Bergman com entrada franca no MAM

Como parte das homenagens ao centenário do nascimento do cineasta Ingmar Bergman, celebrado em 2018, a Cinemateca do MAM apresentará o filme ‘Fanny & Alexander’ (1982) em sessão gratuita no sábado 10 de março, às 15h30. A exibição será seguida de debate com os críticos Ricardo Cota e Luiz Fernando Gallego, e as psicanalistas Ana Sabrosa e Mônica Aguiar, membros da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro. A mesa será mediada pelo presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, Rodrigo Fonseca.

Com roteiro e direção de Bergman, ‘Fanny & Alexander’ é um drama de co-produção entre Suécia, França e Alemanha. A história se passa entre 1907 e 1909, na cidade sueca de Uppsala. Após um alegre Natal na família Ekdahl, Oscar, o pai do casal de crianças Alexander e Fanny, passa mal quando representava o fantasma da peça de Hamlet e morre. Alexander começa a ter visões do pai falecido e sua mãe, Emilie, se casa com o bispo Edvard Vergérus, um religioso extremamente rígido. As crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto: a mãe, irmã, a tia enferma e as criadas, numa casa afastada e ascética. São despojadas de qualquer bem, inclusive livros e brinquedos, e passam a sofrer com hábitos severos, sendo tratadas como prisioneiras.

Alexander é imaginativo e conta uma história sobre ter visto os fantasmas da ex-esposa do Bispo e suas filhas, todas falecidas. Ele é severamente punido pelo padrasto durante a ausência da mãe e passa a fantasiar sobre a morte dele. A mãe também toma consciência da real personalidade do marido e de quanto os seus filhos sofrem naquela casa, assim planeja uma maneira de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.

A edição é de Sylvia Ingemarsson, a direção de arte de Anna Asp e Susanne Lingheim e a direção de fotografia de Sven Nykvist. A classificação indicativa é 14 anos e o filme é legendado em Português. O tempo de exibição é de 35 minutos. A Cinemateca do MAM fica na Av Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo (7,60 km). Telefone para mais informações: 3883-5631.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.