Azumi oferece tradicional menu japonês para atrair boa sorte para o Ano Novo

Menu Osechi Ryorui será servido nos primeiros dias de 2017 e promete trazer bons presságios aos comensais

Osechi Ryouri (foto: Divulgação Rio Art Com Comunicação)
Osechi Ryouri (foto: Divulgação Rio Art Com Comunicação)

Comandado pela família Ohara, o Azumi soma 27 anos sendo um pedacinho do Japão em terras brasileiras. Isao Ohara, o patriarca do clã, faz questão de manter as raízes e tradições de seu país e, com a ajuda de sua esposa e filhos, oferece aos brasileiros o que há de melhor na cultura e gastronomia japonesa. Uma dessas tradições é o menu japonês Osechi Ryouri, parte da milenar cultura popular japonesa, que é conhecido por trazer sorte e bons presságios para o Ano Novo. 

O Osechi Ryouri é um antigo costume de Ano Novo criado nas regiões agrícolas do Japão. Como no país os três primeiros dias do ano são sagrados e ninguém pode realizar qualquer trabalho, as donas de casa preparavam com antecedência grandes quantidades de comida para serem consumidas nesse período. Os ingredientes usados no menu tinham grande significado e são conhecidos até hoje por trazer prosperidade para o ano seguinte. 

Booking.com

Pensando em resgatar essa tradição japonesa e apresentá-la ao povo brasileiro, o Azumi criou sua versão do Osechi Ryouri, que é praticado na família Ohara há muitas gerações.  Servido a partir do dia 02 de janeiro, o menu da sorte é feito com muitos ingredientes importados do Japão, para seguir a cultura milenar à risca. O Osechi é preparado com alimentos que simbolizam desejos de dias melhores, incluindo o Kuromame (feijão preto), que representa saúde; o Kamaboko (massa de peixe nas cores vermelho e branco) para atrair sorte; o Kombu Maki (alga marinha) em busca de alegria; o Datemaki (omelete), cuja cor amarela remete ao luxo e ao brilho e instrução; o Kurikinton (doce de castanha portuguesa), que significa “bolinhas de ouro” e tem relação com a fortuna, Tazurikuri (filhote de peixe), que significa prosperidade, Kazunoko (ova de arenque), representando a fertilidade; e o Ozouni (sopa com mochi, massa de arroz, peixe, kani e cebolinha), simbolizando renascimento junto ao ano que se inicia.

O menu com pelo menos sete itens custará R$ 100 e a quantidade de itens servidos irá depender da matéria prima disponível. O menu será servido enquanto durarem os estoques. 

SERVIÇO:

AZUMI
Rua Ministro Viveiros de Castro, 127 – Copacabana 
Telefones 2541-4294/2295-1098
Horário de funcionamento: Almoço, todos os dias de 12h às 15h. Segunda à domingo de 19h a meia noite. Sexta e sábado fecha 01h.
Cartões de crédito e débito: Todos

Booking.com