20 C
Rio de Janeiro
sexta-feira, julho 3, 2020

Romance inspirado em fatos reais é sucesso internacional

Destaques na semana

Arte no Palco, Em Casa e Etc e Tal

Pensando em fazer a espiral da arte continuar a todo vapor em pleno isolamento social, a companhia carioca Etc e Tal, acostumada...

Receitas quentes e deliciosas para o inverno 2020

Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas da estação, a dica é saborear receitas quentinhas para aquecer o estômago. Por...

Desafio 10×10: Em iniciativa inédita, grafiteiros criam coletivamente obra doada para leilão solidário

O Desafio 10x10, gincana nacional que tem como objetivo alimentar 10 milhões de famílias, recebe doação de obra produzida coletivamente pelos artistas...

Pratos com carne para o 4 de julho

Neste sábado, 04 de julho, os Estados Unidos comemora a sua Independência com muito churrasco, como é a tradição americana....

Jeniffer Pereira, nascida em 1996 no estado do Rio de Janeiro, é estudante de enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ). Desde pequena é apaixonada por histórias, o que contribuiu para que descobrisse sua vocação para a escrita, que no início se revelou em pequenos textos, depois peças teatrais, para finalmente levá-la à produção de seu primeiro romance, Lílian, uma história inspirada em fatos.

“É possível sentir Lílian como a vontade de uma senhora de reviver sua adolescência e, ao mesmo tempo, a vontade de uma criança de crescer e descobrir o mundo”.

Boa leitura!

Escritora Jeniffer Pereira, é um prazer contamos com a sua participação na revista Divulga Escritor – especial Mulherio das Letras. Conte-nos, o que a motivou a ter gosto pela leitura?
Jeniffer Pereira – Primeiro gostaria de deixar registrado meu agradecimento pela oportunidade de fazer parte desta edição. E respondendo a pergunta… Não foi “o que” necessariamente e sim “quem”, minha mãe. Ela sempre contava histórias para que eu dormisse, e depois que aprendi a ler – ainda no jardim de infância – ela começou a comprar gibis e livros infantis, desde então o amor pela leitura foi só crescendo cada vez mais.

Você sempre gostou de escrever? Conte-nos, o que a inspirou a ter gosto pela arte de escrever?
Jeniffer Pereira – Sim, sempre! Aprendi a ler e escrever muito nova, entre meus cinco, seis anos, mais ou menos, e além do incentivo dos meus pais eu estudava em uma escola que incentivava muito esse processo, tanto que havia uma feira anual em que vendíamos pequenos livros criados por nós, alunos. Era completamente feito a mão, da escrita até as ilustrações. Vou confessar que não me lembro muito bem qual foi meu primeiro livro, sei que era algo que envolvia uma cachorra de três patas e que foram todos vendidos antes dos meus pais terem a chance de comprar um exemplar. 

Em que momento surgiu inspiração para escrita de seu primeiro romance “Lílian”?
Jeniffer Pereira – (risos) Surgiu de uma briga. Um amigo, ex-namorado, teve a audácia de me dizer que nunca havia vivido um amor de verdade, como aquele dos livros de romance que líamos. Obviamente eu discordei, discutimos, e eu escrevi o livro para mostra-lo que ele estava errado.  

Como foi se desenvolvendo a escrita do enredo que compõe a trama?
Jeniffer Pereira – Levei três dias para escrever a obra completa, eu tinha os diários que escrevia na época… As emoções e as lembranças junto com um pouco de criatividade fizeram o restante do trabalho. 

Apresente-nos “Lílian” (sinopse)
Jeniffer Pereira – Inspirado em fatos, Lílian conta a história de uma jovem que vive na inconstância de decidir entre a ousadia de viver um amor sem barreiras e os limites que gostaria de impor a esse mesmo amor. Transitando entre amores alheios e as decepções que eles desencadeiam, a jovem usufruirá dos aprendizados que acumulou para viver seu relacionamento com Erick.

É possível sentir Lílian como a vontade de uma senhora de reviver sua adolescência e, ao mesmo tempo, a vontade de uma criança de crescer e descobrir o mundo. Ainda assim, Lílian não pode ser resumido em uma sinopse, tampouco em um verbete, ele é o inconsciente de cada um, vivido por um só. Somos todos um pedaço dele, mesmo assim ele é único.

Em que cidade se desenvolve o enredo?
Jeniffer Pereira – Na cidade do Rio de Janeiro.

O que mais a encanta em “Lílian”?
Jeniffer Pereira – Difícil dizer, acho que se fosse para falar da personagem principal “Lílian” seria o amadurecimento dela por entre as páginas… A diferença dela do primeiro namorado para o primeiro grande amor e como ela consegue ir crescendo com todos os obstáculos que encontra e criando seus próprios valores acima do que ela já trás de bagagem. Porém, do livro de uma forma geral, pensando bem, seria a delicadeza e a facilidade de como ele é capaz de trazer os nossos sentimentos à tona, nossas recordações… Ainda não encontrei alguém que quando terminou de lê-lo, não tenha virado para mim e tenha dito “Nossa! Tal acontecimento me fez lembrar-me de quando aconteceu tal fato na minha vida” e tenha começado a contar uma parte de suas próprias memórias para mim. Então, talvez seja isso, o que mais me encanta em “Lílian” seria o quanto ele é capaz de tocar o íntimo das pessoas.

Onde podemos comprar o seu livro 
Jeniffer Pereira – “Lílian” pode ser adquirido no formato físico no site da Editora Coerência (https://ed-coerencia.lojaintegrada.com.br/lilian).

Quais os seus principais objetivos como escritora?
Jeniffer Pereira – Passar uma mensagem. Acho que de todo e qualquer escritor na verdade. Se você leu um livro e não aprendeu ou refletiu nada com ele, aquele escritor falhou. Eu, especificamente com “Lílian”, busquei mostrar o quanto a família pode influenciar nas suas decisões e escolhas, o quanto molda o que somos… As diferenças entre os relacionamentos, principalmente quando somos adolescentes e todas as emoções estão à flor da pele. E, talvez o mais importante, que o amor existe, em intensidades diferentes, formas diferentes, mas que não se deve desistir e sim lutar sempre por quem realmente importa para nós. 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Jeniffer Pereira. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor – especial Mulherio das Letras. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Jeniffer Pereira – Conheça quem você é verdadeiramente, não desista dos seus sonhos ou de fazer o que quer pelo que outros dizem que é o melhor para você. Nesta vida somos instantes, então não perca os seus vivendo os de outras pessoas. E se me permite mais um; lute por quem você ama, mostre que se importa! Como diria “Lílian”: “Onde e com quem você quer estar amanhã? Arrisque-se!”.

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: [email protected]

 

- Advertisement -

Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas notícias

Perinatal cria o Check-Up Ginecológico. Consultas e exames são realizados no mesmo dia, em poucas horas

Comodidade, praticidade e agilidade em tempos de pandemia. Esta é proposta do Check-Up Ginecológico que a Perinatal volta a oferecer na Unidade...

Desafio 10×10: Em iniciativa inédita, grafiteiros criam coletivamente obra doada para leilão solidário

O Desafio 10x10, gincana nacional que tem como objetivo alimentar 10 milhões de famílias, recebe doação de obra produzida coletivamente pelos artistas...

Farinha Pura divulga programação de lives para julho

Desde o início de maio, o Empório Farinha Pura vem realizando lives especiais para descontrair e levar conhecimento para os clientes que...

Feira de São Cristóvão retoma atividades neste sábado

Informes sobre as regras de ouro foram instalados por todo equipamento municipalDepois de mais de 100 dias fechado, a Feira de São...

Bares e restaurantes reabrem as portas para os atendimentos presenciais

O Ancoramar, tradicional restaurante no Centro do Rio, acaba de reabrir as portas para o atendimento presencial. Com todos os protocolos de segurança,...
Share via