Cristo Redentor ficará verde por uma hora hoje

O Monumento do Cristo Redentor, símbolo do Brasil e do Rio de Janeiro, considerado uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, será iluminado de verde hoje (27), das 18h às 19h, em celebração do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat), promovida pelo Ministério do Trabalho.

“Ações como essa ajudam a consolidar a cultura de prevenção, que depende de cada um de nós. É essencial que o cidadão brasileiro perceba que, quando acontece um acidente do trabalho, toda a sociedade é impactada”, afirma o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

O ato cívico em adesão ao “Abril Verde” foi organizado pela Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro, Ministério Público do Trabalho (MPT1), Tribunal Regional do Trabalho (TRT1), Federações Estaduais de Transporte de Carga (Fetranscarga) e de Passageiros (Fetranspor), Sest/Senat-RJ e Fundacentro.

A Canpat deste ano elegeu como tema “Acidentes do Trabalho – Conhecer para Prevenir”. “Nosso objetivo é divulgar conhecimentos técnicos e ministrar ensinamentos práticos de prevenção de acidentes, de segurança, higiene e medicina do trabalho, promovendo uma cultura de prevenção em acidentes e doenças ocupacionais”, disse o superintendente regional do Trabalho, Helton Yomura.

O setor rodoviário foi escolhido como foco da campanha, pois concentra o maior caso de número de acidentes com mortes no segmento de transporte, e por isso foi idealizada a parceria com a Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro para sensibilizar os empresários e trabalhadores para evitar acidentes, inclusive com os alunos da Aprendizagem do SEST/SENAT em seminário promovido pela SRTE/RJ na unidade de Deodoro, no último dia 18.