Casa XXVINTE no Circuito das Artes Jardim Botânico

O espaço de co-working leva mais de 20 marcas ao evento, entre grifes de moda, artesanato, design e até scrapbook

XXVINTE - Residentes - Moda

O Circuito das Artes do Jardim Botânico chega ao fim de sua 20a edição no próximo fim de semana. Parte do calendário oficial do bairro, o evento é um roteiro artístico completo por ateliês, lojas, restaurantes e oficinas, e acontece uma vez por ano. Esta edição termina nos dias 27 e 28 de agosto.

Localizada em uma das melhores ruas do bairro, a CASA XXVINTE abre suas portas para o evento, com o diferencial de apresentar mais de 20 expositores em seus espaços, entre marcas residentes e convidadas.

Booking.com

“Um dos pontos centrais do nosso projeto é reforçar a cultura de bairro e a comunidade criativa local do Jardim Botânico. Recebemos o Circuito das Artes de portas abertas, sabendo da importância de estreitar os laços com os nossos vizinhos e com projetos bacanas, com os quais nos identificamos. A ideia aqui é estimular a vocação criativa da nossa região”, diz Daniel Frazão, co-fundador da XXVINTE.

A XXVINTE é um coworking voltado para profissionais ligados à economia criativa e empreendedores em geral. Hoje o espaço acolhe aproximadamente 100 residentes, divididos em 25 empresas e marcas de todos os tamanhos, desde jovens empreendedores a empresas de grande porte, como Spotify Brasil e TV Globo. 

O espaço fica na Rua Visconde de Carandaí, nas casas de números #17 e #20, e estará de portas abertas entre 12hs e 19hs durante o circuito.

IMG_7237

XXVINTE – 20a Edição – Circuito das Artes do Jardim Botânico
Um dos pontos centrais do nosso projeto é reforçar a cultura de bairro e a comunidade criativa local do JB. Recebemos o Circuito das Artes de portas abertas, sabendo da importância de estreitar os laços com os nossos vizinhos e com projetos bacanas, com os quais nos identificamos. A ideia aqui é estimular a vocação criativa da nossa região.

Quando: 27 e 28 de Agosto de 2016, de 12hs às 19hs.

Onde: Rua Visconde de Carandaí, casas #17 e #20, Jardim Botânico, RJ.

Expositores:

Marcas Residentes:

  1. Ana Porto – Jóias
  2. Helena Pontes – Moda feminina
  3. Augustana – Moda feminina
  4. Mariana Sarmento – Bolsas
  5. Vettori – Moda feminina
  6. Krya – Moda feminina
  7. Afree Studio – Crafts e Scrapbooks
  8. Lokalwear – Acessórios

Marcas Convidadas:

  1. Alea atelier
  2. Biombo
  3. Das meninas
  4. Durval Amorim
  5. Ivo Minoni
  6. Vanessa Clark
  7. Isla
  8. Muug
  9. Pedro Braga
  10. Solo Biju
  11. Marcela Cavalcanti
  12. Studio Marta Reis
  13. Zsolt
  14. Aro
  15. Grimmer
  16. Iza Trinas
  17. Oficina do Cultivo

Perfil dos eventos na XXVINTE: Temos como premissa fomentar a economia criativa, colaborativa e o ecossistema local de empreendedores, startups, profissionais autônomos e marcas independentes. Além dos eventos que fazemos com o selo XXVINTE (REUNE, SABADEXX, CINEGRAMA, Happyhours, Talks, cursos e workshops, programações especiais na Semana Design Rio e Circuito das Artes do Jardim Botânico), também recebemos eventos de fora (mostras, exibições, galerias, exposições, lançamentos e etc) que estejam alinhados ao nosso propósito e às nossas áreas de interesse (moda, design, cinema, comunicação, arquitetura, empreendedorismo e cultura maker). O objetivo é construir uma rede/ecossistema entre pessoas e negócios e funcionar como um hub criativo, onde esses profissionais e empresas possam encontrar abrigo, conexões e ferramentas, além de um ambiente de trabalho dinâmico e a infra necessária para o desempenho de suas atividades.

As casas:

A XXVINTE se propõe a ser um ambiente de pesquisa e laboratório de temas relacionados ao universo do coworking. Em avanço à lógica que norteou os ambientes de trabalho do pós-revolução industrial ao final do século XX, deixamos de considerar o espaço físico como um simples ativo imobilizado e custo administrativo, e passamos a tratá-lo como  um instrumento, uma ferramenta para se alcançar um determinado resultado e um veiculo de comunicação a favor de pessoas e negócios.  

Tratamos o espaço como um laboratório de pesquisas de novos formatos e arranjos. Mapeamos os dados e transformamos os resultados em números quantificáveis, de modo a entender como cada configuração e cada elemento podem contribuir para cada resultado pretendido por nossos parceiros e clientes. E, a partir disto, traçamos uma estratégia e um plano de ação para realinhar o espaço físico e alcançar o objetivo definido. 

Com elementos industriais, eletrocalhas, grids de iluminação, cimento e estruturas de ferro e tijolos aparentes, a coisa toda é dinâmica e muda o tempo todo. Valorizamos a transparência, a funcionalidade como fundo e a estética industrial moderna como forma e inspiração. São aproximadamente 700m2 em 2 casas, situadas mesma rua.   

A operação:
Temos 100 residentes em 25 empresas e marcas de todos os tamanhos (startups, e-commerce, produtoras de cinema, marcas de moda, escritórios de comunicação, design, arquitetos, freelancers, produtores independentes, roteiristas, etc.).

Além de espaços compartilhados e salas privativas, desenvolvemos uma grade de atividades na casa (cursos, workshops, cinema ao ar livre, exposições e mostras, encontros e happyhour, claro). O início foi bem orgânico e a ideia é desenvolver a nossa rede criativa e colaborativa, de modo a fortalecer a cultura de bairro e a nova economia. Temos recebidos empresas e grupos de fora também, interessados em frequentar a casa como hub criativo para treinamentos e workshops.

Booking.com