20.5 C
New York
junho 26, 2019
Exposição

Centro Cultural Correios recebe exposição “Neoclipes”, de Sanagê

ARTISTA PLÁSTICO SANAGÊ EXPÕE ESCULTURA DE 12 METROS NA ÁREA EXTERNA DO CENTRO CULTURAL CORREIOS

O artista plástico carioca Sanagê, radicado em Brasília, acaba de abrir a exposição “Neoclipes” no Centro Cultural Correios, em cartaz até 4 de novembro. A mostra é composta por uma grande escultura de 12×4,5x3m, com uma linguagem neoconcretista que aborda o desenvolvimento da forma escultórica a partir de um elemento: o clipe. Assim, o artista passa a estabelecer um novo conteúdo, mantendo o diálogo e a identidade primitivos e que remetem à arte contemporânea. Há 35 anos, Sanagê começou fotografando clipes e desde então usa o objeto nos trabalhos, mesmo sendo apenas o ponto de partida para a criação.

“O clipe traz no seu desenho uma poética atrevida e instigante, porque este produto aparentemente simples, diria até inexpressivo, tem características ímpares por ter sua função absoluta sem uso de motores ou qualquer outro elemento mecânico que determine suas características”, comenta Sanagê, que tem mais de 12 obras públicas instaladas pela capital do Distrito Federal.

Esta liberdade de ação compõe as obras da exposição, sendo a própria materialização em constante movimento acelerando sua dinâmica criativa em busca de novas variantes. Porém, não existe este esgotamento no campo da discussão que se amplia e se diversifica quanto às formas e estas passam a ser frutos dos devaneios na criação.

“Espero que minhas obras provoquem o toque, como se pedissem para serem mudadas de lado, alteradas em suas essências. Quero que as pessoas fiquem tentadas ao ‘ e se…’?”, finaliza o artista.

O ARTISTA
Em 1978, o artista tinha a certeza de que ia ser fotógrafo. Para isso fez todos os investimentos necessários ao desenvolvimento da profissão e ao reconhecimento do seu trabalho. Obteve uma experiência singular com participações em exposições individuais e coletivas, e oportunidades de trabalhar para agências de propaganda, revistas e editoriais fotográficos.

Em 1994, resolveu trilhar novos caminhos. Motivado por fatos e razões, aparentemente desconexas, montou uma pequena metalúrgica. E esse empreendimento tornou-se um divisor de águas na história do artista.

A partir de 2004, dedicou-se à criação de esculturas em aço carbono e inox com influências marcantes de Almicar de Castro, Franz Weissmann e Alexandre Calder. Busca, desde então, como característica, deixar a forma interagir com o universo. O pressuposto que as esculturas não tenham uma lógica previamente estabelecida. Trabalha o limite do imponderável e a falta de compromisso rígido com a posição espacial.

“NEOCLIPES” – Artista Plástico Sanagê expõe esculturas na área externa do Centro Cultural Correios
Data: até 4 de novembro
Local: Centro Cultural Correios
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h às 19h
Entrada Franca
Classificação: Livre

Posts relacionados

Exposição Michelin Ouro Verde Bania na 4ª edição do Wired Festival Brasil

Redação

Exposição ‘Dos Marigo – Fotografias’ na Galeria do Ateliê

Redação

Traços Brasileiros – A cultura brasileira pela ótica de artistas plásticos

Redação

Exposição Ancestralidades Contemporâneas apresenta Brasis desconhecidos

Redação

Monumento Estácio de Sá oferece exposição gratuita “Ancestralidade Urbana”

Redação

Exposição Claudio Valério Teixeira, na Gávea

Redação

Deixe um comentário