Biblioteca Estação Leitura realiza a segunda edição do Evento “Viva o Livro, Praça Viva!” inspirado no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

A Biblioteca Estação Leitura – MetrôRio, estação Siqueira Campos, promove no Bairro Peixoto, em Copacabana, a segunda edição do evento “Viva o Livro, Praça Viva!”. Uma vez por mês, até junho, serão realizados, na praça Edmundo Bitencourt, encontros literários para o público infanto-juvenil e toda a família, com a participação de autores de livros infantis que são convidados para conversar com os participantes sobre as suas obras. Depois do bate papo, os livros são doados e autografados para a garotada.

O mês de maio é considerado o mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para tratar desse assunto, no dia 06, às 9:30h, a convidada do evento será a escritora Andrea Taubman, que fará um bate papo com as crianças e seus familiares abordando o papel da literatura na conscientização e prevenção de abusos contra menores através da história do seu novo livro “Não me toca, seu boboca!”, da editora Aletria.

Andrea Viviana Taubman
Andrea Viviana Taubman

Tratando de uma temática difícil com a delicadeza que merece, Andrea cria a personagem Ritoca, uma coelhinha esperta que ajuda pais e educadores a trazerem o diálogo sobre abuso infantil para dentro de casa, de salas de aula e de rodas de leitura. Uma história para contar, meio difícil de entender, muito difícil de falar. O encontro com um tio gentil e sorridente acaba se tornando um pesadelo, do qual Ritoca e seus amigos, felizmente, conseguem escapar. “Se for de um jeito suspeito, ninguém deve tocar na gente!”, Ritoca logo reconhece. “De maneira lúdica, o livro “Não me toca, seu boboca!” mostra a todas as crianças o que significa a situação de violência, uma forma de oferecer segurança e informação às crianças sem perder o encantamento próprio da literatura”, diz Andrea.

Para a idealizadora do evento Cristina Oldemburg, abordar esse assunto no evento “Viva o Livro, Praça Viva!” é de extrema importância, pois dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, tema tratado no livro. “Além disso, a série de eventos que estamos realizando na Praça Edmundo Bitencourt, no Bairro Peixoto, tem o intuito de estimular a leitura e trazer também a família para o ambiente da literatura”, diz a Presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.

Para receber o exemplar grátis do livro é importante retirar a senha, duas semanas antes do evento, na Biblioteca Estação Leitura do Metrô, Estação Siqueira Campos – acesso Figueiredo de Magalhães. No dia do evento, é preciso apresentar a senha na Praça Edmundo Bitencourt para receber o livro para a sessão de autógrafos.

O projeto Estação Leitura é apoiado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pelo Consórcio Construtor Rio Barra, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultural – Lei do ISS.

A Escritora:
Andrea Viviana Taubman nasceu em Buenos Aires, mas mora no Brasil desde que tinha sete anos. É apaixonada por literatura e crianças. Além de escritora, é tradutora do espanhol, contadora de histórias, locutora, mãe e bagunceira literária (organiza e participa de eventos literários voltados para a infância e juventude). Andrea é vice-presidente da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil). Trabalhou voluntariamente num abrigo para crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos em Teresópolis, RJ. Foi dessa experiência que nasceu o livro “Não me toca, seu boboca!” (Ed. Aletria).

A Biblioteca Estação Leitura –  na estação Siqueira Campos do MetrôRio

O principal objetivo do projeto ESTAÇÃO LEITURA é propiciar conhecimento, informação, cultura e entretenimento para usuários do transporte público de massa. Para desfrutar do novo espaço de lazer e conhecimento, os usuários do Metrô devem se cadastrar, gratuitamente, para levar livros por empréstimo para casa. O espaço também disponibiliza livros em bom estado para trocas, eventos e ações culturais para o usuário do Metrô da população local.

Esse sistema já funciona com sucesso na Biblioteca Estação Leitura instalada na Estação Central do MetrôRio. Uma biblioteca dentro de uma estação do Metrô contribui para democratizar o acesso à leitura para a população local, de baixa renda, e para melhorar a qualidade de vida dos usuários, ampliando as oportunidades de aquisição de conhecimentos. 

SERVIÇO:

Dias e horários de funcionamento da Biblioteca Estação Leitura – Siquera Campos: 2. as e 6. as, das 14 às 20h; 3. as e 5. as , das 08 às 14h. Não funcionamos nas 4as.

Facebook.com/estacaoleiturametrosiqueiracampos

APOIADORES: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/ Secretaria Municipal de Cultura e Consórcio Construtor Rio Barra.

Apoio Cultual: Fundação Parques e Jardins,  Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Peixoto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.