Bar do Jão é eleito campeão nacional do Comida di Buteco 2017

Comida di Buteco São Paulo - Bar do Jão - Bacalhau da Dona Arminda - foto Divulgação
Comida di Buteco São Paulo - Bar do Jão - Bacalhau da Dona Arminda - foto Divulgação

O Bar do Jão, de São Paulo, foi eleito campeão nacional do Comida di Buteco 2017. O bar paulistano, comandado por Alexandre Alves Nunes, ganhou com o petisco Bacalhau da Dona Arminda (lombo de bacalhau desfiado com quinoa, linhaça, cebola roxa, tomate e azeitona preta, servido em rodelas de pães regados com azeite de ervas e temperos especiais). No evento, realizado na noite desta terça (11), no Solar do Centro de Convenções SulAmérica, foram anunciados também o segundo e terceiro lugares: Bar do David, do Rio de Janeiro; e Bar Chopp Tuim, de Porto Alegre, respectivamente.

OS CAMPEÕES

1º Lugar – Bar do Jão
O Bar do Jão foi fundado em 1994 e está na segunda geração de administração familiar. Participou pela segunda vez do Comida di Buteco com o Bacalhau da Dona Arminda. Segundo Alexandre, dono do bar, “é uma homenagem à Dona Arminda e ao Senhor Carolino, casal português que meu pai conheceu em 1962, ao chegar ao Brasil. Esse casal ajudou muito meu pai, João, até que ele se estabelecesse na cidade de São Paulo. Como meu pai adorava bacalhau, Dona Arminda sempre fazia esse petisco. Daí veio a inspiração. Fizemos algumas adaptações sem alterar as características originais”.

Serviço: R. Antônio Lôbo, 33 – Penha de Franca – São Paulo/SP | Telefone: (11) 2941-8373

Petisco: Bacalhau da Dona Arminda – Lombo de bacalhau desfiado com quinoa, linhaça, cebola roxa, tomate e azeitona preta, servido em rodelas de pães regados com azeite de ervas e temperos especiais.

Comida di Buteco - Rio de Janeiro - Bar do David - Saudosa Maloca - foto: Reynaldo Peixoto
Comida di Buteco – Rio de Janeiro – Bar do David – Saudosa Maloca – foto: Reynaldo Peixoto

2º Lugar – Bar do David
O Bar do David, aberto desde 2010 e participante do Comida di Buteco desde 2011, representa muito bem o que é o concurso: de uma birosquinha na favela, hoje é um buteco que se tornou uma atração turística e que aparece nos guias do mundo todo. Comandado por David Bispo, o boteco foi o 1º eleito como o Melhor Buteco do Brasil em 2016 e, em 2017, disputou o título mais uma vez.

Serviço: Ladeira Ari Barroso, 66 lj 3, Chapéu Mangueira – Leme/RJ | Telefone: (21) 2542-4713

Petisco: Saudosa Maloca – Bolinhos de milho com queijo recheados com carne seca ao molho de azeitonas.

 Porto Alegre -Tuim - Navegar É Preciso - foto: Mariana Fontoura
Porto Alegre -Tuim – Navegar É Preciso – foto: Mariana Fontoura

3º Lugar – Bar Chopp Tuim
Bicampeão do concurso em Porto Alegre, o Bar Chopp Tuim é um dos butecos mais tradicionais da cidade. Localizado no centro histórico, reduto de jornalistas e boêmios que se reúnem em volta do balcão para comerem os famosos petiscos, tomarem uma cerveja gelada e colocar o papo em dia. Já está na terceira geração da família e, hoje, André Ervalho é quem comanda a cozinha e o salão desse ícone da cidade. Uma curiosidade é que o nome Tuim tem duas versões, ambas falam sobre o menor pássaro da América Latina, que leva esse nome. A primeira é por ele ser um pássaro pequeno e o bar também ser pequeno, o bar era um Tuim. Já outros clientes contam que o pássaro Tuim não toma água, apenas líquidos oriundos de plantas e frutos e claro, os clientes assíduos também não tomam água, apenas cerveja. 

Serviço: R. General Câmara, 333, Centro Histórico – Porto Alegre/RS | Telefone: (51) 3085-8851

Petisco: Navegar é Preciso – Bacalhau às natas com lula defumada, gratinado com torradinhas e parmesão.