27.5 C
Rio de Janeiro
dezembro 15, 2018
Livros

Biblioteca Estação Leitura realiza a terceira edição do Evento “Viva o Livro, Praça Viva!” em homenagem a Santos Dumont

Contando e Cantando os Sonhos de Dumont

A Biblioteca Estação Leitura – MetrôRio, estação Siqueira Campos, promove no Bairro Peixoto, em Copacabana, a terceira edição do evento “Viva o Livro, Praça Viva!”. Desde março foram realizados, na praça Edmundo Bitencourt, encontros literários para o público infanto-juvenil e toda a família, com a participação de autores de livros infantis que foram convidados para conversar com os participantes sobre as suas obras. Depois do bate papo, os livros são doados e autografados para a garotada.

No dia 12 de agosto, a partir das 9h30, a autora Catarina Maul junto com os músicos e atores Renato de Resende e Diego Teixeira, fará uma apresentação sobre o seu livro “Contando e cantando os sonhos de Dumont”, editado pela Bem Cultural Editora, que reúne contação de histórias com músicas autorais. “Este projeto feito de contação de histórias, interpretação e muitas canções, desperta em cada criança o entendimento necessário para a vida e a obra de Santos Dumont, desde sua meninice e seus sonhos de voar até sua fatídica morte, envolta pela decepção com os homens, passando por seus inventos, seus balões, seu 14 BIS e a casa construída em Petrópolis, chamada por ele de “A Encantada””, explica a autora.

O texto escrito por Catarina Maul, também autora das letras, ganha roupagem alegre e dinâmica com as harmonias compostas por Renato de Resende (violão, flauta transversa e percussões), com larga experiência até mesmo no exterior, como contador de história e autor de músicas para teatro. O projeto é dinâmico e adapta-se ao formato do local onde será apresentado, com contação de história e bate-papo com a autora. Por Catarina ter envolvimento e experiência na área cultural e educacional, o trabalho desenvolvido agrega estes dois olhares, desenvolvendo uma cultura sem nome, sem limites, sempre atingindo o principal objetivo de ensinar de forma rica, divertida e moderna a vida e obra de Santos Dumont.

Para a idealizadora do evento Cristina Oldemburg é muito importante fomentar entre as crianças o interesse pela vida e obra de Alberto Santos Dumont, figura notória na história do país. “O evento vai contextualizar a vida e a obra desse homem, de forma lúdica, dinâmica e alegre, através de linguagem teatral, poética e musical, enaltecendo a nossa história e valorizando ídolos reais de nossa pátria”, diz a Diretora Executiva da Oldemburg Marketing Cultural.

Para receber o exemplar grátis do livro é importante retirar a senha, duas semanas antes do evento, na Biblioteca Estação Leitura do Metrô, Estação Siqueira Campos – acesso Figueiredo de Magalhães.

No dia do evento, é preciso apresentar a senha na Praça Edmundo Bitencourt para receber o livro para a sessão de autógrafos.

O projeto Estação Leitura é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pelo Consórcio Construtor Rio Barra, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultural – Lei do ISS.

Catarina Maul
Catarina Maul

A Escritora:

Catarina Maul (TEXTO, COMPOSIÇÕES E PRODUÇÃO EXECUTIVA)

Petropolitana, pedagoga, funcionária pública da Prefeitura de Petrópolis, chefe da Divisão de Atividades Culturais e Artísticas da Secretaria de Educação, presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa Raul de Leoni, delegada da região serrana da APPERJ, diretora da empresa Bem Cultural Produções Artísticas e fundadora/coordenadora da Confraria da Poesia Informal. Escreveu, montou e produziu cerca de 15 espetáculos teatrais, alguns com mais de 30 apresentações na cidade de Petrópolis e vizinhas. Sócia diretora da Bem Cultural Editora, produtora e apresentadora do programa de TV Bem Cultural, sócia gerente do espaço Nossa Casa Cultural. Quatro livros publicados, entre eles, Singela Homenagem ao Samba, que coordenou pela Secretaria da Educação. Detentora de vários prêmios culturais.

A Biblioteca Estação Leitura –  na estação Siqueira Campos do MetrôRio

O principal objetivo do projeto ESTAÇÃO LEITURA é propiciar conhecimento, informação, cultura e entretenimento para usuários do transporte público de massa. Para desfrutar do novo espaço de lazer e conhecimento, os usuários do Metrô devem se cadastrar, gratuitamente, para levar livros por empréstimo para casa. O espaço também disponibiliza livros em bom estado para trocas, eventos e ações culturais para o usuário do Metrô da população local.

Esse sistema já funciona com sucesso na Biblioteca Estação Leitura instalada na Estação Central do MetrôRio. Uma biblioteca dentro de uma estação do Metrô contribui para democratizar o acesso à leitura para a população local, de baixa renda, e para melhorar a qualidade de vida dos usuários, ampliando as oportunidades de aquisição de conhecimentos.

 

SERVIÇO:

Dias e horários de funcionamento da Biblioteca Estação Leitura – Siqueira Campos: 2. as e 6. as, das 14 às 20h; 3. as e 5. as , das 08 às 14h. Não funcionamos nas 4as.

Facebook.com/estacaoleiturametrosiqueiracampos

Posts relacionados

Bruno Levinson lança livro de poemas, dia 25 de outubro, com sarau no Manouche

Redação

Dos consultórios para as prateleiras: Dra. Rosa Maria Neme lança livro sobre endometriose

Redação

Lina Tâmega Peixoto: uma grande escritora da literatura brasileira

Redação

Deixe um comentário