que aprendemos mais e melhor quando a escola fala sobre a nossa realidade. Na revolução que a educação passa nos dia de hoje, uma das principais estratégias para atrair os alunos é falar a linguagem deles. Este será o mote da mesa a “Cultura pop para inovar a educação” que terá a presença do diretor do Instituto Singularidades, Miguel Thompson, no Rio2C, o maior encontro de criatividade e inovação da América Latina, neste domingo, dia 28 de abril, às 13h, no Rio de Janeiro.

Miguel Thompson vai demonstrar como os professores precisam levar para a sala de aula o audiovisual, games, animação, apps, séries de TV, realidade virtual e aumentada e utilizar a influência dessas tecnologias e linguagens no ensino-aprendizagem.

Ele acredita que a diversidade e a riqueza destes temas rendem boas ideias para a formação de professores. “Este conceito do ‘Edutainment’, a combinação da educação com o entretenimento tem de ser cada vez mais abraçado pelos professores. É isso que chama a atenção do aluno da atualidade e o que dialoga com ele”, diz o diretor do Instituto Singularidades, instituição de ensino superior referência nacional para a formação inicial e continuada de professores.

Como nas séries de TV que se tornam fenômenos mundiais de audiência (Miguel dá como exemplo Breaking Bad, que tem uma inusitada cena de abertura, com o personagem principal correndo seminu pelo deserto do Novo México), os professores devem aprender a lançar “iscas” e “criar enredos” para suas aulas, explorando cada vez estas possibilidades pedagógicas não ortodoxas.

Miguel explica que, no Instituto Singularidades, cada vez mais estes recursos serão discutidos e apresentados aos professores, que vêm participando de grandes eventos como a Comic Con e, recentemente, a Campus Party. “A ideia é que eles mergulhem nessas fontes e tragam novas propostas”, afirma o diretor.

A mesa “Cultura pop para inovar na educação” também terá a participação de Daniel de Sant’anna Martins, Ludólogo e coordenador dos cursos técnicos do NAVE Recife. Será na sala de inovação OI.

O Rio2C – Rio Creative Conference 2019 acontece na Cidade das Artes, Av. das Américas 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Posts relacionados

Letícia Novaes, da banda Letrux, e a banda de blues Laranjeletric no Manouche

Redação

Festival de cinema acessível promove inclusão de pessoas com deficiência

Redação

DJ Memê apresenta série na websobre música eletrônica

Redação

Theatro Net Rio tem final de semana com programação acessível para todos

Redação

Mirante do Morro da Urca recebe festa Rara neste sábado

Redação

Clássicos de Graça no Dia da Educação

Redação

Deixe um comentário