Chefs do Rio e de Toronto criam menu exclusivo para a Semana de Gastronomia Canadense

Em sua segunda edição, a Semana de Gastronomia Canadense desembarca no Rio de Janeiro de 19 a 25 de junho, trazendo uma parceria entre chefs renomados de Toronto, no Canadá, e da capital fluminense: Doug Penfold (restaurantes Cava e Chabrol) e Pedro Siqueira (Puro).

O menu, criado com exclusividade pelos chefs, é um retrato da multiculturalidade do Brasil e do Canadá e da valorização de produtos frescos e locais, característica comum ao trabalho de ambos.

Esta é a primeira vez que Doug Penfold vem ao Brasil. O chef canadense está estudando a cultura e a culinária do país, e espera levar influências daqui para seus restaurantes.

Entre as opções do cardápio fechado, destaque para o cogumelo Erengui grelhado com estragão, amêndoa e cebola enchalote, a sopa de aipo-rábano com croutons de coentro e cebolinha, o peixe do dia com escarola, cevadinha e redução de sidra e o peito de pato esmaltado com Maple, bolo de batata com repolho ao molho de vinho tinto (R$160,00).

A Semana de Gastronomia Canadense é realizada pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) em parceria com o Puro Restaurante e com o apoio do Consulado Geral do Canadá no Rio de Janeiro.

Para reservas e informações sobre a Semana de Gastronomia Canadense, acesse o site oficial do evento: http://www.ccbc.org.br/Hotsite/6296/-.

foto:  Rodrigo Castro
foto: Rodrigo Castro

Os Chefs:

Doug Penfold atua há quase três décadas no setor de restaurantes e hospitalidade. Trabalhou com alguns dos top chefs canadenses no Canoe, Avalon e Pastis. É sócio do Cava – restaurante espanhol moderno que introduziu as tapas em Toronto –  e do Chabrol, restaurante francês que ganhou resenhas das principais publicações especializadas do Canadá e o apelido de “Nárnia dos restaurantes” por Amy Pataki, crítico do Toronto Star. Sua culinária é descrita pelo crítico Chris Nuttlesmith como “requintada”. Em sua mais recente aventura, Penfold está explorando a cozinha marroquina e a influência francesa que recebeu.

Pedro Siqueira tomou gosto pela gastronomia ainda na infância. Com formação baseada na culinária francesa, o chef tem um currículo vasto e passou por restaurantes renomados como Dom, de Alex Atala; Eau, com o chefe Pascal Valero; e Taillevent, restaurante três estrelas Michellin, localizado em Paris. Foi o chef Erick Jacquin que o apresentou à Cidade Maravilhosa, de onde nunca mais saiu. No Rio de Janeiro, foi sous chef de Luca Gozzane no Fasano Al Mare. Uma marca registrada na cozinha no chefe é a criação de receitas com inspiração caseira que traduzem e valorizam a verdadeira gastronomia. No comando do Puro, o chef venceu a categoria de “Melhor Novidade” pela premiação do Rio Gastronomia 2015, do jornal O Globo, e como “Chef Revelação”, do prêmio Comer e Beber 2016/2017, da Revista Veja Rio. Já pelo Massa, seu segundo endereço gastronômico, ganhou na categoria “Melhor Novidade do Ano”, no prêmio Melhores do Ano da Revista Época.

Serviço

Puro – Rua Visconde de Carandaí, 43 – Jardim Botânico. Telefone: 3284-5377. Horário de funcionamento: Seg a Qui – 12:00 às 17:00 e de 19:30 às 00:00. Sexta de 12h às 17h e de 19h30 à 1h. Sábado de 12h30 às 17h e de 19h30 às 1h. Domingos de 12h30 às 22h. Cc.: todos. C.d.: todos. www.purorestaurante.com.br; www.instagram.com/purorestaurante/

Puro Restaurante:
Um selo de pureza e qualidade carimba a esquina da rua Visconde de Carandaí com a Pacheco Leão, no bairro do Jardim Botânico. É ali que se encontra o Puro, restaurante contemporâneo, mas com receitas “comfort food” e apresentação arrojada. Lá, o chef e sócio da casa, Pedro Siqueira, lança mão das técnicas atuais para dar roupa nova aos clássicos caseiros, que marcaram sua infância. O chef busca a sustentabilidade e a aproximação aos pequenos produtores, com insumos que chegam de fornecedores com, no máximo, 200 km de distância do restaurante. As receitas autorais são inspiradas na influência caseira de preparar pratos que traduzem e valorizam a verdadeira gastronomia brasileira em ambiente charmoso, clean e sofisticado. www.purorestaurante.com.br

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.