Cultura Negra é tema do festival X-Tudo Cultural no Teatro SESI

Liniker, Paula Lima e Feira Preta são alguns dos destaques do evento será realizado de 7 a 22 de julho no Centro e em Jacarepaguá, além de Caxias e cidades no interior do estado

Liniker e Os Caramelows - Foto Leila Penteado
Liniker e Os Caramelows - Foto Leila Penteado

De 7 a 22 de julho, os teatros do SESI vão ser palco da 8ª edição do X-Tudo Cultural,uma mistura especial de música, teatro, dança, exposição, debates, oficinas e atrações para o público infantil. Neste ano, o festival tem como tema a Cultura Negra e seus desdobramentos na sociedade. Todas as atrações são a preços populares, R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) ou com entrada franca e serão apresentadas no Centro e em Jacarepaguá, além de Duque de Caxias e de cidades no interior do estado. A programação completa está no site www.firjan.com.br/xtudo.

Uma das grandes revelações da música brasileira, a banda Liniker e os Caramelows, será a responsável pela abertura da série de atrações. O show da turnê Remonta será apresentado no Teatro SESI Jacarepaguá no dia 7 e no Teatro SESI Centro no dia 12. A cantora Paula Lima e o fundador da banda Farofa Carioca e um dos grandes compositores da atualidade, Gabriel Moura, são outros destaques da programação musical.

Já quem curte teatro pode conferir grandes espetáculos, como Mercedes, que conta a história da primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio. De formação erudita, é considerada uma das maiores representantes da cultura afro-brasileira no mundo, responsável pela disseminação das alas coreografadas do carnaval carioca . A peça Mercedes promove uma viagem pela vida da artista que contribuiu para o resgate e preservação da cultura negra brasileira.

Paula Lima
Paula Lima

A peça infantil “Marrom – Nem preto, nem branco?” também estará em cartaz. Tendo no elenco a premiada atriz Vilma Melo, o espetáculo promete emocionar toda a família.

Para os fãs de dança, o coreógrafo e bailarino Rui Moreira encena os espetáculos contemporâneos Receita, coreografado por Henrique Rodovalho, e Definitivo é o fim, em que Rui atua ao lado da filha Bianca A. Moreira.

Espetáculo Mercedes (foto:  Felipe Alencar
Espetáculo Mercedes (foto: Felipe Alencar

Um painel sobre afro empreendedorismo vai promover o diálogo e a troca de experiências sobre os desafios e oportunidades para o negro no mercado. Serão apresentados cases de afro-empreendimentos.

Todos os teatros da rede SESI também receberão a Feira Preta, maior evento de cultura negra da América Latina, que pela segunda vez chega ao Rio de Janeiro. Nela o público vai encontrar as tendências afro contemporâneas do mercado e das artes, bem como iniciativas afro empreendedoras de diversos segmentos.