BASE traz, ao Rio, conceito inovador de conscientização sobre como alimentar corpo e alma

Evento de saúde integrada acontece entre os dias 22 e 25 de março, na casa anexa à Casa Rosa, na Gávea

Em uma sociedade cada vez mais acelerada, cresce o número de pessoas que buscam o equilíbrio, considerado a chave para uma vida mais feliz. Mas, para que ele seja alcançado, não existe uma receita mágica, é necessário um conjunto de fatores. Pensando nisso, as amigas Agatha Abrahao, Karen Matesco, Luciana Grodetzky e Manoela Balthazar criaram a BASE, evento que acontece entre os dias 22 e 25 de março, das 13h às 21hs, na casa anexa à Casa Rosa, na Gávea.

O encontro tem entrada gratuita e propõe despertar uma autoanálise quanto à forma com que cada indivíduo vem nutrindo seu corpo e alma, baseado nos quatro pilares que dão nome à proposta: bem-estar, alimentação, saúde e espiritualidade. Ao todo, mais de dez temas ligados a esses conceitos vão ser debatidos, entre oficinas, shots de palestras e talkshows.

O público também vai poder conferir shows ao vivo e stands de pequenos e médios produtores e empreendedores de negócios voltados à saúde e ao bem-estar, sejam eles ligados à alimentação, comercialização de produtos artesanais e sustentáveis, horticultura, floricultura, atividades físicas ou relaxamento físico e mental.

O coletivo recebe o apoio da feira Carandaí 25, uma plataforma colaborativa que incentiva o pequeno produtor de Moda e possui os mesmos valores da BASE, focados na cooperação, consciência e respeito ao meio-ambiente e à sociedade. Além disso, a Carandaí 25 ainda divide o espaço com o evento, compartilhando uma entrada conjunta pela Rua Marquês de São Vicente, na Gávea.

“Desejamos estimular a conexão entre pessoas, ideias e valores, identificando possíveis sinergias entre os produtores participantes, além de encorajá-los. Também queremos disponibilizar produtos de qualidade para a sociedade, trazendo consciência quanto à origem, processo de produção e composição de alimentos e objetos que estamos consumindo de forma automática, sem mensurar potenciais impactos ao meio ambiente e ao coletivo”, explica Karen Matesco.

A ideia do evento surgiu após Agatha, Karen, Luciana e Manoela se matricularem no curso da N.O.S. Escola, primeira escola de saúde integrada do Brasil que trabalha a perspectiva ampliada da alimentação. O curso propõe um exercício de autoanálise com o intuito de compreender “o que te faz bem” e foi criado pela chef de cozinha e health coach Anna Elisa Castro, escolhida como madrinha da BASE.

“A comida alimenta o físico, mas há diversas outras formas de se alimentar como um todo, com música, espiritualidade, atividade física e bons relacionamentos. Percebemos que existe uma mudança na concepção da sociedade em geral e que há uma demanda reprimida de (novos) expositores alinhados a essa tendência de consumo”, analisa Luciana Grodetzky.

Além de ser benéfico aos consumidores, o conceito do evento ajuda a empoderar uma rede de pequenos e médios empreendedores, que também geram empregos, como a grande indústria, e poluem menos. Sendo, portanto, uma alternativa sustentável para todo o planeta.

“Queremos atingir pessoas que, de certa forma, já estejam alinhadas com esse conceito mais integrativo, compreendendo a influência de suas escolhas alimentares sobre si e sobre o todo. Mas também desejamos impactar aquelas que ainda não despertaram para essa questão”, afirma Manoela Balthazar.

Como chegar ao evento?

Uma das melhores opções para chegar a BASE é o Metrô Rio, transporte oficial do evento. Para isso, o público tem que desembarcar nas estações Antero de Quental (Leblon) ou Botafogo e pegar o Metrô na Superfície, ônibus de integração que leva até a PUC-Rio, na Gávea. De lá, são apenas 10 minutos a pé até a BASE. Além de ser um meio de transporte rápido, o metrô é uma alternativa sustentável ao planeta, valor que a BASE acredita ser fundamental para um futuro melhor.

Agenda Cultural

22.03

14h00 – 14h30 – Dermatologia Natural com Dra. Grace Marzano

15h00 – 15h30 – Aulão Body Tech

16h00 – 16h30 – Yoga para Crianças com Talita Ianni

17h00 – Ativismo Quântico com Roberta Sertã

17h30 – Sound Healing com Carolyna Vaz

18h00 – Yoga com Yoga One

19h00 – Bailinho do Sócio

 

23.03

14h00 – 14h30 – Astrologia e Rede de Desejos com Mônica Guinle

15h00 – 15h30 – Aulão Body Tech

16h00 – Ayurveda com Isabela Castro

16h30 – Regeneração das Organizações pelas Relações com Alda Marina – Pares

17h00 – Saúde Financeira com Karen Matesco

17h30 – Gastronômia e o Descarte Consciente de Lixo Bruna Sena

18h00 – Meditação com Yoga One

19h00 – Bailinho do Sócio

 

24.03

14h00 – Meditação Yoga One

14h30 – Alimentando Famílias com Luciana Carvalho e Heloisa Sampaio

15h00 – 15h30 – Sobremesas Saudáveis Ingrit (Saudavelmente)

16h00 –  Distúrbio e Modismos Alimentares com Equipe Nutrindo Ideais

16h30 – Capitalismo Circular com Karen Matesco

17h00 – Benefícios Integrais da Corrida com Marcius (Runners)

17h30 – Odontologia Biológica com Karla Todeschini

18h00 – NOS Escola – Primeira escola de saúde integral do Brasil com Anna Elisa de Castro

19h00 – Karaokê do Sócio

 

25.03

14h00 – 14h30 – Produzindo Alimentos Orgânicos nas Grandes Cidades com Tomas Mendonça

15h00– Descobrindo o Mundo do Café com Edgar do Café Bustamente

15h30 – Gestão de Tempo e Produtividade com Lara Toledo

16h00 – Receitas Criativas: Abobrinha com Juliana e Thiago

16h30 – Então – Uma Jornada para os Enta com Agatha Abrahão e Alda Marina

17h00 – Yoga, Respiração e Meditação com Instituto Hermógenes

17h30 – Chocolaterapia com Miriam Rocha

18h00 – Vinhos Veganos, Orgânicos e Biodinâmicos com Ana Paula da Divino Vinhos

19h00 – Smigol e Bailinho do Sócio

Serviço:
De 22 a 25 de março, com entrada gratuita.
O evento vai ser realizado na casa anexa à Casa Rosa, situada à Rua Marques de São Vicente, 298, na Gávea.  A entrada vai ser conjunta com a feira Carandaí 25, pela Rua Marquês de São Vicente, 268.
Para ser um expositor, se inscreva pelo e-mail: contato@coletivobase.com 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.