Calçadão Literário é atração do próximo Encontro com Territórios com Edney Silvestre

Biblioteca Estação Leitura promove bate papo com o jornalista

Edney-Silvestre (Foto: Leo Aversa)
Edney-Silvestre (Foto: Leo Aversa)

Biblioteca Estação Leitura, localizada na estação Central do MetrôRio, vai promover o 11º Encontro com Territórios, no dia 08 de dezembro, às 18h30. A nova edição terá como tema o livro “Welcome to Copacabana & Outras Histórias”, do jornalista Edney Silvestre, lançado há pouco pela Editora Civilização Brasileira, do Grupo Editorial Record. Trata-se de um livro de contos dividido em três fragmentos que parte do Rio, vai ao exterior e depois se encerra num reencontro do leitor com a protagonista do primeiro conto.

No livro “Boa noite a todos”, a protagonista Maggie observa de uma janela de Copacabana o vai e vem de babás, idosos e prostitutas que se misturam nas ruas do bairro. Foi ao escrever essa cena, em 2014, que o escritor decidiu que voltaria a situar histórias em Copacabana e a se inspirar na riqueza de seus moradores e frequentadores. O encanto de Edney pelo bairro veio desde a infância, em Valença, de onde saiu aos 16 anos. 

CapaO jornalista e poeta Claufe Rodrigues comanda o bate papo com Edney. Em seguida, o escritor vai autografar 60 exemplares do livro que serão distribuídos gratuitamente aos leitores da biblioteca. “Esta é uma oportunidade rara, rica, única, encantadora de estar com quem ama leitura de obras de autores brasileiros. E eu me sinto privilegiado de fazer parte deste movimento que leva nossos livros e nos dá oportunidade de conhecer aqueles que os abraçam”, afirma Edney.  A partir do dia 18 de novembro, ficará exposto na estação Central do MetrôRio um “Calçadão Literário” com fragmentos do livro, impressos em camisetas brancas, formando um mosaico com as pedras portuguesas. 

O Encontro com Territórios reforça a estratégia de “lançamentos sociais”, quando o autor autografa seu livro que é oferecido gratuitamente ao público. A iniciativa, que tem como objetivo investir em estratégias pedagógicas de estímulo à leitura, conta com a apresentação e o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do MetrôRio, do Instituto Invepar e da Estácio.

A diretora executiva do projeto, Cristina Oldemburg, acrescenta que, após o bate papo, o público poderá levar o livro autografado pelo autor convidado, além de poder contar com exemplares disponíveis para empréstimos. “A missão da biblioteca popular é estimular a leitura e o pertencimento do livro, formar novos leitores, formar plateia para debate e criar pensamento crítico sobre questões que fazem parte do nosso cotidiano. O sentimento do pertencimento do objeto livro é fantástico, pois a grande maioria dos leitores da Biblioteca Estação Leitura não tem recurso para comprar uma obra literária. Eles esperam ansiosos pelo evento”, conta ela.

Edney Silvestre
Edney Silvestre é jornalista, escritor e documentarista.  Após três romances publicados (“Se eu fechar os olhos agora”, “A felicidade é fácil” e “Vidas provisórias”) e uma combinação de novela e monólogo teatral (“Boa noite a todos”), optou por escrever contos. Em 2002 publicou o livro de crônicas “Outros tempos”, sobre sua experiência de correspondente internacional. Em “Welcome to Copacabana” escreveu todos os textos especialmente para o livro, um projeto iniciado há quatro anos.