20.8 C
New York
junho 19, 2019
Gastronomia

Chefs na Feira: é possível aliar gastronomia à conscientização socioambiental

Foto: Berg Silva
Foto: Berg Silva

O projeto cultural dá continuidade às ações do Olhar Saudável e dialoga com a sociedade sobre a importância da segurança alimentar e nutricional e da ecogastronomia

O lançamento do projeto Chefs na Feira acontecerá no dia 30 de maio, às 17h45, no auditório do Museu de Arte do Rio (MAR) e integrará a agenda do 1º Fórum Latino-Americano das Cidades Signatárias do Pacto de Milão. O Fórum receberá, na Cidade Maravilhosa, no final do mês, representantes de diversas partes do mundo para debater o desenvolvimento de sistemas alimentares baseados nos princípios da sustentabilidade e da justiça social. Na parte da manhã, o Chefs na Feira fará exposição de fotografias das 8h às 14h. No final do dia, o projeto promove o lançamento oficial com mesa de debate sobre o tema ‘A gastronomia e os desafios da alimentação contemporânea’.

O Chefs na Feira é um desdobramento da iniciativa Olhar Saudável e combina fotografia de comida e ecogastronomia. O projeto foi batizado com o nome do festejado evento promovido pelo Olhar Saudável, em abril de 2018, na Feira Orgânica do Jardim Botânico, integrante do Circuito Carioca. A ação é resultado de uma percepção da produtora cultural Carol Graciosa, sobre a necessidade da ampliação da reflexão a respeito dos benefícios dos alimentos orgânicos, para incentivar a mudança de hábitos de consumo e assegurar mais saúde à sociedade.

Debate ‘A gastronomia e os desafios da alimentação contemporânea’
O debate ‘A gastronomia e os desafios da alimentação contemporânea’ abordará o papel da gastronomia no fortalecimento da agricultura orgânica e na promoção da alimentação saudável, produzida com práticas sustentáveis. Farão parte da roda de conversa: Ana Pedrosa, chef membro do movimento Slow Food, consultora gastronômica e professora de culinária saudável, além de Ecochef do Instituto Maniva; Ana Ribeiro, chef e professora especialista em PANCs (plantas alimentícias não-convencionais), Ecochef do Instituto Maniva; Carol Graciosa, idealizadora do projeto Chefs na Feira, produtora executiva da iniciativa Olhar Saudável e Mestre em Educação com especialização em Mudanças Globais e Futuros Sustentáveis; Ciça Roxo, chef, consultora gastronômica, professora universitária, idealizadora do Projeto Olhar Saudável e Ecochef do Instituto Maniva; Fátima Anselmo, produtora de agricultura urbana orgânica no Orgânicos da Fátima e Joca Mesquita, chef, professor do SENAC para as competições de educação profissional e idealizador do Projeto Olhar Saudável. O evento terá mediação de Chico Júnior, jornalista e idealizador do Prêmio Maravilhas Gastronômicas do Rio.

Projeto Chefs na Feira
Exposições itinerantes de fotografias ampliadas, com exibição em cavaletes, que mostram a rotina nas áreas rurais e nas feiras do Circuito Carioca de Feiras Orgânicas, serão realizadas pelo Chefs na Feira, com o apoio do Olhar Saudável e com participação dos fotógrafos revelados pela iniciativa, no ano passado, entre eles: Berg Silva, Marcel Lopes, Evelen Gouvêa e Simone Carrocino. Durante as intervenções, chefs que seguem a corrente da ecogastronomia realizarão degustações saudáveis com produtos sazonais em alguns eventos, com calendário a ser divulgado ao longo do segundo trimestre deste ano.

O projeto Chefs na Feira é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Unimed Rio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e tem como parceiros a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI), a Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de janeiro (ABIO), a iniciativa Olhar Saudável e a Companhia Têxtil Castanhal.

Serviço:

Lançamento do projeto Chefs na Feira, uma iniciativa do Olhar Saudável
Data: Dia 30 de maio de 2019
Local: MAR – Museu de Arte do Rio

Horários:

  • Exposição Itinerante Chefs na Feira, na Feira Orgânica do Pacto de Milão

        Das 8h às 14h, na Praça Mauá, em frente ao MAR

        Evento gratuito

  • Lançamento oficial com a mesa redonda ‘A Gastronomia e os Desafios da Alimentação Contemporânea’

        Às 17h45, no Auditório do MAR

                Inscrições: olharsaudavelrio@gmail.com

Posts relacionados

Um dia pra chamar de seu!

Redação

Segunda edição da Callebaut Chocolate Week chega ao Rio

Redação

Degustação de cafés com a barista Keiko Sato no Farinha Pura Experiência

Redação

Plymouth Classics Day

Redação

The Bife: Workshops de churrasco fazem sucesso na Barra

Redação

Bares e restaurantes comemoram o Dia dos Pais

Redação

1 comentário

ELIEZER CLAUDIO CORREA NETO maio 18, 2019 at 10:18

Top de mais o artigo, e que gastronomia vire rotina nesse pais.. show parabéns

Resposta

Deixe um comentário