25.7 C
New York
julho 17, 2019
Featured Música

Com direção de Ana Beatriz Nogueira, Leila Pinheiro apresenta ‘Extravios’ no Teatro Oi Casa Grande

Leila Pinheiro - foto: Bruno Lemos
Leila Pinheiro - foto: Bruno Lemos

O repertório traz uma nova versão da intérprete com canções de Villa-Lobos, Dolores Duran, Caetano Veloso, Adriana Calcanhoto, entre outros grandes nomes da MPB

“Eu sei que os extravios são necessários, sim. A necessária parte do meu caminho sozinho”. Os versos da canção “Extravios” (de Dalto e Antônio Cícero) e o sentimento de seguir numa outra direção, serviram de inspiração para o título do novo show de Leila Pinheiro. Em EXTRAVIOS, Leila, sob a direção da atriz Ana Beatriz Nogueira, apresenta ao público um repertório de interpretações diferentes das habituais: inusitadamente posicionadas no médio-grave de sua voz. Acompanhada do músico João Felippe, Leila apresentará EXTRAVIOS dia 6 de abril, sábado, às 21h, no Teatro Oi Casa Grande.

Uma amizade de mais de 30 anos e um belo encontro musical. Ana Beatriz Nogueira, atriz, propôs um show intimista, teatral, poético e embalado por canções como a valsa instrumental de Leila, “Dorotéia”, que abre o espetáculo; “Para um Amor no Recife” (de Paulinho da Viola); “Só de Você” (de Rita Lee e Roberto de Carvalho); “Blues para Bia” (de Chico Buarque), “Vivo a Sorrir” (de Adriana Calcanhoto)“, “Chuva, Suor e Cerveja” (de Caetano Veloso), entre tantas outras, intercaladas por pequenas citações de poemas de Hilda Hilst e Cecilia Meirelles.

“É um show pensado pela Ana Beatriz e roteirizado por nós duas. Um mar de belas canções que foram se complementando e montando esse texto – de teatro”, conta Leila. “A Ana Beatriz é essa atriz gigante que eu conheço, admiro e respeito tanto. Termos essa relação de confiança foi fundamental. EXTRAVIOS é, de fato, uma nova forma de me colocar no palco, de me envolver nas canções. Isso fica bem claro para o público”, afirma a cantora, compositora e pianista.

Propondo uma direção que valoriza o mais íntimo da intérprete, Ana Beatriz Nogueira – uma declarada apaixonada pela música popular brasileira de todas as épocas – quis, primeiramente, explorar a voz de Leila Pinheiro numa nova região, o médio-grave, trazendo novos ares ao repertório escolhido e desafiando a cantora. Além disso, a beleza nem sempre percebida das letras das canções e a forma como elas soariam na voz de Leila também foram cruciais na escolha do repertório.

“O que me move nesta direção, neste extravio, é o amor pela música. É o respeito e a admiração pela intérprete. Eu propus um show no qual o público saísse tocado, pensando na música, na letra e na voz. E refletindo sobre como é bom escutar essas canções de uma maneira diferente”, comenta a atriz e diretora.

Também foi sugestão de Ana Beatriz a parceria com o músico convidado, o jovem e premiado João Felippe, que acompanha Leila Pinheiro com o seu cavaco de cinco cordas. “Certa vez, num encontro de amigos, vi a Leila e o João improvisarem uma canção juntos. Fiquei tão encantada com a química deles… Foi a primeira pessoa em quem pensei para acompanhá-la nesse novo caminho”, completa Ana.

EXTRAVIOS traz ainda composições de Dolores Duran, da jovem portuguesa Luísa Sobral, de Tom Jobim, de Zé Miguel Wisnik, de Moreno Veloso, entre outros. “Um novo caminho. Eu extraviada e encantada com esse  rumo novo por onde tem ido a minha voz e o meu corpo”, conclui Leila.

FICHA TÉCNICA:
Voz, piano e violão: Leila Pinheiro
Direção artística e roteiro: Ana Beatriz Nogueira
Direção musical: Leila Pinheiro
Músico convidado: João Felippe (cavaco de 5 cordas)
Desenho de luz: Aurélio de Simoni
Engenheiro de Som: Márcio Reis
Figurinista: Carla Garan
Direção de Produção: Silvia Rezende
Realização: Trocadilhos 1000

SERVIÇO:

Leila Pinheiro em EXTRAVIOS
Data: 06/04/2019 – sábado
Horário: 21h
Local: Teatro Oi Casa Grande
Avenida Afranio de Melo Franco, 290, Leblon.
Telefone: (21) 2511-0800
Ingressos: R$80 (inteira); R$40 (meia-entrada).
Livre.
926 lugares.
Vendas antecipadas: www.tudus.com.br

Bilheteria – horário de funcionamento: de terça à sexta, a partir do meio dia; sábado e domingo, a partir das 15h. Encerramento:  terça e quarta, até 19h; quinta a sábado, até 20h30; e domingo, até 19h30.

Posts relacionados

Leopold Nunan lança Banzé, em parceria com Beto Brown e produção de Donatinho

Redação

Luis Leite e Márcio Sanchez apresentam repertório sul-americano na Sala Cecília Meireles, nesta terça, 19 de março

Redação

Fernanda Abi-Ramia agita Brooks Pub com a banda Paranoide

Redação

Crítica | The 1975 no Circo Voador

Redação

Festa Julina do Retiro dos Artistas

Redação

The Neighbourhood vem ao Brasil para dois shows em junho de 2019

Redação

1 comentário

Bem Sertanejo - O Musical | Espetáculo se apresenta em temporada no Norte e Nordeste - Sopa Cultural março 29, 2019 at 14:48

[…] Confira >>> Com direção de Ana Beatriz Nogueira, Leila Pinheiro apresenta ‘Extravios’… […]

Resposta

Deixe um comentário