Cantina da Praça

Inaugurada em agosto de 2017, a Cantina da Praça levou para a esquina da General Osório, em Ipanema, a verdadeira experiência de uma cantina italiana. Só que a proposta vai além. Junto ao restaurante, que valoriza produtos de qualidade sempre muito frescos em suas receitas artesanais a preços atrativos, ela também produz pães de fermentação natural, e oferece ambiente para cafeteria, confeitaria e deliciosas opções para um bom lanche. Tudo com a opção de se levar para casa.

O ambiente foi criado pela cenógrafa Gisele Barreto. Ela levou as típicas toalhas quadriculadas italianas para enfeitar paredes e fachada, criando um ambiente rústico e informal. A varanda é outro diferencial descontraído que se debruça sobre a movimentada e cosmopolita Rua Visconde de Pirajá. Os uniformes da equipe são aventais que remetem aos tradicionais cantinhos da Itália.

À frente da cozinha está o chef Rogerio Germano, veterano da gastronomia no Rio de Janeiro, quem cuida de todos os detalhes da produção artesanal 100% feita por lá diariamente, que vai desde as massas frescas preparadas com farinha italiana e ovos caipiras, aos molhos, antepastos, entre outros clássicos dessa culinária.

Para o menu da cantina, o chef criou receitas conhecidas e simples, como as bruschettas, que podem ser pedidas em três sabores: cogumelos salteados; presunto de parma; queijo de cabra pesto; tomate e manjericão. A polenta também aparece na seção de entradinhas, preparada com linguiça artesanal, espinafre e queijo grana padano.

Uma seleção de massa se destaca no cardápio: ravióli, tortellini, cannelloni, espaguete, lasanha, pappardelle, fettucinni, risoto, entre outros. Estão entre os carros chefes o Ravioli di Capri, recheado com mussarela de búfala e concassé de tomate fresco; o Spaguetti alla carbonara e o Linguini cacio e pepe, realizado na receita autêntica com sabor picante e delicado. A receita, aliás, é difícil de ser encontrada nos restaurantes do Rio.

No capítulo de carnes não poderia faltar o Polpettone servido com espaguete ao pomodoro e grana padano; e o Bife alla parmegiana, com purê de batatas a la fiorentina.

E o melhor é que o cliente pode levar para casa tudo isso. No balcão, massas, molhos, antepastos, salgados e pizzas, produzidos diariamente, ficam expostos dividindo a atenção com os doces.

foto: Michel Angelo

CAFETERIA
A Cantina oferece um leque de opções para tomar café da manhã, fazer aquele lanchinho da tarde ou para quem só busca um lugar para tomar um cafezinho de qualidade. O café servido na casa é o Tassinari, marca clássica produzida em Itaipava. De café da manhã, dois combos são oferecidos até às 12h: o Buono, composto por uma cestinha de pães, manteiga, mel, geleia, queijo minas, peito de peru, suco, salada de frutas e café; e o Troppo, cesta de pães, manteiga, mel, geleia, queijo gouda, presunto royale, ovo mexido, salada de frutas e café.

Além disso, diversas opções de omelete, pães, mingau, tapioca, salgados e quiches, ficam disponíveis para quem quer tomar café da manhã a qualquer hora do dia ou apenas lanchar.

PADARIA

Da padaria, fornadas de fermentação natural de 48h saem todos os dias com pães exatamente como o encontramos na Itália: ciabatas e pão de calabresa, por exemplo. Há ainda baguetes, o delicioso souerdough, tendo consultoria do Luiz André, da Bike Bakery, nome de respeito na panificação carioca. De casca crocante, miolo macio, sabor marcante e um leve toque de acidez, os pães acompanham algumas receitas da casa ou podem ser comprados e encomendados.

CONFEITARIA
O patissier Philippe Brye prestou consultoria para as sobremesas e doces da vitrine da Cantina. No restaurante, receitas clássicas como, tiramissu e cannoli siciliano podem ser pedidas. Além disso, o balcão exibe doces que fazem os clientes comerem com os olhos e também podem ser pedidos à mesa. De lá saem receitas como tartellete, eclair e tortas de diferentes sabores.

SERVIÇO:

Cantina da Praça – Rua Jangadeiros, 28 – Ipanema. Tel: (21) 3258-9540. Horário de funcionamento: segunda a quinta, das 8h às 00h; Sexta e sábado, das 8h às 1h. Domingo, de 8h às 00h. Cartão de crédito: todos. Cartão de débito: todos. @cantinadapracaipanema

www.facebook.com/cantinadapracaipanema/ www.instagram.com/cantinadapracaipanema/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.