24.7 C
Rio de Janeiro
novembro 13, 2018
Notícias

Como dar uma festa: 5 dicas para você não errar na organização e no planejamento dela

foto: Vinicius Amano
foto: Vinicius Amano

Tem gente que ama dar festas, até mesmo fazendo parecer que isso é a coisa mais fácil do mundo. Na verdade, como tudo na vida, a prática leva à perfeição, por isso quando mais festas você der, mais fáceis e melhores elas serão. O grande segredo do sucesso de uma festa é ter bastante organização e planejamento, garantindo que você esteja pronto para quaisquer eventuais problemas e tenha o máximo de controle por todas as horas do evento. Pensamos em 5 pontos para te ajudar a garantir uma boa festa: os convidados, o local e a decoração, os jogos, as bebidas e as comidas, a música e a dança da festa. Veja cada um desses pontos abaixo.

Os convidados

foto: Annie Gray
foto: Annie Gray

A parte mais importante de uma festa, os convidados, deve ser selecionada com o máximo de cuidado. Sempre convide as pessoas que você tem desejo de que se sintam mais do que bem-vindas na festa. Tente também chamar alguns convidados diferentes, aproveitando para ampliar os seus laços com pessoas que não tem tanta intimidade ou que geralmente não tem tanto contato. Pense nas pessoas que possam se sentir sozinhas ou que tenham mais dificuldade de se entrosar e peça para que elas tragam um acompanhante, ou dê como missão a um convidado super extrovertido entreter os convidados mais introvertidos. Não se esqueça de enviar o convite com antecedência (pelo menos 1 mês) e também de pedir para os convidados confirmarem a presença. Há recursos onlines para fazer os dois: a Invite Box disponibiliza modelos de convites que podem ser mandados por e-mail e ainda cobra a confirmação da presença.

O local e a decoração da festa

foto: Adi Goldstein
foto: Adi Goldstein

O segundo ponto mais importante da festa é o seu local. Para defini-lo, antes de mais nada pense na quantidade de pessoas e também da localização. Se for alugar um local, pense bem na acessibilidade, garantindo que mesmo que ele não seja perto para todo o mundo, seja possível chegar sem grandes problemas. Não tem nada mais estressante do que tentar chegar numa festa e não conseguir. Outro ponto é garantir que tenha espaço para estacionar carros, para receber as comidas e as bebidas, como também banheiros. Capriche na limpeza do ambiente e na decoração. Você pode encontrar vários locais para alugar no Sua Festa, Minha Casa. Lembre-se que a decoração deve estar de acordo com o tema da festa.

Os jogos da festa

foto: Blake Lisk
foto: Blake Lisk

Uma boa ideia para integrar os convidados e deixar o ambiente ainda mais descontraído é pensar em algumas ideias de jogos. Se você tiver uma área aberta, dá para colocar jogos gigantes como dominó, boliche, jogo da velha, xadrez, etc. Esses Jogos Gigantes para quintal estão cada vez mais famosos. No caso, eles são mais recomendados para os convidados que gostam de ação e de aventura. Outra opção bastante certeira é jogar um baralho de cartas na mesa para que o pessoal possa jogar blackjack, por exemplo. Este é um jogo fácil de aprender e pode revelar bastante da personalidade dos convidados, os mais ousados podem até mesmo double down, o que significa dobrar a aposta inicial, como explica a Betway Casino. Dá também para fazer um concurso de karaokê e de dança com videogame de tapete, e o melhor jogo é o Just Dance da Ubisoft. Isso, é claro se os convidados tiverem uma veia mais artística e não tiverem medo de se arriscarem. Além disso, dá para usar jogos de tabuleiros, que podem ser uma grande forma para unir os amigos, e um dos mais populares é o Jogo da Vida da Estrela, no caso de uma noite mais sossegada.

As bebidas e as comidas da festa

foto: Kelsey Chance
foto: Kelsey Chance

Começando pelas bebidas, você deve oferecer sempre água e pelo menos uma outra opção. Sendo que bebidas alcoólicas são opcionais e de acordo com o tipo de festa. Em relação à comida, tudo vai depender do horário da festa e da sua duração. Pense num menu versátil, com um cardápio bem pensado e interessante, mas que também não seja impossível de ser preparado e de estar gostoso sem que te deixe na cozinha o tempo todo. O anfitrião deve estar livre para curtir a festa também. Use uma lista de compras em aplicativos para facilitar a sua vida e não se esquecer de nada.

A música e a dança da festa

foto: Modesta Žemgulytė
foto: Modesta Žemgulytė

Tanto a música como a dança devem estar coordenadas com o tipo de festa que você está planejando e organizando. Já deixe claro no convite o que os convidados podem esperar, eles podem até mesmo se envolver no processo de seleção de músicas para garantir ainda mais variedade e diversidade. Se as músicas forem mais animadas, separe um espaço para dançar e remova os objetos que podem de alguma serem danificados devido aos movimentos dos convidados. Lembre-se que festa representa alegria, então nada de música triste. Use o Spotify para criar a sua playlist.

Esperamos que essas dicas te ajudem a ter uma festa super organizada e bem planejada! E boa festa!

Posts relacionados

Grátis: Festival Viking acontece na Glória com música, hidromel e mais

Redação

Doces, travessuras e outras atividades especiais para o Halloween no VillageMall

Redação

Atriz Luiza Cesar convidada para o musical Beatles Num Céu de Diamantes

Redação

Deixe um comentário