24.7 C
Rio de Janeiro
novembro 13, 2018
Notícias

Como criar um site de qualidade

No início, quando a Internet ainda era uma novidade, fazer um site era uma tarefa destinada apenas para quem possuía conhecimentos técnicos a respeito desse tema. Porém, atualmente a construção de um site já está mais acessível para todos.

Quem almeja saber como ganhar dinheiro na Internet, por exemplo, pode optar pela alternativa de fazer um site. Mas qual é a vantagem de contar com um site? Como um site poderá ajudar você?

Um site atualmente ajuda os profissionais das mais variadas áreas. Quem é um empreendedor e administra uma pequena empresa terá a chance de divulgar o seu negócio por meio de um site.

Já os profissionais de outras áreas, tais como arquitetos, designers, fotógrafos, jornalistas e publicitários, também poderão ter um site como portfólio e assim divulgar as suas especialidades e serviços.

Um site, inclusive, é útil para quem quer investir em uma loja virtual, pois hoje em dia uma significativa parcela de consumidores já aderiu às compras pela Internet, por ser um meio mais prático e rápido.

Enfim, o fato é que ter presença online não é mais um diferencial nos dias de hoje, é uma necessidade. Por isso, ter um site é importante. Ainda mais se for um site de qualidade, dotado de um bom apelo visual e informações relevantes.

A criação de um site
Um site basicamente vai servir para você e para o seu negócio como uma espécie de vitrine. Ou seja, ele vai trazer as informações mais importantes, tais como contato, preços e informações de produtos.

Além disso, é importante constar no site links que conduzem para outros espaços seus na web, tais como as suas redes sociais, o seu blog ou algum canal de vídeo.

Um site é uma ponte para divulgar ainda mais você e os seus serviços. Para criar o seu site com qualidade você deve acompanhar os seguintes passos:

Efetuar o registro de um domínio
O domínio consiste no endereço do seu site. Em resumo, o domínio é o seu endereço na web. É como os seus clientes e usuários deverão digitar para poder acessá-lo.

O domínio do seu site pode ser registrado juntamente com a contratação de hospedagem ou separado diretamente no órgão que tem a função de administrar os domínios brasileiros, que é o site registro.br.

Encontre um bom serviço de hospedagem
Para manter a qualidade do seu site é importante contar com um bom serviço de hospedagem. Se o seu site contar com vários acessos diários e não possuir uma hospedagem de qualidade, ele poderá apresentar problemas e comprometer o seu trabalho diante do seu público.

Para entender a relevância que a hospedagem tem para o seu site, basta imaginar que o domínio é o seu endereço, enquanto a hospedagem é o terreno onde está localizado esse endereço.

Existem diferentes tipos de hospedagem de sites, tais como a compartilhada, a na nuvem e a dedicada. Para você escolher a mais adequada, você deve avaliar o tamanho do seu site, estando por dentro do número de acessos que ele tem por dia, por exemplo.

Um site de qualidade deve contar com uma boa hospedagem, assegurando suporte técnico caso a quantidade de acessos venham atrapalhar a permanência dele no ar.

Escolha uma boa plataforma para você construir o seu site
Atualmente é possível contar com plataformas que oferecem recursos e funcionalidades que permitem que você mesmo construa o seu site. Elas são intuitivas e trazem temas prontos, permitindo melhor personalização do seu projeto web.

No entanto, para criar um site de qualidade é pertinente ter em mãos uma ferramenta que tem recursos e funcionalidades necessárias para isso. O mais recomendado, nesse caso, é o WordPress.

Com uma boa plataforma, você tem condições de escolher um tema adequado para o seu site. Lembre-se que a qualidade do site tem muita relação com o seu aspecto visual. A imagem é um apelo forte em se tratando de Internet.

Configure as seções do seu site
Em se tratando de um site de qualidade, é sempre bom estar atento para o posicionamento dos links em seu layout. Eles devem ser dispostos de uma maneira que facilitem o visitante encontrar de forma rápida o que ele deseja.

Além disso, é relevante adotar um visual mais limpo e sóbrio, sem exagerar na quantidade de elementos, já que assim você facilita a navegação do visitante, proporcionando a ele uma boa experiência, inclusive, fazendo com que ele volte mais vezes.

Saiba divulgar
De nada adianta ter um site de qualidade se ninguém chegar até ele, não é mesmo?

Para isso, é importante divulgar o seu site por meio de um blog e utilizar as suas redes sociais. Outras estratégias, tais como o e-mail marketing, também são válidas.

Conclusão
Não é difícil criar um site de qualidade, mas é possível contar com as ferramentas ideais para isso.

Lembrando que um site de qualidade não diz respeito apenas ao seu aspecto visual, mas sim a todos os atributos que garantem boa acessibilidade, navegação descomplicada e conteúdo relevante. Esse conjunto é que faz toda a diferença.

 

Posts relacionados

1ª Feira Ecoorgânica Multicultural da Zona Oeste acontece dia 10, no Grand Mercure Riocentro, com expositores, oficinas, música e aulas de yoga, zumba e boxe funcional 

Redação

Comedia “Mamãe Voltou” retorna à Zona Sul

Redação

Paquetá Experimenta 2

Redação

Deixe um comentário