24.3 C
Rio de Janeiro
novembro 17, 2018
Notícias

BrBio promove a 2ª edição da Semana da Bioinvasão no AquaRio

Stand BrBio no AquaRio
Stand BrBio no AquaRio

A equipe do Projeto Coral-Sol, do BrBio – Instituto Brasileiro de Biodiversidade, em parceria com o Aquário Marinho do Rio de Janeiro, promove a 2ª edição da “Semana da Bioinvasão – O Coral-Sol invade o AquaRio” entre os dias 25 e 28 de outubro. O AquaRio está localizado na Gamboa e é o maior aquário marinho da América do Sul.

A programação inclui tours educativos e palestras sobre a temática da bioinvasão do coral-sol e da conversação marinha e tem como público-alvo estudantes, professores e visitantes. O coral-sol é um invasor originário do Indo-Pacífico, que ameaça a biodiversidade do litoral brasileiro e de outros países das Américas.

No fim de semana, haverá apresentação da peça “A viagem do coral-sol”, do grupo teatral Mimos. O espetáculo acontece no anfiteatro do AquaRio, às 14h. “Criamos uma programação lúdica com vários pontos de atividades educativas inclusive no estande do Instituto onde acontece a exibição do filme “Beleza Fatal”, uma produção conjunta da Globosat e TvZero, com roteiro de Jair de Souza. Os visitantes também terão a oportunidade de ver aquários com as espécies de coral-sol e com corais brasileiros”, explica Diana Kaplan Barbosa, educadora do Projeto Coral-Sol.

“Este tipo de atividade é essencial para aproximar a sociedade das questões ambientais e sensibilizar estudantes, professores e outros visitantes do AquaRio sobre a bioinvasão do coral-sol, sua ameaça à
biodiversidade marinha e sobre seu papel na conservação ambiental”, comenta Fernanda Casares, coordenadora do Projeto Coral-Sol.

“A parceria com o AquaRio começou em 2016, quando a equipe do BrBio deu suporte na montagem do aquário com diversas colônias de coral-sol. Em 2017, o instituto inaugurou seu estande no 3º andar e promoveu a 1ª edição da “Semana da Bioinvasão – O Coral-Sol invade o AquaRio”, que recebeu mais de 19 mil pessoas, dentre elas 3.200 alunos”, revela Simone Oigman-Pszczol, diretora executiva do BrBio.

O Projeto Coral-Sol tem apoio de recursos recorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO.

PROJETO CORAL-SOL:
O Projeto Coral-Sol nasceu em 2006 para enfrentar o crescente problema do coral-sol na costa brasileira. Sua missão é conservar a biodiversidade marinha brasileira através do controle do coral-sol, minimizando os seus impactos ambientais e socioeconômicos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica,econômica e social das regiões afetadas. O Projeto Coral-Sol (PCS) é pioneiro no combate da bioinvasão marinha no Brasil. Em parceria com as universidades, instituições governamentais públicas federais, estaduais, municipais, iniciativas privadas e a sociedade civil, em especial a comunidade da Ilha Grande, na Costa Verde, RJ, região mais afetada pelo problema.

Posts relacionados

Rotas Culturais: projeto gratuito revela os bairros históricos do Rio de Janeiro e toda a sua riqueza cultural de um jeito interessante e divertido

Redação

Nova loja Bergut inaugura no Centro

Redação

De Luca apresenta ‘Sinfonia Tropical’ no Coordenadas Bar

Redação

Deixe um comentário