Coletivo Basement reúne criadores de diversos setores em Teresópolis

Evento acontece de 13 a 15 de outubro com entrada gratuita. Expositores apresentarão criações na moda, gastronomia, arte e acessórios

Um fim de semana inteiro com moda, arte, gastronomia e atividades para a família: assim será a primeira edição do Coletivo Basement, que acontecerá de 13  a 15 de outubro. Com entrada gratuita, o evento reunirá pequenos empreendedores e suas criações, no restaurante Sancho Panza Café, em Teresópolis, que vai oferecer cardápio especial, com clássicos mexicanos revisitados. 

Criado em junho deste ano por amigos que apostaram na união de forças para divulgar suas marcas e superar a crise, o evento escolheu a cidade da Região Serrana para sua estreia. “Começamos por Teresópolis pela questão afetiva e por ser um dos principais destinos dos cariocas”, diz André Motta, fundador do Coletivo Basement  ao lado de Amanda Gurgel e Gabriel Fragoso.

Booking.com

Após essa edição, o coletivo vai se reunir mensalmente em diversas cidades do Rio, com o objetivo de apresentar os novos criadores cariocas e dar espaço para os empreendedores locais. 

“Nossos parceiros são inovadores e criativos, mas sofrem com as dificuldades normais de um novo empreendimento.  Por isso, nosso maior objetivo no Basement é aproximá-los do  público”, explica André.

O final de semana também contará com atividades na Praça Nilo Peçanha, no bairro Alto. A Academia A2 organizará atividades recreativas para crianças. Depois, as famílias poderão visitar a barraca de produtos orgânicos da Fazenda Vale das Palmeiras, do ator Marcos Palmeira. Por lá, as crianças terão aulas sobre o modelo de cultivo orgânico.

O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) terá um stand para informações sobre visitas aos parques do Rio de Janeiro e dará oficinas de artes feitas com gaiolas apreendidas pelo Instituto.

Expositores levarão novidades para o Coletivo Basement

Na gastronomia, o chef Alex Luz prepara cardápio exclusivo, e a Cachaçaria Gamboa fará degustação de produtos especiais. Os doces ficarão por conta do Ateliê Julieta, da Fefê Browneria, e do Pão de Mel da Madu e Be, com sua charmosa Foodbike. O Ateliê Patisserie  DelIDilah, além de vender seus produtos, fará oficinas de massas e doces  para crianças (os valores variam entre R$ 30 e R$ 60).  

Para os amantes de arte e design, também haverá opções.  O Ateliê Cabana assinará a cenografia botânica do evento. O fotógrafo Cláudio Prisco levará suas imagens inspiradas na coexistência do homem com a natureza, tendo o Rio de Janeiro como grande inspiração. O Ateliê TuttiCore terá papelaria craft feita com material reciclável, enquanto a Oficina das tábuas apresentará ladrilhos pintados a mão. As bijuterias e semijoias serão do Ateliê Atman,  da Jolliette, e da designer Thays Bruno. A Arimathea  levará materiais com ferro e madeira, e as luminárias de origami ficarão por conta da  Vagalume.

Adiantando o que vem por aí em relação à moda, a  Buddhi  leva sua coleção verão 2018 em diversos modelos de blusas, saias, vestidos e calças.  A Estilo Livre terá diversos modelos de jeans feminino, e a  Voare e a Dsign levarão modelos femininos leves e coloridos para o verão. A Folia Chic, com sua Kombi estilizada, apresenta bolsas e acessórios, além da sua moda plus size, e a Sport Block terá camisetas e bermudas esportivas masculinas. A Akera leva para o Coletivo as criações da coleção primavera/verão., enquanto a  Aleny terá coleção de cangas,  saídas de praia e outros acessórios para praia. A Brisa completa a moda de praia com seus chapéus de palha, destaque entre os frequentadores das praias da Zona Sul do Rio. As crianças também terão seu espaço, e o evento contará com a participação especial da Pampamtutu, com vestidos estampados para meninas.

Os calçados e acessórios serão representados por três expositores: a  Lapa Shoes estará presente com suas criações autorais e que refletem o espírito carioca. A Chiquinda Bolsas, marca presença com bolsas e acessórios artesanais e aBunker, que  vem despontando com seu produto único: cuecas confortáveis e feitas com matéria prima nacional, também vai marcar presença.

SERVIÇO

Coletivo Basement

Data: 13, 14 e 15 de outubro

Horário: Sexta, 18h às 22h; Sábado, 10h às 22h;  Domingo, 10h às 18h

Local: Sancho Panza Café – Avenida Oliveira Botelho, 68 – Bairro do Alto

Entrada gratuita

Instagram @coletivobasement

Facebook  coletivo basement

Booking.com