Biblioteca Estação Leitura inaugura o evento “Viva o livro, praça viva”

A partir de abril a Biblioteca Estação Leitura – MetrôRio, estação Siqueira Campos, promove no Bairro Peixoto, em Copacabana, o evento “Viva o Livro, Praça Viva”. Serão realizados, na praça Edmundo Bitencourt, encontros literários para o público infanto-juvenil e toda a família, com a participação de autores de livros infantis que serão convidados para conversar com os participantes sobre as suas obras. Depois do bate papo, os livros serão doados e autografados para a garotada. Neste dia, após a sessão de autógrafos, será realizada uma vivência literária com a arte educadora Verônica Marcílio.

Para a idealizadora do evento Cristina Oldemburg, a abertura de mais uma unidade da Biblioteca Estação Leitura, dessa vez na estação Siqueira Campos, é um presente para o bairro e para os moradores da região. “Vamos fazer uma série de eventos na Praça Edmundo Bitencourt, no Bairro Peixoto, com intuito de estimular a leitura dando acesso às crianças e suas famílias”, diz a Presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.

No dia 08, às 9:30h, o primeiro convidado será o autor Ronaldo Barcelos, que vai contar a história em quadrinhos “AMAZON Guerreiros da Amazônia”, onde super-heróis brasileiros se unem para salvar a Floresta Amazônica de um bandido terrível, cercado de capangas e robôs, que quer destruir a floresta. A história do livro acontece após um acidente aéreo em pleno coração da Floresta Amazônica,  modificando a vida de dois cientistas, um piloto e três jovens. O grupo passa então a viver episódios dos quais nunca poderão esquecer-se, sob pena de verem a Amazônia destruída e, assim, toda a vida do planeta ameaçada. Em meio a aventuras e amores vividos, contam-se lendas brasileiras, que resgatam a tradição oral e transmitem o legado dos habitantes das florestas, numa mistura permanente entre presente e memória. Após o bate-papo, Ronaldo irá distribuir e  autografar 100 livros. Segundo o autor essa iniciativa representa um projeto especial com o objetivo de falar com as crianças, divertindo e educando pela educação. “Através das histórias escritas em minha trilogia – com os livros lançados em 2009, 2012 e 2015 – busco resgatar a autoestima das crianças que vivem nas florestas e gerar amor e entendimento para as que nasceram e vivem nas cidades. Elas precisam entender o contexto amazônico referente à preservação da vida, do clima e a relação com o consumo”, explica Barcelos.

Para receber o exemplar grátis do livro é importante retirar a senha, duas semanas antes do evento, na Biblioteca Estação Leitura do Metrô, Estação Siqueira Campos – acesso Figueiredo de Magalhães. No dia do evento, é preciso apresentar a senha na Praça Edmundo Bitencourt para receber o livro para a sessão de autógrafos.

O projeto Estação Leitura é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pelo Consórcio Construtor Rio Barra, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultural – Lei do ISS.

A Biblioteca Estação Leitura –  na estação Siqueira Campos do MetrôRio
O principal objetivo do projeto ESTAÇÃO LEITURA é propiciar conhecimento, informação, cultura e entretenimento para usuários do transporte público de massa. Para desfrutar do novo espaço de lazer e conhecimento, os usuários do Metrô devem se cadastrar, gratuitamente, para levar livros por empréstimo para casa. O espaço também disponibiliza livros em bom estado para trocas, eventos e ações culturais para o usuário do Metrô da população local.

Esse sistema já funciona com sucesso na Biblioteca Estação Leitura instalada na Estação Central do MetrôRio. Uma biblioteca dentro de uma estação do Metrô contribui para democratizar o acesso à leitura para a população local, de baixa renda, e para melhorar a qualidade de vida dos usuários, ampliando as oportunidades de aquisição de conhecimentos.

SERVIÇO:

Dias e horários de funcionamento da Biblioteca Estação Leitura – Siquera Campos: 2. as e 6. as, das 14 às 20h; 3. as e 5. as , das 08 às 14h. Não funcionamos nas 4as.

Facebook.com/estacaoleiturametrosiqueiracampos

PATROCINADORES: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/ Secretaria Municipal de Cultura e Consórcio Construtora Rio Barra.

Apoio Cultual: Fundação Parques e Jardins,  Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Peixoto

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.