35.7 C
New York
julho 21, 2019
Teatro & Dança

CCBB Rio apresenta “Natal Brasileiro

A programação inclui contação de história, Coral Centro de Música Jim Capaldi e a peça “Noite Feliz” da Cia Pequod

Uma aventura natalina contada e cantada ao som de sanfona e rabeca e que narra a saga de um grupo de pastores a caminho de Belém para comemorar o nascimento de Jesus é o tema de “Uma árvore para o Natal”. A história abre a programação do “Natal Brasileiro” no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro nos dias 8 e 9 (sábado e domingo), às 18 horas, e será contada de forma lúdica, com bonecos, adereços e jogos interativos.  Até 23 de dezembro, além de contações de histórias, haverá apresentação do Coral do Centro de Música Jim Capaldi e da peça “Noite Feliz” da Cia Pequod.

Em “Uma árvore para o Natal” o contador de histórias Joaquim de Paula conta em 50 minutos a saga de um grupo de pastores que, ao saber do nascimento de Jesus, resolve peregrinar até o local para lhe homenagear. A viagem vira uma aventura, pois se perdem no caminho. Quando chegam em uma pequena gruta em Belém, constroem uma torre no formato de árvore e depositam os muitos presentes arrecadados em oferecimento ao nascimento de Jesus. O evento acontecerá na sala 26, no 4o andar do CCBB.

Nos dias 15 e 16, às 18 horas, Ilana Pogrebinschi apresenta “Contos de Paz”, histórias com o espírito natalino e que de maneira lúdica falam da fraternidade entre os seres humanos, os reinos da natureza e a esperança de um mundo melhor. A contadora utiliza bonecos, música e a participação do público que, no último conto, será personagem da história. Canções natalinas tradicionais serão tocadas ao violão e flauta transversa. O evento terá duração de 50 minutos e será realizado na sala 26/4º andar.

O coral Centro de Música Jim Capaldi, formado por crianças e adolescentes moradores de comunidades cariocas e integrantes do projeto social da Fundação São Martinho apresentará canções natalinas populares na rotunda do CCBB, às 14 horas nos dias 22 e 23 (sábado e domingo). O grupo se apresentou recentemente no show do Roger Waters, quando fez coro em “Another brick in the wall”, sucesso do Pink Floyd.

A peça “Noite Feliz”, um musical que usa o teatro de bonecos para contar a história do nascimento de Jesus, será apresentada pela Cia Pequod, às 16 horas, nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), no Teatro I.  Músicos e cantores interpretam canções criadas especialmente para o espetáculo que narra os fatos desde o casamento de Maria e José até a fuga da Sagrada Família para o Egito, sempre com graça e leveza. Nesta remontagem específica para a programação no CCBB, o humor é o elo entre as referências culturais da época e alguns aspectos atuais de cultura pop.

Já a Cia do Solo apresenta nos dias 22 e 23 (sábado e domingo), às 18 horas, duas histórias: “Pastoril Brincantes” e “A menina da Caixa de Fósforos”. A primeira narra o nascimento do menino Jesus inspirada no pastoril, folguedo popular de origem portuguesa e bastante difundido no nordeste brasileiro. Utiliza instrumentos musicais como violão, cavaquinho, acordeon e percussões diversas enquanto dois contadores dividem a narrativa por meio da palavra, do canto e de belíssimas imagens em nanquim da ilustradora Fran Junqueira.

A segunda história apresenta o conto do escritor Hans Christian Andersen sobre uma menina que tenta vender fósforos na noite de Natal, mas só recebe desprezo e indiferença dos transeuntes até que decide usar o calor da imaginação para conseguir tudo que deseja. A encenação tem duração de 50 minutos e ocorrerá no 4º andar – sala 26.

Serviço

Evento: “Natal Brasileiro”

Período: De 08 a 23 de dezembro – sábados e domingos

08, 09, 15, 16, 22 e 23/12 (sábados e domingos)
Contação de histórias: Em Cantos e Contos de Natal – Sala 26 – 4º andar – 18h

22 e 23/12 (sábado e domingo)
Coral Centro de Música Jim Capaldi – Rotunda – 2º andar – 14h

Espetáculo “Noite Feliz” (Cia Pequod) – Teatro I – térreo – 16h

Local: CCBB Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)

Ingresso: Entrada franca – distribuição de senhas 1 hora antes na bilheteria do CCBB

Classificação indicativa: Livre

Informações: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/natal-brasileiro/

Posts relacionados

“Memórias de Nelson Rodrigues” chega a Niterói 

Redação

Comedia musical “Ate que a morte nos separe” no Teatro Fashion Mall

Redação

Theatro Municipal recebe noite de gala do Cinco em Dezembro

Redação

“Plataforma Dança Intercâmbio” traz ao Rio importantes nomes da Dança Moderna

Redação

“Joãozinho da Goméia – De filho do tempo a Rei do Candomblé” estreia em fevereiro no Rio

Redação

O quintal da Berta

Redação

Deixe um comentário