Cine Teatro Municipal Henfil recebe a ocupação “Maricá em Cena” com a peça “Acorda, Amor!”

Acorda Amor
Acorda Amor

A Prefeitura de Maricá, a Secretaria Municipal de Cultura de Maricá e a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ) lançam o projeto de ocupação artística Maricá Em Cena.

A partir de 06 de maio, com a ocupação artística da FETAERJ, o município de Maricá contará com uma curadoria especializada, levando espetáculos de alto nível de todo o Estado do Rio de Janeiro para se apresentar na cidade. Serão 100 sessões para espetáculos em diversas linguagens e direcionados para diferentes públicos, desenvolvendo uma rotina cultural para a cidade, com apresentações no Cine Teatro Municipal Henfil e em diversas praças do município. Toda a programação será GRATUITA e se estenderá até dezembro.

A abertura do projeto fica por conta da peça “Acorda, Amor!”  cujo texto de Florencia Santángelo e Marcos Camelo é baseado no conto clássico “A bela adormecida”, traz uma encenação que se constrói à margem da história. De forma dramática, são apresentados temas como um grande amor, a dor da despedida, a euforia da comemoração e a saudade. A direção é de Marcos Camelo e acontece às 19h no Cine Teatro Municipal Henfil.

Em tempos de relações virtuais e redes sociais, a atriz uruguaia Florencia Santángelo e o diretor brasileiro Marcos Camelo, da Cia Quatro Manos, criaram uma narrativa diferente para a adaptação de A Bela Adormecida, do escritor francês Charles Perrault, em que se estabelece um elo com o público adulto. Durante 50 minutos a comédia dramática “Acorda Amor!” estimula à reflexão, apresentando de forma inesperada uma história já conhecida por todos, contada por intermédio de um monólogo. Segundo a atriz, a escolha foi a de apresentar neste espetáculo personagens que quase são esquecidas na versão original: a mãe da princesa, as beatas do povo, as fiandeiras.

“Acorda, Amor!” faz uma leitura atual, e até cômica, de uma das versões de um clássico – além da de Charles Perrault, há a original, dos irmãos Grimm, e a da Disney. Usando a expressão corporal, a musicalidade e recursos como a onomatopeia, Florencia  procura a veracidade em sua interpretação. “A ideia é me aproximar da plateia, que em determinados momentos interage naturalmente. Para isso utilizo técnicas, como o griot – em que o ator interpreta, canta e conta a história, misturada à linguagem do palhaço, que escuta, olha e se comunica”, diz a atriz.

Acorda Amor
Acorda Amor

Com intuito de incentivar a produção local e a economia criativa, serão oferecidas oficinas gratuitas para a capacitação de mão de obra técnica nas áreas de cenografia, iluminação, figurino e maquiagem, além de oficinas artísticas de direção e Interpretação teatral. Será desenvolvido também o projeto Doutores Arteiros de Maricá, em que artistas locais irão desenvolver atividades no hospital do município. As inscrições para participar das oficinas estão disponíveis no site www.fetaerj.com.br

Através de intervenções artísticas, a FETAERJ pretende transformar o trânsito do município de Maricá, trazendo de forma lúdica, importantes questões sobre segurança e sustentabilidade. Com cenas breves e descontraídas, artistas irão trabalhar em parceria com agentes de trânsito para conscientizar sobre o uso de equipamentos de segurança e a cordialidade no trânsito. Será montado também um espetáculo com essa temática, que percorrerá todas as escolas do município em apresentações gratuitas, utilizando a linguagem teatral para a educação no trânsito.

SERVIÇO
Ocupação Maricá em Cena
Abertura: 06 de maio – 19h
Espetáculo: Acorda amor
Texto: Florencia Santángelo e Marcos Camelo
Direção: Marcos Camelo
Elenco: Florencia Santágelo
Classificação: Livre
Duração: 50 minutos
Gênero: Comédia dramática

ENTRADA GRATUITA – ENTRADA FRANCA em todos os eventos – Distribuição de senhas 1 hora de antecedência.

Local: Cine Teatro Municipal Henfil
Endereço: Rua Domício da Gama, 291 – Eldorado, Maricá – RJ
www.fetaerj.com.br