Conversas de Botequim: Livro homenageia Noel Rosa nos 80 anos de sua morte

Antologia com 20 contos inspirados em canções do Poeta da Vila será lançada no dia 06 de maio na Livraria Folha Seca, no Centro do Rio de Janeiro. Lançado pela Mórula Editorial, livro é organizado por Henrique Rodrigues e Marcelo Moutinho

20 canções de Noel Rosa, 20 contos inspirados em sua obra. 20 autores, 20 olhares sobre letras que cantam a aldeia, mas que são absolutamente cosmopolitas. 20 escritores de diferentes regiões, origens e experiências, 20 releituras de um tempo que não se perdeu e que é reencarnado em personagens e situações contemporâneas.  

Este é Conversas de Botequim, uma homenagem ao Poeta da Vila por ocasião dos 80 anos de sua morte. Organizado por Henrique Rodrigues e Marcelo Moutinho, o livro será lançado pela Mórula Editorial no dia 06 de maio, na livraria Folha Seca, no Rio de Janeiro. 

Nascido em 1910 no bairro de Vila Isabel, Rio de Janeiro, Noel de Medeiros Rosa viveu por apenas 26 anos. Vítima de tuberculose, morreu em maio de 1937. Um curto período, mas que foi suficiente para que Noel inscrevesse seu nome na história da cultura brasileira, revolucionando a lírica de nossa canção.

Em suas músicas, evocou personagens, situações e rotinas da cidade, retratando-os de forma extremamente original em uma obra que explicita as contradições do Brasil urbano e sua diversidade. 

É com esse rico legado que Conversas de Botequim busca dialogar: a cada um dos 20 autores coube a tarefa de selecionar uma música de Noel, composta com ou sem parceiros, e a partir dela criar uma narrativa ficcional. 

O critério de escolha da canção foi exclusivamente afetivo e o ponto de partida foi igualmente livre: houve os que retiraram seus textos de uma ou duas linhas das letras de Noel, os que utilizaram o título como inspiração e ainda os que aproveitaram as narrativas originais para criar seu conto.   

Foram convidados autores e escritores de diferentes partes do país, com estilos igualmente distintos. De nomes já consagrados pela crítica aos que buscam o merecido espaço, o resultado é a multiplicidade e o diálogo criativo, potente e diverso entre contos e canções.

Além dos organizadores, Aldir Blanc, Alexandre Marques Rodrigues, Ana Paula Lisboa, Cintia Moscovich, Fernando Molica, Flávio Izhaki, Ivana Arruda Leite, Luci Collin, Luisa Gleiser, Manuela Trindade Oiticica, Marcelino Freire, Maria Esther Maciel, Nei Lopes, Rafael Gallo, Raphael Vidal, Sergio Leo, Socorro Acioli e Verônica Stigger compõem o time da antologia. 

Em se tratando de Noel Rosa, o lançamento não poderia acontecer em outro local que não na tradicional livraria do Centro do Rio. Ocupando as calçadas e a própria Rua do Ouvidor, a Folha Seca é o lugar ideal para uma tarde acompanhada da roda de samba comandada por Chico Alves e convidados e uma boa conversa de botequim. 

Serviço
DIA: 6 de maio (sábado)
HORÁRIO: 14h
LOCAL: Livraria Folha Seca
Rua do Ouvidor, 37
Centro – Rio de Janeiro – RJ
RODA DE SAMBA COM CHICO ALVES E CONVIDADOS

Informações 
Conversas de Botequim: 20 contos inspirados em canções de Noel Rosa
ORGANIZADORES:
Henrique Rodrigues e Marcelo Moutinho
EDITORA:
Mórula Editorial
FORMATO:
192 páginas – 15 x 21 cm 
PREÇO DE CAPA:
R$ 39,00
ISBN: