BBC 100 Women 2017: Quem está na lista? 

Nora Rónai (nadadora)
Nora Rónai (nadadora)

Nove mulheres influentes do Brasil – Adriana Behar, Nora Ronai, Beatriz Vaz e Silva, Maira Liguori, MC Soffia, Claudianny Drika, Fernanda Nunes, Ana Luiza Andrade e  Luiza Travassos, integram a lista inicial do BBC 100 Women Challenge

Projeto é uma iniciativa da rede britânica para homenagear mulheres inspiradoras de todo mundo

Em outubro, no Rio de Janeiro, o projeto vai debater o sexismo no esporte

 

A BBC revelou a lista inicial com as mulheres que integram BBC 100 Women 2017, iniciativa criada pela rede britânica, em 2013, para homenagear mulheres inspiradoras de todo mundo. 

Na edição 2017, nove representantes do Brasil estão na lista, incluindo a ex-jogadora de vôlei de praia e medalhista olímpica Adriana Behar; a nadadora e atleta de 93 anos Nora Ronai, vencedora de seis medalhas de ouro de natação no Masters World Championships em Montreal, Canadá (2014); a jogadora de futebol Beatriz Vaz e Silva, que fez parte da seleção brasileira de futebol por quatro anos; a jovem rapper de 13 anos MC Soffia, que tem cantado sobre o empoderamento das garotas negras desde os seis anos de idade; a remadora olímpica Fernanda Nunes; a treinadora de futebol Claudianny Drika, que trabalha com jovens de uma comunidade carente no Rio; a estudante de 12 anos Ana Luiza Santos de Andrade, que defende igualdade para meninos e meninas no futebol;  a estudante de 13 anos Luiza Travassos, que conta sua dia a dia como jogadora feminina de futebol nas redes sociais; e a diretora da ONG Think Olga Maira Liguori, dedicada a capacitar as mulheres compartilhando informações.

O projeto 100 Women está reunindo grupos de mulheres pelo mundo para discutir problemas do dia a dia que prejudicam as vidas femininas. De 02 até hoje, 06 de outubro, no Vale do Silício (Estados Unidos), um grupo abordará as barreiras invisíveis para as mulheres. De 9 a 13 de outubro, em Nova Delhi (Índia), um time irá examinar o analfabetismo feminino. De 16 a 20 de outubro, em Londres (Inglaterra) e Nairobi (Quênia), o tema é a segurança em transporte público. Encerrando, de 23 a 27 de outubro, no Rio de Janeiro (Brasil), as mulheres no Rio discutirão sexismo nos esportes. 

Como a participação do público é fundamental, outras mulheres inspiradoras podem ser incluídas. As equipes do projeto querem ouvir as mulheres afetadas por problemas e saber quais soluções foram testadas. Telespectadores e ouvintes podem colaborar na mídia social em @BBC100Women e #100Women, ou enviar mensagem para o perfil da BBC Brasil no Facebook com a sua ideia ou sugestão de mulher inspiradora ou inovadora.  

Veja abaixo alguns destaques:

  • A astronauta Peggy Whitson(57) – Tendo feito três viagens para a Estação Espacial Internacional, Peggy passou mais tempo no espaço do que qualquer outro astronauta dos Estados Unidos.
  • A Presidente do Chile Michelle Bachelet (65) – A primeira mulher a ocupar o cargo na história de seu país.
  • A Presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf (78) – A 24ª e atual Presidente da Libéria desde 2006 e a primeira mulher eleita chefe de estado na África.
  • A dançarina trans, estrela de TV e empresária Jin Xing (50) – Conhecida como a resposta da China para a Oprah Winfrey, Jing Xing foi a primeira mulher transgênero chinesa a receber aprovação do governo para sua redesignação de gênero.
  • A Jogadora de futebol Steph Houghton (29) – Capitã do Manchester City FC e do time de futebol feminino da Inglaterra.
  • A psicóloga social de Harvard e autora de sucesso Amy Cuddy (45) – conhecida por sua pesquisa sobre linguagem corporal, ela apresentou a mais assistida palestra TED de todos os tempos.
  • A política e empreendedora Susi Pudjiastruti (52) – Empresária bem-sucedida, Susi também é a Ministra para Assuntos Marítimos e Pesqueiros da Indonésia.

As personagens do Brasil serão foco de reportagens e programas especiais exibidos pela BBC em seus serviços de notícias internacionais, incluindo o canal de televisão BBC World News (também presente no Brasil) e o BBC World Service, que distribui notícias em 28 idiomas, incluindo o site da BBC Brasil no www.bbc.com/portuguese

 

A lista das 60 mulheres pode ser visualizada em: www.bbc.com/news/world-41380265

Notas para Editores
O BBC 100 Women foi criado em 2013 como uma série anual focada numa lista de 100 mulheres inspiradoras. A lista foi apoiada por notícias, filmes, investigações e entrevistas destacando o trabalho dessas mulheres direcionados para o público feminino. Em 2016, o site 100 Women atingiu 30 milhões de acessos em três semanas e foi agraciado com o prêmio Gracie, Alliance for Women in Media. O projeto também foi finalista do prêmio US Peabody 2017, e também recolheu muitos outros elogios.

A BBC atrai uma audiência global semanal de 346 milhões de pessoas para seus serviços de notícias internacionais, incluindo o BBC World Service, o canal de televisão BBC World News e o sitebbc.com/news.

A BBC World Service divulga conteúdo de notícias ao redor do mundo em inglês e em 28 outros idiomas, no rádio, TV e plataforma digital, alcançando uma audiência semanal de 269 milhões. Como parte da BBC World Service, a BBC Learning English ensina a língua inglesa para audiências globais. Para mais informações, visite o site bbc.com/worldservice

BBC World News e BBC.com, plataformas internacionais de notícias em inglês 24 horas, financiadas comercialmente pela BBC, são de propriedade e operadas pela BBC Global News Ltd.. O canal de televisão BBC World News está disponível em mais de 200 países e territórios do mundo, em mais de 433 milhões de residências e em 3 milhões de quartos de hotel. O conteúdo do canal também está disponível em 178 cruzeiros marítimos, 53 linhas aéreas, incluindo 13 distribuindo o canal ao vivo em voo, e em 23 redes de telefonia móvel.  O site BBC.com oferece notícias internacionais atualizadas, análises detalhadas e filmes, incluindo BBC Capital, BBC Culture, BBC Future e BBC Travel para PCs, tablets, e celulares para mais de 95 milhões de navegadores únicos a cada mês.

A BBC Advertising, subdivisão da BBC Worldwide, vende soluções de publicidade e de patrocínio por parte do portfólio comercial da BBC Worldwide para plataformas mundiais de televisão, online e móvel.