“Cena Impressa – volume 2 – Teatro em parceria” apresenta trabalho colaborativo para teatro de jovens autores com com organização do autor e diretor Diego Molina

Livro terá lançamentos no Rio de Janeiro, dia 2 de maio, às 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo

Seguindo o ditado que “um é pouco e dois é bom”, “Cena Impressa – Volume 2 – Teatro em parceria” repete a fórmula de autores novos com textos surpreendentes, trazendo como novidade o trabalho em parceria.  O lançamento será dia 2 de maio, a partir das 19h, na Livraria da Travessa, em Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97). 

O diretor Diego Molina – que faz dobradinha com Leandro Muniz no texto “Debate” -, assina também a organização do segundo volume, que segue valorizando o trabalho feito pela “nova dramaturgia carioca”.  “Desta vez nos concentramos na ideia da escrita a várias mãos, como um conceito a ser discutido e como uma forma de resistência. Seguir com o projeto “Cena impressa” é uma declaração de amor ao nosso trabalho e um grito de guerra contra a barbárie que não pensa a cultura como uma manifestação necessária ao brasileiro”, avalia. 

O livro apresenta quatro peças, um esquete, cinco textos de apresentação, uma  discussão sobre dramaturgia colaborativa e um artigo escrito pelo crítico e doutor em teatro, Daniel Schenker, sobre o exercício do ofício do dramaturgo.  “…o autor de teatro tem um pé na realeza, o roteirista é um peão. O autor de teatro tem Shakespeare como grande expoente. O Shakespeare do cinema é Orson Welles e quem responde pelo filme não é quem escreve, é quem dirige”, afirma ele. 

Cada texto é precedido por uma apresentação e uma ficha técnica, com o histórico de onde foi encenado.  Do primeiro volume, estão os autores Diego Molina, Jô Bilac, Julia Spacaccini, Larissa Câmara, Leandro Muniz, Renata Mizrahi e Rodrigo Nogueira.  A obra marca a estreia de Lygia Serrado no coletivo.  E coube ao organizador, convocar Camilo Pellegrini, Daniel Schenker, João Falcão, Paulo Betti, Luci Nogueira e Silvia Spadaccini e Moacir Chaves para os textos de apresentação.  Já Bosco Brasil assina o prefácio, enquanto a diretora Marcia Abujamra ficou responsável pela orelha do livro, onde ela, aliás, define bem a proposta dos autores:  “Com seus textos eles respondem ao Brasil que vivemos, buscam suas próprias traduções e nos oferecem seus próprios questionamentos para nossos caminhos e descaminhos políticos e pessoais”.

Primeiro Volume – Teatro à la carte

Em 2010, o autor e diretor Diego Molina organizou o livro “Cena Impressa – Volume 1 – Teatro à la carte”, onde reunia esquetes de drama e comédia para um, dois ou vários atores para ler e montar; textos com orientações, reflexões e depoimentos sobre os diferentes processos de escrita de um texto teatral, narrados por jovens profissionais da cena carioca. O volume se completava ainda com uma lista com mais de 40 títulos de livros, guias e manuais para quem quer se aventurar a escrever.  O livro teve lançamento no Rio de Janeiro e em São Paulo, dentro da Bienal de Livros. 

“CENA IMPRESSA – VOLUME 2 – TEATRO EM PARCERIA”

Organizador: Diego Molina

Autores: Diego Molina, Jô Bilac, Julia Spacaccini, Larissa Câmara, Leandro Muniz, Lygia Serrado, Renata Mizrahi e Rodrigo Nogueira.

Giostri editora

311 páginas

Preço: R$ 69.00 –  Coleção Dramaturgia Brasileira – Giostri editora.

LANÇAMENTO DIA 2/05/2017 – TERÇA-FEIRA – 19H

Local: Livraria da Travessa de Botafogo

Endereço: Rua Voluntários da Pátria 97 – Botafogo – Tel: 3195-0200