24.3 C
Rio de Janeiro
novembro 17, 2018
Gastronomia

Circuito Gastronômico de Favelas chega ao Rio de Janeiro em novembro

Circuito Gastronômico de Favelas - MG
Circuito Gastronômico de Favelas - MG

Após duas edições em Minas Gerais, evento será protagonizado por cozinheiros de comunidades cariocas

O Circuito Gastronômico de Favelas chega ao Rio de Janeiro em novembro, trazendo ao Estado o que foi comprovado em duas edições em Belo Horizonte, MG. A produtora cultural Danusa Carvalho e o rapper Flávio Renegado se uniram para consolidar e difundir a identidade gastronômica como patrimônio material das comunidades, reconhecendo o potencial de gerar renda através da valorização e do intercâmbio dos conhecimentos da mão de obra periférica.

Belo Horizonte, onde o projeto nasceu, recebeu as duas primeiras edições do Circuito Gastronômico de Favelas, nos anos de 2017 e 2018 e reuniu um público de 60 mil pessoas. O Rio de Janeiro foi escolhido pelos organizadores para sediar o evento em novembro. “A cidade passa por um momento crítico, e ações como o Circuito Gastronômico de Favelas, podem contribuir para trazer autoestima e legitimidade aos moradores de comunidades, já tão impactados com a violência e desvalorização do ser humano”, explica Danusa.

A gastronomia e os cozinheiros das comunidades são os protagonistas do Circuito Gastronômico de Favelas. O projeto se propõe a perceber a potência da culinária das comunidades, respeitando suas culturas, e verificando a demanda de aprimoramento. O chef João Diamante foi o escolhido para selecionar os cozinheiros e oferecer-lhes capacitação por onde o projeto passar, auxiliando na apresentação e precificação dos pratos. Foram escolhidos entre oito e nove expositores de gastronomia em cada uma das comunidades. “A escolha não é fácil. São pessoas talentosíssimas que muitas vezes já têm a comida como ganha pão”, conta Diamante. “As comunidades são os novos centros, muitas têm economia autossuficiente e nosso objetivo é apresentá-los a um novo público, cerzindo a cidade”, completa.

João Diamante, Flávio Renegado, Rene Silva e Thais Macedo - foto: Lype Borges
João Diamante, Flávio Renegado, Rene Silva e Thais Macedo – foto: Lype Borges

Outro nome de peso que integra o time do Circuito Carioca de Favelas é o de Rene Silva, autor do jornal comunitário Voz das Comunidades, Rene completa a equipe agregando no assunto comunicação periférica.

Complexo do Alemão e Andaraí receberão o Circuito Gastronômico de Favelas dias 18 e 25 de novembro, respectivamente. Durante o dia os cozinheiros apresentarão seus pratos para os visitantes. Além da degustação, haverá shows com o Samba da Vera – roda de samba da comunidade mineira de Alto Vera Cruz, artistas convidados e talentos das próprias comunidades, oficinas, palestras e atividades lúdicas para as crianças.

Todo o lucro sobre as vendas dos produtos vai para os atores gastronômicos. O entorno também é amplamente beneficiado (padarias, mercearias, sacolões e pequenos comércios locais). “O mais interessante dessa liberdade é que chegamos a um evento bastante espontâneo em todos os sentidos. Do primeiro ano para cá, percebemos como os participantes estão entusiasmados, com receitas inventivas, tanto na elaboração quanto nos nomes. Eu me sinto muito feliz em fazer parte desse momento porque são pessoas fortes, são sobreviventes”, comemora Danusa Carvalho.

No dia 01 de dezembro acontece a festa de encerramento, no Terreirão do Samba, reunindo todos os participantes do evento em uma grande confraternização. Músicos como Pretinho da Serrinha, João Cavalcanti e Edu Krieger também apoiam o evento. Além de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, em 2019 outras capitais brasileiras receberão o circuito.

Serviço

Domingo – ALEMÃO
18/11/18 – 12h às 20h
Rua Engenheiro Manoel Segurado
Entrada gratuita

Domingo – ANDARAÍ
25/11/18 – 12h às 20h
Rua Geribá – Grajaú|Andaraí
Entrada gratuita

Sábado – TERREIRÃO DO SAMBA
01/12/18 – 13h à 00h
Rua Benedito Hipólito, 66 – Centro
R$ 5,00 inteira ou R$ 2,50 meia – a opção de meia entrada inclui doação de 1kg de alimento não perecível ou brinquedo que serão doados às comunidades participantes.

Confira as edições anteriores do Circuito Gastronômico de Favelas através do site e perfis no Instagram e Facebook.

Posts relacionados

Flores comestíveis

Redação

Mussum no Mondial de La Bière

Redação

Shiso – O Restaurante Japonês do Grand Hyatt Rio de Janeiro

Redação

Deixe um comentário