Casa das Rosas apresenta palestra sobre poesia italiana

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, apresenta a palestra “A poesia italiana por Haroldo de Campos” com a poeta, pesquisadora e tradutora Francesca Cricelli. O encontro irá abordar as relações de Haroldo de Campos com a poesia italiana, principalmente com Dante Alighieri e Giuseppe Ungaretti, autores que o poeta concretista estudou e traduziu, no dia 29 de junho, às 19h30.

Ungaretti viveu no Brasil, de 1936 a 1942, e conviveu com Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Murilo Mendes e Haroldo de Campos. O autor italiano foi traduzido por Haroldo para o livro “Daquela estrela à outra”, organizado por Lucia Wataghin e publicado pela Ateliê Editorial em 2003. As obras que serão comentadas fazem parte do Acervo Haroldo de Campos.

Francesca Cricelli
Francesca Cricelli (Ribeirão Preto, 1982) tradutora, poeta e pesquisadora, publicou os livros “Repátria” (Selo Demônio Negro, 2015) e “Tudo que toca o olhar” (Casa Impressora Almería, 2013). Doutoranda em Estudos da Tradução (USP), organizou e traduziu as cartas trocadas entre Giuseppe Ungaretti e Edoardo Bizzarri 66-68 (Scriptorium, 2013). É curadora das cartas de amor de Giuseppe Ungaretti para Bruna Bianco (Mondadori, 2017). Traduziu “Dias de abandono” (Biblioteca Azul, 2016), de Elena Ferrante. Foi curadora da exposição e do ciclo de encontros “De uma estrela a outra”, na Casa das Rosas, em 2012. Traduziu plaquettes de Giuseppe Ungaretti, Mario Luzi, Leopardi, Jacopone da Todi e Pasolini. É docente de intelecção de literatura italiana na Casa Guilherme de Almeida.

 

Serviço

Palestra “A poesia italiana por Haroldo de Campos”
Com Francesca Cricelli
29 de junho, às 19h30
Gratuito

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.