Casa do Saber promove diálogo “Entre a poesia e a tradução”, com o poeta Leonardo Fróes

Um dos mais conceituados – e reclusos – escritores brasileiros deixa o isolamento na Serra para um encontro especial no Rio. No próximo dia 25, o poeta, tradutor e ensaísta Leonardo Fróes troca impressões sobre sua vida e obra com o filósofo José Thomaz Brum na Casa do Saber Rio. O diálogo Entre a Poesia e a Tradução vai salientar duas facetas desse grande homem de letras: o tradutor de La Fontaine, Goethe, Virginia Woolf e D.H. Lawrence, e autor de “Sibilitz”, “Vertigens” e “Argumentos invisíveis” (Prêmio Jabuti de Poesia em 1996), entre outros.

  Assim como Fróes, de quem prefaciou vários livros, José Thomaz Brum também é tradutor. Os dois se conhecem há 35 anos. O diálogo servirá para explorar zonas comuns de afinidade artística e poética. Na década de 1970, Fróes deixou uma vida agitada no Rio e passou a morar em Secretário, na Região Serrana, em uma casa batizada de “Petiterra”. Aos 76 anos, vive ali entre pés de graviola, jabuticaba, lichia, pitanga e jambo. Além de sua mulher, Regina, tem a companhia de gambás, capivaras e cachorros do mato.  Ele saiu do retiro no ano passado, quando participou da 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).

A obra de Fróes é marcada por uma forte inquietação e uma temática voltada para o erotismo da vida selvagem. Nascido em Itaperuna, publicou seus primeiros livros, “Língua franca” (1968) e “A vida em comum” (1969), quando vivia no Rio. Aos 20 anos, mudou-se a Nova York para trabalhar em uma editora. De lá viajou para a Europa e viveu em Paris e Berlim antes de voltar ao Rio, em 1966. As suas preocupações com a natureza ficaram evidentes na mudança para Secretário, que transparecem em poemas como “Introdução à Arte das Montanhas” ou “Terapia dos Brotos”.

Além de ter recebido o Prêmio Jabuti de poesia, em 1996, também ganhou o prêmio Paulo Rónai de tradução, em 1998.

SERVIÇO

Curso: Entre a Poesia e a Tradução – Diálogo entre Leonardo Fróes e José Thomaz Brum

Data: dia 25 de julho (terça-feira)

Horário: das 19h30 às 21h30

Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco 290 / cj. 101 – primeiro piso Shopping Leblon 

Telefone(21) 2227-2237

Inscrições: rj.casadosaber.com.br/cursos/entre-a-poesia-e-a-traducao/maisinformacoes