27.8 C
Rio de Janeiro
dezembro 16, 2018
Livros

Carioca, fundador da Radio Ibiza e palestrante, Pedro Salomão desfaz estigmas sobre as gerações Y e Z no livro “Lyderez”

Cercado de jovens no trabalho, o empresário se opõe ao discurso negativo sobre os mais novos e aposta na renovação do conceito de liderança 

Eles são frequentemente tachados de impacientes, ambiciosos e distraídos. Mas também são conhecidos pela agilidade e por serem multitarefas. O fato é que não se pode ignorar a revolução que as gerações Y e Z têm causado no mercado de trabalho. E disso o empresário e palestrante Pedro Salomão sabe bem. Ele é fundador da Radio Ibiza, coletivo que criou o conceito de identidade musical, cuja idade média dos colaboradores não chega aos 30 anos.

Depois de lançar “Empreendendo felicidade”, seu livro em tom mais autobiográfico, Pedro sentiu a necessidade de falar sobre como os jovens com quem trabalha fizeram com que ele desenvolvesse um novo olhar sobre a liderança. Com mais de 1.000 palestras realizadas pelo país, o autor observou o tema ganhar corpo acompanhando essa geração também em sala de aula, no IME, USP, UFRJ e FGV, e no movimento de empresas juniores. Em “Lyderez”, ele aborda o exercício da empatia para mostrar como aproveitar o potencial de quem é recém-chegado ao mercado.

A desassociação entre liderança e hierarquia é um dos pontos que o autor destaca. “A gente acreditou durante muito tempo que precisava ocupar um cargo para ser líder. E o que esses jovens estão dizendo é que eles não estão nem aí para os cargos. Eles querem liderar as próprias vidas”, afirma em entrevista ao blog do Grupo Editorial Record.

Pedro aposta na confiança e na humanização das relações profissionais e acredita que é possível ter uma rotina mais flexível e ainda assim aliar comprometimento e eficiência. Ele se pergunta no livro como uma pessoa pode se comportar como um profissional maduro se ainda é tratado pelo chefe como se estivesse na escola, com horário para entrar e sair, uma hora de almoço, internet bloqueada e relatórios de produtividade.

Para ele, reconhecer os jovens como formadores de opinião e apostar na troca de experiências como enriquecedora para ambos os lados é o caminho para a formação de líderes comprometidos, responsáveis e felizes. E uma felicidade baseada em experiências e qualidade de vida, muito além das conquistas materiais que já pautaram o conceito de sucesso de outras gerações. No livro, vários jovens que trabalham ou já trabalharam com o Pedro dão depoimentos e falam sobre liderança.

“Lyderez” chega às livrarias em outubro pela Editora Bestbusiness.

Pedro Salomão é carioca, formado em Administração e pós-graduado em Sociologia Política e cultural na PUC. Atuou como consultor de cultura organizacional antes de fundar a sua empresa: a Radio Ibiza. É autor do livro “Empreendendo felicidade”, publicado em 2016.

Lançamento – Lyderez, de Pedro Salomão
Livraria da Travessa – Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Loja 205A
Data: 27 de setembro, quinta-feira
Horário: 18h

LYDEREZ
Pedro Salomão
208 páginas
R$ 39,90
Editora Bestbusiness
(Grupo Editorial Record)

Posts relacionados

Novas publicações valorizam o patrimônio literário e turístico do Serro e de Conceição do Mato Dentro

Redação

“A maior ação do mundo”: Livro relata detalhes do processo contra a Petrobras nos EUA

Redação

Degustador de café lança obra sobre a arte de saborear

Redação

Deixe um comentário