24.6 C
New York
maio 26, 2019
Notícias

Cultura pop para inovar a educação

 

É senso comum que aprendemos mais e melhor quando a escola fala sobre a nossa realidade. Na revolução que a educação passa nos dia de hoje, uma das principais estratégias para atrair os alunos é falar a linguagem deles. Este será o mote da mesa a “Cultura pop para inovar a educação” que terá a presença do diretor do Instituto Singularidades, Miguel Thompson, no Rio2C, o maior encontro de criatividade e inovação da América Latina, neste domingo, dia 28 de abril, às 13h, no Rio de Janeiro.

Miguel Thompson vai demonstrar como os professores precisam levar para a sala de aula o audiovisual, games, animação, apps, séries de TV, realidade virtual e aumentada e utilizar a influência dessas tecnologias e linguagens no ensino-aprendizagem.

Ele acredita que a diversidade e a riqueza destes temas rendem boas ideias para a formação de professores. “Este conceito do ‘Edutainment’, a combinação da educação com o entretenimento tem de ser cada vez mais abraçado pelos professores. É isso que chama a atenção do aluno da atualidade e o que dialoga com ele”, diz o diretor do Instituto Singularidades, instituição de ensino superior referência nacional para a formação inicial e continuada de professores.

Como nas séries de TV que se tornam fenômenos mundiais de audiência (Miguel dá como exemplo Breaking Bad, que tem uma inusitada cena de abertura, com o personagem principal correndo seminu pelo deserto do Novo México), os professores devem aprender a lançar “iscas” e “criar enredos” para suas aulas, explorando cada vez estas possibilidades pedagógicas não ortodoxas.

Miguel explica que, no Instituto Singularidades, cada vez mais estes recursos serão discutidos e apresentados aos professores, que vêm participando de grandes eventos como a Comic Con e, recentemente, a Campus Party. “A ideia é que eles mergulhem nessas fontes e tragam novas propostas”, afirma o diretor.

A mesa “Cultura pop para inovar na educação” também terá a participação de Daniel de Sant’anna Martins, Ludólogo e coordenador dos cursos técnicos do NAVE Recife. Será na sala de inovação OI.

O Rio2C – Rio Creative Conference 2019 acontece na Cidade das Artes, Av. das Américas 5300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Posts relacionados

Capacitação para o Comida di Buteco recheia o calendário de atividades da Vigilância Sanitária

Redação

Alimentação será o tema da Plataforma 2018: Brasil do Amanhã

Redação

Janeiro Fitness no Billy the Grill

Redação

Diageo lança Instituto para promover ações de sustentabilidade e relação responsável da sociedade com o álcool

Redação

Museu do Amanhã promove discussão sobre práticas de sustentabilidade para os oceanos

Redação

Feira Balzak40 movimenta a Cobal do Leblon

Redação

Deixe um comentário