Costa Crociere anuncia participação no projeto de revitalização de praças Italia Per San Paolo

Companhia marítima contribuirá para a restauração dos monumentos italianos da Praça Ramos de Azevedo, no centro de São Paulo. Reinauguração acontecerá no dia 16 de dezembro

Mega navio Costa Diadema, flagship da companhia marítima
Mega navio Costa Diadema, flagship da companhia marítima

Prestes a comemorar 70 anos de operação e uma das principais responsáveis pela chegada dos imigrantes italianos residentes na cidade de São Paulo, a Costa Crociere anuncia a participação no projeto inédito Italia Per San Paolo – Monumentando e Restaurando a Cidade, que visa revitalizar três importantes praças de São Paulo (Imigrante Italiano, Cidade de Milão e Ramos de Azevedo).

A Costa passa a integrar a associação das empresas de origem italiana que apoiam financeiramente o projeto, criado pelo Consulado Geral da Itália de São Paulo em conjunto com a Italian Trade Agency (ITA) e tem a parceria da Embaixada da Itália no Brasil e da Prefeitura da Cidade.

“O Italia Per San Paolo é uma importante iniciativa para a conservação e disseminação da cultura italiana na comunidade paulistana. “Somos uma empresa de bandeira italiana que há 70 anos opera no Brasil com nossos melhores navios de cruzeiro. Temos uma forte identidade com o país e com a cidade de São Paulo”, destaca Dario Rustico, diretor geral de Vendas e Marketing da Costa Cruzeiros para a América do Sul.

A Costa irá contribuir para a recuperação da centenária Praça Ramos de Azevedo, importante cartão postal de São Paulo, localizado no centro da cidade. Para esta praça, estão programados o restauro do monumento que homenageia Antonio Carlos Gomes e do conjunto de esculturas em mármore, bronze e granito que enfeitam a fonte de água, além da instalação de placas interativas de identificação com informações em português, inglês e italiano e acesso via QR Code.

Também estão previstas a revitalização dos jardins, a implantação de um novo projeto de iluminação e a instalação de câmeras de segurança de altíssima definição e de painéis fotovoltaicos em formato de árvores, que permitirão aos visitantes apreciar a praça e ainda carregar as baterias de seus celulares e tablets.

“Contribuir para a revitalização da Praça Ramos de Azevedo representa a conservação e a valorização da memória afetiva e histórica que conecta a Itália ao Brasil”, completa Rustico. A reinauguração da praça já tem data marcada. No dia 16 de dezembro deste ano (sábado) uma grande festa promete recolocar o centro de São Paulo e a Praça Ramos de Azevedo no calendário cultural e turístico da cidade.

O projeto Italia Per San Paolo conta com o apoio financeiro e suporte técnico de 23 empresas. São elas: Costa Crociere, Grupo Comolatti, Geodata, Luigi Bauducco, Pirelli, BCF Solutions, TIM, Enel, Graziella Matarazzo Leonetti/Andrea Matarazzo, Grupo Gavio, Papaiz Participações, GM Venture, IED, Colégio Dante Alighieri, Intesa SanPaolo, Magneti Marelli, Lia Bridelli, Azimut Brasil, Opem Brasil, Prysmian, Tozzini Freire e Zaraplast.