18.2 C
New York
maio 25, 2019
Música

Bloco do Sargento Pimenta desfila no Aterro do Flamengo

O amor é revolucionário. Partindo desse mote, o Bloco do Sargento Pimenta apresenta no Rio de Janeiro seu nono desfile de rua, embalado por um repertório que une ritmos brasileiros às músicas dos Beatles. Com o tema “rEVOLution is all we need!”, os integrantes do bloco tomam conta do Aterro do Flamengo, altura do Monumento aos Pracinhas, na segunda-feira de Carnaval, 4 de março, às 10h. O desfile tem os patrocínios da Antarctica / Boa, Booking.com e Uber.

Entre as novidades, haverá uma suíte com três músicas em sequência que falam sobre o assunto: “All You Need is Love”, “Give Peace a Chance” e “Imagine”. Os foliões vão poder conferir os novos arranjos para “Blackbird”, em ritmo de coco, e “Don’t Let Me Down”, com pegada de maracatu da Nação Leão Coroado, além de novas músicas – os xotes “Michelle” e “Mother Nature Son” estão confirmados. Uma surpresa está sendo preparada pelas atrizes Anna Terra e Laura Becker, com elementos cênicos e de movimento que envolvem a bateria e o público. O bloco está trazendo para o Rio um quarteto que fez sucesso no desfile de São Paulo: bonecos gigantes representando John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, confeccionados pelos artesãos Adilson Akira Takahashi e Regina Rodrigues.

O grupo chega embalado pelo lançamento do single e do clipe de “Don’t Let Me Down”. O clássico dos Beatles ganhou versão apimentada, produzida em parceria com Pedro Tie, em ritmo de ijexá com reggaeton e doses de funk carioca. Filmado por Pedro Pipano e Tiago Rios em um terraço em Copacabana, o clipe faz referências ao “rooftop concert”, que viria a se tornar a última apresentação pública do quarteto de Liverpool, há 50 anos. E, já de olho em 2020, quando faz seu décimo desfile, o Bloco do Sargento Pimenta vai lançar a campanha: “Vem, Ringo!”. A ideia é comemorar esses dez anos com a presença de um ex-Beatle.

 

Com arranjos sofisticados, mas que respeitam a personalidade original das canções do quarteto de Liverpool, o repertório do desfile inclui ainda o maracatu “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, o jongo “She’s Leaving Home”, a ciranda “Yellow Submarine”, o ijexá “Twist And Shout”, o samba-reggae “Help!”, o funk “A Hard Day’s Night”, o batidão “Ticket To Ride”, as marchinhas “She Loves You” e “All My Loving”, o baião “Can’t Buy Me Love”, o samba “I Want To Hold Your Hand” e a quadrilha “Here Comes The Sun”, entre outras.

A banda, formada por guitarras, baixo, saxofone, trombone e trompetes, ganha o peso da bateria, com os tradicionais instrumentos de uma escola de samba, como surdo, caixa, repique, tamborim e agogô, além da pandeirola. O cuidado com o figurino chama atenção: a banda se apresenta com roupas exclusivas, inspiradas na capa de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”.

O Bloco do Sargento Pimenta foi criado em 2010 por um grupo de 13 amigos que tinham duas paixões em comum: os Beatles e o carnaval. Surgiu a ideia de mesclar a música do quarteto de Liverpool na brasileiríssima sonoridade da bateria de uma escola de samba e, em 2011, veio o primeiro desfile. De lá pra cá, o grupo arrastou multidões por onde passou, levando 500 mil pessoas ao carnaval carioca de 2017; fez o Príncipe Harry, da Inglaterra, cair na folia; comandou o carnaval brasileiro em Hackney, durante as Olimpíadas de Londres; e voltou à terra natal dos Beatles em 2013 para algumas apresentações – uma delas no Cavern Club, lendário clube de Liverpool onde o quarteto começou a fazer sucesso.

SERVIÇO

DESFILE DO BLOCO DO SARGENTO PIMENTA NO RIO DE JANEIRO
Patrocínios: Antarctica / Boa, Booking.com e Uber
Realização: Music Tour

Data: 04/03/2019, segunda-feira
Horário: 10h
Local: Aterro do Flamengo, próximo ao Monumento aos Pracinhas
Entrada gratuita

Posts relacionados

Ed Motta Teatro Rival Petrobras)

Redação

Matheus Torreão faz show de lançamento de “Disco de Estreia” no Teatro Sérgio Porto

Redação

Urca recebe pela primeira vez o Rock 80 festival

Redação

República Popular lança álbum visual “Húmus” em uma verdadeira carta de amor a Manaus

Redação

Sandra Portella canta Clara Nunes no Blue Note Rio

Redação

Ana Petkovic no Festival Paradiso

Redação

Deixe um comentário