Cia Fragmento de Dança apresenta “Eu Outro” na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Em curta temporada, de 1 a 3 de fevereiro (quinta a sábado), a Cia Fragmento de Dança apresenta,  na Oficina Cultural Oswald de Andrade, o seu mais recente trabalho, “Eu Outro”, que teve estreia em dezembro, dentro da Ocupação Encontros na Cena Depoimento, que a cia. realizou na Funarte. A entrada é gratuita.

Com especial interesse pelo que chama de Dança Depoimento, a Cia Fragmento de Dança investiga, há algum tempo, a fricção entre vida e obra, real e ficcional, envolvendo memórias, arquivos e depoimentos de modo a invadir, expor e dividir ambientes íntimos, não somente para falar de si, mas para tornar-se o outro. Na criação de “Eu Outro”, os integrantes – Chico Rosa, Daniela Moraes, Diego Hazan, Maitê Molnar, Rafael Sertori e Vanessa Macedo – experenciaram vários procedimentos – a visita à casa dos avós que já não lhes pertence, o afastamento das redes sociais, a revelação de experiências traumáticas do corpo –, todos com o intuito de perceber como arte e vida dizem uma sobre a outra e como memórias que nos constituem não são propriedades privadas e querem existir visceralmente  neste tempo do agora.

Em alguns campos da arte, o “real” é estudado num território estético próprio. Algumas denominações como “teatro documentário”, “teatros do real”, “cinema documentário” sinalizam gêneros ou modos de produção específicos.  Para Vanessa Macedo, diretora da companhia, no caso da dança, esse debate não tem fronteiras claras. “Por se fundar no corpo, parece-nos que a linguagem da dança, no desenvolvimento de seus processos criativos, já discute autobiografia, subjetividade e experiência”, argumenta.

Ao debruçar-se sobre esses conteúdos, a companhia desenvolve projetos com oficinas, grupos de pesquisa e mostras de trabalhos que envolvem artistas das mais diversas linguagens, “para investigar a expansão desse material em propostas cênicas, e o entendimento de como isso se traduz ou não para o espectador”, complementa Vanessa Macedo.

“Eu Outro” conta com André Prado na luz; voz, violão e percussão de Daniela Moraes; vídeos de Leo Lin e Chico Rosa, máscaras assinadas por Wander Rodrigues com assistência de Gab Menacho, e figurino de Daíse Neves.

Serviço:

“Eu Outro”, Cia Fragmento de Dança
dias 1, 2 e 3 de fevereiro de 2018
quinta e sexta, às 20h; e sábado, às 18h.

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3222-2662 / 3221-4704
E-mail: oswalddeandrade@oficinasculturais.org.br 
Site: www.oficinasculturais.org.br
Entrada: grátis (retirar convites com uma hora de antecedência)
Lotação: 40 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 16 anos

CIA FRAGMENTO DE DANÇA
Em 2002, Vanessa Macedo começou as suas primeiras investigações autorais em dança contemporânea, fundando a Cia Fragmento de Dança, em São Paulo – SP. Nos primeiros anos, criou alguns solos e duos e, a partir de 2007, concretizou o desejo de se estruturar num formato de grupo que pesquisa e produz continuamente, realizando temporadas na capital e participando de festivais e mostras nacionais e internacionais. Durante esses anos, a Cia criou 15 trabalhos e foi contemplada pelos principais editais de apoio a projetos de dança – Prêmio FUNARTE Klaus Vianna, Programa de Fomento à Dança da cidade de São Paulo, Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, edital Caixa Cultural, Festival Cultural Inglesa, entre outros. Mulheres como Frida Kahlo, Virginia Woolf e Tracey Emin inspiraram a Cia em suas criações que envolvem discussões de gênero, autoimagem, fricção vida e obra. Atualmente, assuntos como dramaturgia na dança e o uso de material autobiográfico como linguagem cênica têm sido especialmente investigados para pensar sobre as relações que memórias e experiências pessoais criam com e no outro.

FICHA TÉCNICA
Coreografia e Direção: Vanessa Macedo
Assistente de coreografia: Maitê Molnar
Intérpretes: Chico Rosa, Daniela Moraes, Diego Hazan, Maitê Molnar, Rafael Sertori e Vanessa Macedo
Luz: André Prado
Voz, violão e percussão: Daniela Moraes
Músicas: Wiked Game Cover e Antiphon: Hodie Christus natus est
Figurino: Daíse Neves e Cia Fragmento de Dança
Máscaras: Wander Rodrigues
Assistente de máscaras: Gab Menacho
Vídeos: Leo Lin e Chico Rosa
Preparação corporal: Rafael Carrion, Valéria Mattos e Vanessa Macedo
Produção Executiva: AnaCris Medina

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.