Coluna do João Luiz Azevedo de Fim de Ano – Feliz 2018

O longa metragem B.O. ( Baixo Orçamento ) idealizado por Bruno Bloch, Daniel Belmonte e Pedro Cadore, com os atores George Sauma, Luísa Arraes, Nelson Freitas, André Mattos, Mateus Solano, Leticia Isnard, João Pedro Zappa foi o filme escolhido no FICA.VC ( Festival Internacional Colaborativo Audiovisual ), a participar do Festival Los Angeles Brazilian Film Festival, nos Estados Unidos,  no ano que vem.  O longa fala de jovens que estão buscando o seu espaço dentro da indústria cinematográfica e, para isso, produzem um filme de baixo orçamento.

Depois de 3 anos afastado dos palcos cariocas Bemvindo Sequeira volta a se apresentar no Rio de Janeiro, com seu show engraçadíssimo ‘Dona Encrenca Só Muda o Endereço’ nos dias 15, 22, 29 de janeiro e 19 e 26 de fevereiro/2018, na Sala Baden Power, em Copacabana. Ele promete 60 minutos de gargalhadas ou o valor do ingresso de volta.  Será?

* Quem também inicia o ano cantando na Sala Baden Powell, em Copacabana será Agnaldo Timóteo, que apresentará seu novo show ‘Obrigado Cauby’, no dia 17 de janeiro/2018, em homenagem ao amigo, que faleceu ano passado. Timóteo promete cantar sucessos de Cauby como ‘Conceição’, ‘Bastidores’, ‘A Peróla e o Rubi’… além de seus sucessos ‘Meu Grito’, ‘Os Verdes Campos da minha Terra’, ‘Os Brutos Também Amam’ entre tantos outros

* e por falar em Cauby… Diogo Vilella voltará a vivê-lo nos palcos. A partir de janeiro/2018, o espetáculo ‘Cauby! Cauby! Uma lembrança’, de Flavio Marinho estreia no teatro Carlos Gomes.   Diferente do espetáculo anterior, ‘Cauby! Cauby! de 2006, que narrava a trajetória de Cauby da infância ao sucesso, essa nova montagem relembrará grandes shows do artista e dará detalhes sobre o cantor a partir da desmontagem do seu camarim. No grande foyer do Teatro da praça Tiradentes será montado uma exposição com figurinos do artista homenageado. Além de Vilela estarão no elenco, a Sylvia Massari, Sabrina Korgut, Paulo Trajano, Aurora Dias, Luiz Gofman, Ryene Chermont, Luiz Menezes e Rafael de Castro além de banda com cinco músicos.

* Ausente dos palcos desde 2012, Chico Buarque fará temporada de 03 semanas no Vivo Rio para o lançamento de seu último álbum ‘Caravanas’, de 04 a 21 de janeiro/2018.

* 2018 promete ser um ano de muito trabalho para a atriz Claudia Jimenez. Com a perda de Marcia Cabrita, Jimenez aceitou o convite para reviver a ‘Edileuza’ no filme ‘Sai de Baixo’ de Cris Amato e promete também produzir um novo espetáculo teatral.  Ela viverá a enfermeira ‘Annie’, obcecada pelo escritor ‘Paul Sheldon’ do filme ‘Louca Obsessão’, baseado no livro ‘Misery’ de Stephen King. Esse personagem rendeu a Kathy Bates o Oscar de melhor atriz em 1991. Ótima pedida, não?!   

* Quem volta em cartaz em janeiro, no Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea, é o musical ‘Léo e Bia’ de Oswaldo Montenegro, sob a direção de Leonardo Talarico.  A atriz Bia Arantes substituirá Isabella Santoni, protagonista na temporada anterior no Teatro do Fashion Mall. O espetáculo é inspirado na juventude de Oswaldo Montenegro na capital, mas é uma ficção. A montagem original estreou nos anos 1980, fez muito sucesso e foi o espetáculo de estreia da atriz Isabela Garcia. “Léo e Bia” também ganhou uma adaptação para o cinema em 2010, mas o filme chegou a poucas salas e amargou baixa bilheteria. No Youtube, no entanto, foi assistido por mais de um milhão de vezes clandestinamente.   Essa é a primeira montagem oficial da peça sem ter assinatura de Oswaldo na direção. Mas o projeto é aprovado e incentivado por ele, que chegou a regravar três canções especialmente para o espetáculo. A trilha também traz gravações de Ney Matogrosso, Alceu Valença, Zé Ramalho, Zeca Baleiro e Paulinho Moska.

Quem voltará ao Meier, em janeiro, é a atriz Taís Araujo, que em sua adolescência estudou no tradicionalíssimo Colégio Metropolitano, bem próximo do Imperator, onde ela apresentará, ao lado do maridão Lazaro Ramos, o espetáculo ‘O Topo da Montanha’, sob a direção de Fernando Philbert, em cartaz do dia 20 de janeiro a 4 de fevereiro, apenas aos sábados e domingos.   O último dia da vida de Martin Luther King (1929-1968) é reinventado pela autora americana Katori Hall. Na história, o símbolo da luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos conhece a misteriosa camareira Camae, que o confronta, lembrando-o que, como todos, é humano. Tudo isso em Memphis, na véspera de seu assassinato.

Clique nas imagens para ampliar

* Seis meses após o incêndio que o obrigou a fechar as portas, o Teatro Clara Nunes, no 3º piso do Shopping da Gávea, anuncia sua reabertura para o dia 11 de janeiro/2018. A comédia ‘Corta!’ de Marcio Azevedo, que teve sua temporada interrompida em junho com a perda de todo seu cenário no incêndio. A comédia que tras no elenco a atriz Dadá Coelho e o visagista Beto Carramanhos, ficará em cartaz até 18 de março/2018.  Sucesso pra eles.

* Os diretores Charles Möeller e Claudio Botelho abrem inscrições para as audições de “A Noviça Rebelde”. O espetáculo será remontado em 2018, com estreia marcada para maio em São Paulo e prevista para julho no Rio de Janeiro, no Oi Casa Grande.  Há oportunidades para crianças, adolescentes e adultos. A audição ocorrerá no Teatro Renault, em São Paulo, entre os dias 15 e 18 de janeiro.  Eu aposto que quem fará o personagem titulo será a queridinha Malu Rodrigues, alguém duvida?

* Quem abre a programação musical do Circo Voador, no dia 06 de janeiro  será Mart’nalia + Quinho Canta Marina + Dj Fabio Gomes (Festa Batmakumba) e na Fundição Progresso, também nos Arcos da Lapa,  será a Festa Sacode Fundição, com Dilsinho, Thiaguinho e Ferrugem. Dia 05 de janeiro. Show para todos os gostos.

* A melhor casa de samba da cidade, o bar Carioca da Gema, encerra a programação musical com a Luiza Dionisio, no dia 30/12 e reabre no dia 01/01, com apresentação do Rixxa, o Pavarotti do Samba.  Não tem como entrar o novo ano melhor… Ô Sorte!!!

* Zeca do Trombone estará botando pra quebrar nos dias 02, 16 e 30 de janeiro no Rio Scenarium. Dá pra perder? É ruim, hem…

* O ‘Rei das Marchinhas’ João Roberto Kelly fará seu show pré-carnavalesco, na Sala Baden Powell, no dia 31 de janeiro, ao lado dos cantores Marcio Gomes, que cantará ’O Rancho da Praça Onze’ (de Kelly e Chico Anysio) e Izabella Bicalho que interpretará canções de Elizeth Cardoso.  Kellynho promete cantar todos os seus sucessos.  É show pra mais de horas

* A atriz Jussara Calmon e o norueguês Gudmund Fjortoft convidam para cerimonia matrimonial, na noite de réveillon, na praia de Copacabana, a partir das 19h.  Jussara convida 150 privilegiados, para a ocasião, entre eles, familiares, famosos, amigos e fãs.  Ela conta com uma equipe de cerimonialistas profissionais que tomará conta de cada detalhe do evento, para que todos se sintam à vontade e com segurança. Após a cerimônia, será servido coquetel, que deixará todos com agua na boca. Ela promete…Parabéns ao casal.

* Eri Johnson convida para estreia da comédia ‘Um Casamento Feliz’, onde, além de atuar, assina também a direção. O texto é de Gerald Bitton e Michel Munz  e a tradução e adaptação de Flávio Marinho. Dia 04/01,  no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. No elenco, além do Eri Johnson, Renato Rabelo, Rayanne Morais e João Lima Jr. Ator Convidado: Raymundo de Souza. Promessa de muitas gargalhadas.

* Christiane Torloni estreia no dia 11/01, no Teatro Sergio Cardoso, em São Paulo, seu aclamado espetáculo ‘Master Class’ de Terrence Mc Nally e direção de José Possi Neto. No espetáculo, Torloni interpreta um momento da vida de uma das mais marcantes personalidades femininas do século XX, a lendária ‘La Divina’, Maria Callas.   Sucesso de crítica e público em 2015 e 2016 em temporadas em São Paulo e Rio de Janeiro, Christiane ganhou o troféu de Melhor Atriz no Prêmio Aplauso Brasil, o Prêmio Quem, da revista ‘Quem’, e o Prêmio Arte Qualidade Brasil, além de ter sido indicada ao Prêmio Shell também na mesma categoria.

* Comemorando 17 anos de sucesso, estréia no dia 05/01, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, a comédia ‘Os Monólogos da Vagina’, de Eve Ensler, com adaptação de texto e direção de Miguel Falabella. O espetáculo traz depoimentos verídicos de mais de 200 mulheres colhidos pela autora em todo o mundo, que abordam de maneira extremamente bem-humorada, direta e livre de preconceitos uma reflexão sobre a relação da mulher com sua própria sexualidade. No elenco, as atrizes  Adriana Lessa, Cacau Melo,  Maximiliana Reis,  Rebeca Reis e Sônia Ferreira.

RAPIDINHAS…

– A assessora de imprensa do Teatro Rival, Sheila Gomes anuncia a programação: ‘O Expresso Brasileiro’ de Claudio Lins (dia 28/12), Jay Vaquer ( 30/12), Xande de Pilares ( 11/01), pré carnaval sem Rival com rodada dupla de Amstel, toda 6af. Dia 12/01 com o bloco Pororoca Purpurina, dia 19/02 tem o Terreirada Cearense, dia 26/01 Bloco do Sargento Pimenta, dia 02/02, o bloco ‘Me Beija que Sou Cineasta’.   

– O assessor de imprensa da Portela, Raphael Perucci informa: dia 29/12, a campeã promoverá em sua quadra de Madureira, o Pré Reveillon com a presença da Banda do Cordão da Bola Preta. A anfitriã terá a missão de abrir a programação. Sob o comando do intérprete Gilsinho e da bateria Tabajara do Samba, vão se apresentar passistas, baianas, compositores, destaques, Velha Guarda, departamento feminino, integrantes das torcidas organizadas da Portela e a rainha Bianca Monteiro. Participam também o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, Marlon Lamar e Lucinha Nobre, o segundo, formado por Yurí Souza e Camylinha Nascimento, e o terceiro, que é composto por Emanuel Lima e Rosilane Queiroz. Tudo isso ao som de sambas antológicos e do hino oficial para o próximo Carnaval, quando a Águia Altaneira apresentará o enredo “De Repente de Lá Pra Cá e Dirrepente de Cá Pra Lá…”, da carnavalesca Rosa Magalhães. Não dá pra perder…

– O produtor Filippe Neri informa que a partir do dia 14/01, o Espaço Cultural ‘Olho da Rua’ ( Rua Bambina 6 – Botafogo )  apresentará o espetáculo ‘Da Mala Que Sai’ com o grupo Sintonia Dominó, dando inicio ao projeto ‘Olhinho da Rua’, em novo horário infantil, domingo as 11h.

– O Teatro Ipanema anuncia sua programação: ‘Alair’ tendo como protagonista o ator Edwin Luisi, que conta a biografia do consagrado fotógrafo Alair Gomes sobretudo no bairro de Ipanema ficará em cartaz aos  sábados, domingos e segundas-feiras. O espetáculo infantil “Batalhinha de Máscaras’, versão infanto-juvenil do evento mensal de sucesso “Batalha de Improvisação de Máscaras Balinesas” que encantou o público em 2017, numa parceria da Residência-Artística com a Cia dos Bondrés e o Núcleo do Ator do Departamento de Artes Cênicas da Uni-Rio.  Em horário alternativo “Está Quase Amanhecendo’ em duas únicas apresentações e temporada as quintas e sextas de  “Utopia D – 500 anos depois”.  

– A produtora Simone Frota informa que estreia no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, seu espetáculo ‘Alice, Uma Aventura Musical’. Temporada do dia 06/01 a 04/02.

A produtora Luciana Ezarani anuncia temporada de seus espetáculos: ‘Essas Mulheres…’ ,  comédia que retrata o universo feminino e os diversos papéis representados por elas na sociedade ( Quartas – dias 17 e 24 de janeiro as 19:30h ) e  ‘O Rei da Feira’ , que conta a história de Tião, um feirante que veio da roça para cidade grande. Tião se revela um homem dúbio. Quem passa pela feira, não sabe quem está por trás daquela  barraca. ( Quinta Feira – dias 18 e 25 de janeiro as  19:30h) no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas  ( Rua Murtinho Nobre , 169 , Santa Tereza).

– A querida Gina Teixeira informa que nos dias 13 e 14 de janeiro apresentará seu espetáculo ‘Chica Boa’, em Maricá, no Teatro Henfil, as 19h.

– O ator e produtor Lelo Filho informa que a comédia ‘A Bofetada’ comemora 30 anos de sucesso,  com temporada, a partir do dia 06/01, no Teatro Sesc Casa do Comércio em Salvador.  Quem for passar o verão por lá, vale muito a pena conferir, pq essa comédia, como diz a ‘FantaMaria: É a nossa Cara!!!

– Maria Lucia Priolli avisa que seu filho Felipe Dylon, Cristiano Sauma e Luis Tepedino apresentam o show ‘De Olho no Verão’ no Barthodomeu em Ipanema, no dia 07/01.

– Minha amiga Elis Oliveira anuncia a inauguração de seu Espaço 55: um Espaço Multiuso que funcionará  diariamente de 10h às 19h: São 3 salas Multiuso + Recepção-Lounge + Estúdio Fotográfico+ Copa-Cozinha e um espaço externo maravilhoso no Largo do Boticário, Cosme Velho, RJ.  Locações para Gravações, Estúdio Fotográfico, Workshops, Coworking, Treinamentos de Empresas, Lojas Temporárias, Encontros e muito mais… Maiores Informações: contato@espaco55.com.br ; Cel/Whatsapp: 21 974208083

– A partir do dia 06/01, o professor de teatro Ivan Martins iniciará parceria com a Escola de Teatro Leonardo Alves ( rua Correa Dutra 99/sala218 – Catete) Tel. Para informações: 21-99428-9037.

* Aos amigos, um aviso: 2018 não será igual aquele que passou, em breve, saberão por que…

FELIZ 2018 !!!