Brauhauss Social Wieninger promove I Wieninger Haxn-Gipfel (Joelho de Porco Tradicional)

Joelho de porco
Joelho de porco

A Brauhauss Social Wieninger promove no próximo dia 25 de março o I Wieninger Haxn-Gipfel – Joelho de Porco Tradicional. No evento gastronômico, a casa apresenta a tradicional receita Joelho de porco Grelhado originária da Baviera. O prato vem acompanhado com Semmelknoedel (bolinhos de pão) e Bayrisch Kraut (Repolho cozido com cerveja) e o molho Brauhaus, feito com a Cerveja Doppelbock Impulsator, rótulo Wieninger.

As primeiras receitas do Joelho de Porco foram encontradas no século XVIII e até hoje são clássicos da cozinha local. Ao invés de cozinhar o Joelho, como é tradição em Berlin, onde o prato é chamado Eisbein, na Baviera, joelho é grelhado, o que deixa a carne com uma crosta crocante típica da tradição local.

Para completar esse evento especial, a casa apresenta a sobremesa o Apfelstrudel artesanal com toque especial da chef Juliana Kegler.

Brauhauss Social Weininger - Ambiente (foto: Divulgação)
Brauhauss Social Weininger – Ambiente (foto: Divulgação)

Serviço:

1º Wieninger Haxn-Gipfel – Joelho de Porco Tradicional
Data: 25 de março de 2017
Horário: 11h – 15h
Preço: R$ 59,00 por pessoa (prato principal + sobremesa), Bebidas a parte
End: Rua de Santana 141 – Centro. Telefone 2507-7739. 122 lugares.

A tradição de séculos da cervejaria alemã na Praça Onze

Brauhaus Social Wieninger se estabelece em casarão da Rua de Santana 

Uma  cerveja criada em tempos ancestrais e que se confunde com a própria história de seu país, a Alemanha. A Wieninger Bier, cuja origem remonta ao distante ano de 1666, está há dois séculos – e sete gerações- na mão da família que lhe empresta o nome. Mais precisamente desde  26 de fevereiro de 1813, quando Philipp Wieninger, dono de uma vidraçaria da cidade de Schönau, juntou 40.100 florins e adquiriu a Fürsterzbischöfliche Hofpruyhaus Teisendorf na Câmara de Finanças da Baviera. Graças à sociedade estabelecida entre o alemão Arne Muncke e a carioca Rafaela Oliveira, esta história ganha um novo capítulo. A marca chega ao Brasil e abre a sua primeira casa  nos arredores da antiga Praça Onze. A Brauhaus Social Wieninger ocupa um casarão histórico, à Rua de Santana, 141, Centro.

Social Wieninger
Social Wieninger

A casa oferece, claro, chopes exclusivos Wieninger: Weiss, German Pilsener e Munique Hell, além das versões especiais em garrafas. Tudo criado com a mais pura água das nascentes da Baviera.  Mas não é só: o cardápio exibe uma boa variedade de pratos, inspirados tanto na cozinha alemã, como na brasileira. A primeira categoria está baseada em  receitas elaboradas pelo chef alemão Martin Schuhbeck. O tempero brasileiro leva a assinatura da chef Juliana Kegler. Há ainda um menu executivo para almoço e opções de petiscos e hambúrgueres para o happy hour. E tudo foi criado para harmonizar perfeitamente com as cervejas.

O conceito da Brauhaus Social Wieninger vai além do convencional, que remonta a umatradição antiga de mais de cinco séculos, de oferecer aos frequentadores comida simples e boa para, assim, vender mais cerveja. Além de apresentar uma gastronomia de qualidade e  sua carta própria de cervejas, o lugar conta com um lounge acolhedor, ideal para se bater um papo e ainda disponibiliza espaço exclusivo para confraternizações e eventos: a Sala Wieninger. A casa aposta ainda em uma programação diversificada que vai desde atrações musicais como o jazz que dá o tom durante a  happy hour às quartas-feiras, a cursos sobre cervejaria com especialistas na matéria.

– A ideia é termos este espaço original, oferecendo uma série de atividades, que ultrapassa o conceito de uma cervejaria tradicional – explica Arne Muncke. – Um lugar para se passar horas agradáveis do dia. 

Radicado há 12 anos no Brasil, Muncke, ligado à família Wieninger, há algum tempo pensava em trazer a marca para o Rio. Com Rafaela Oliveira, proprietária do imóvel e empresária experiente no ramo da importação, levou a iniciativa adiante. Ele, junto com sua sócia, falam da escolha pelo casarão, que foi todo reformado, para a sede da Brauhaus.

– Esta área é uma das partes antigas da cidade. Um lugar em que imigrantes se estabeleciam quando iniciavam a aventura de chegar e empreender no Brasil. – diz Rafaela. – Achamos que havia uma grande identificação com a marca histórica que é a Wieninger, completa Muncke.

Social Wieninger – Rua de Santana 141 – Centro. Telefone 2507-7739. 122 lugares. De segunda a quarta das 11h30 às 15h (almoço); de 17h às 21h (bar); Quinta e sexta, 11h30 às 15h (almoço); das 17h às 22h (bar). C/c.: Todos. C/d.: Maestro e Visaelectron. CR:Plan Vale, TKT, Sodexo.  www.social-wieninger.com.br