“Brimas”, de Beth Zalcman e Simone Kalil, reestreia no Teatro Candido Mendes

Montagem traz o encontro de duas senhoras imigrantes vindas do Egito e do Líbano para o Brasil, no início do século XX

foto: Guga Melgar
foto: Guga Melgar

A comédia Brimas, de Beth Zalcman e Simone Kalil, retorna ao Teatro Candido Mendes para uma curta temporada que se inicia dia 2 de junho. As sessões acontecem de sexta a domingo, 20h, até o dia 2 de julho. Sob direção de Luiz Antônio Rocha, a peça é sucesso de público e de crítica, e retorna ao Rio após fazer temporada de sucesso em São Paulo e uma turnê por algumas cidades do país.

Vivida pelas atrizes e autoras Beth Zalcman e Simone Kalil, estreou em novembro de 2015, recebendo indicação ao Prêmio Shell na categoria Melhor Texto, e reestreou em janeiro de 2016, recebendo a crítica de Rodrigo Monteiro (Crítica Teatral) “Brimas dá a 2016 um ótimo início de temporada teatral carioca.” Ele acertou na previsão. A aceitação e identidade com a plateia foi imediata, obtendo sucesso de público com sessões esgotadas. Mais de 100 apresentações depois, o sucesso traz “Brimas” de volta ao Rio.

Com afeto, humor, risos, emoção e cumplicidade entre as atrizes e suas personagens, Brimas traz um tema atual: imigração. Através das histórias reais de suas avós, Beth e Simone trazem ao palco Ester e Marion. Ambas saíram jovens de seus países de origem, Egito e Líbano, respectivamente, foram acolhidas no Brasil no início do século passado e com “Fome de tolerância” conforme Macksen Luiz intitula sua crítica no jornal O Globo, entrelaçam suas vidas e histórias recheadas de afeto, amizade e respeito.

Segundo o crítico Lionel Fischer, a obra e a direção estão “impregnadas de humor e humanidade, mesclando fantasia e realidade, Brimas recebeu uma excelente versão cênica da direção”.

Sinopse  Duas senhoras imigrantes, Ester e Marion, revivem, com muito humor, suas histórias, enquanto cozinham quibes para um velório. O riso, a saudade da família e as memórias do passado se misturam nessa história cheia de emoção e sabedoria.

FICHA TÉCNICA

Texto e atuação: Beth Zalcman e Simone Kalil
Direção: Luiz Antônio Rocha
Assistente de direção: Valéria Alencar
Cenário: Toninho Lôbo
Figurino: Claudia Goldbach
Iluminação Cênica: Aurélio De Simoni
Preparação de elenco: Beth Zalcman
Programação visual: Leandro Carvalho
Produção executiva: Leandro Carvalho e Lucas Oliveira
Direção de produção: Beth Zalcman, Simone Kalil, Luiz Antônio Rocha e Sandro Rabello
Realização: Diga Sim Produções

SERVIÇO

Brimas

Data: 02 de junho
Local: Teatro Candido Mendes
Endereço: Rua Joana angélida, 63 – Telefone –  25233663
Horários: Sexta, sábado e domingo – 20h
Funcionamento da Bilheteria: Seg. a Sáb. de 13h30 às 20h30, dom de 13h30 às 20h
Gênero: Comédia
Duração: 70 minutos
Classificação: Livre
Preços: R$ 60,00 (inteira) R$ 30,00 (meia)
Capacidade: 103 lugares (um lugar para cadeirante)
Vendas: compreingressos.com.br